Estou com o modelo X510UR-BQ167T há 10 dias.
Logo que ele chegou já instalei o SSD de 275GB da Crucial e mais um pente de memória de 8GB da mesma marca pra fazer um dual channel.
Nem bootei o Windows que veio instalado. Preferi fazer a instalação limpa do Windows 10 na versão 1803.
A instalação foi feita na versão Home, devido a chave que veio gravada na BIOS, mas foi fácil alterar a chave e fazer o upgrade para a versão Education (que é a que eu tenho a chave original).
Instalei também em dual boot o Linux Deepin e ambos os sistemas sobem muito rapidamente. Me surpreendi com a velocidade do boot.
Removi o HD de 1TB para diminuir o peso e eventualmente economizar alguma energia, com objetivo de aumentar um pouco a autonomia da bateria. Não sei se é uma estratégia válida, mas no meu último teste com uso moderado (usando navegador e editor de texto) e no modo de economia de energia, em 3h de uso a bateria não tinha caído nem para os 75% de carga. Mantida a proporção, seriam 12h de autonomia no modo economia com uso moderado (muito satisfatório para mim).
Precisei comprar um adaptador USB-C para RJ45 para utilizar na rede do trabalho e a porta tem funcionado muito bem também.
Falando em portas, achei que as portas USB (2.0 e 3.0) são bem justas/estreitas, tendo que fazer um certo esforço para colocar e remover os dispositivos. Um pouco mais estreitas e o encaixe não seria feito. Deve ter sido minimamente calculado para fazer o notebook o mais fino possível.
A tela dispensa comentários. É simplesmente o que tem de melhor no notebook.
Agora vamos aos problemas...
Como já citado aqui por alguns, tive a sorte também de pegar um pequeno vazamento na tela (mas que não me incomoda).
Alguém também relatou e eu tive a mesma experiência de pressionar a área entre o touchpad e o teclado e perceber que algo que não estava encaixado acabou se encaixando. Depois disso o touchpad que parecia meio solto/frouxo ficou mais firme.
Ainda sobre o touchpad, mesmo sendo muito preciso e confortável de usar, também tenho percebido o problema do travamento. Ele dá umas engasgadas de vez em quando que incomodam muito. Isso ocorre tanto no Windows 10 quanto no Linux.
Sobre o teclado, a única coisa que me incomoda é aquela tecla Fn que fica do lado direito. Sempre confundo a tecla de navegação direita com ele, pois geralmente é assim nos notebooks sem teclado numérico. Bem que podiam ter colocado ela ao lado direto do CTRL direito, não é?
O logo espelhado da ASUS que fica na tampa também está com uma pequena ponta levantada e que devido a isso, ao limpar a tampa com uma flanela, alguns fios da flanela ficam presos no logo.
Enfim, no geral estou gostando bastante do notebook, ainda mais pelo preço que peguei ele (R$ 2.330,00) e que com os upgrades ficou por R$ 3.200,00.
Para um notebook com i7 7gen, 16GB de RAM, SSD e tela Full HD, considero um preço ótimo. To bem satisfeito.