Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ArthurFrancisco12

Membro Júnior
  • Posts

    13
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Obrigado a todos pelos comentários. Respondendo os comentários e perguntas: Sérgio, gostei muito da sua ideia com os capacitores. Também pensei em adicionar um varistor em paralelo. O capacitor de 100 kV já temos no laboratório. É um capacitor de 100 pF, parecido com o dessa figura (o elemento da direita). Ele tem pequena capacitância / alta impedância, é fisicamente grande (da ordem de uns 50 cm de comprimento) e tem um isolamento adequado para suportar a tensão máxima na saída do transformador (à esquerda). Como foi comentado, o terminal de baixo é aterrado, e o circuito para medição fica todo em baixa tensão (menos de 50 V, para os valores dos capacitores de baixa tensão que eu defini).
  2. @Mestre88 Boa tarde, pessoal. Sou aluno em um laboratório de alta tensão e estou projetando um novo voltímetro para a saída de um transformador de tensão variável 0 - 100 kV. O voltímetro se baseia em um divisor capacitivo com um capacitor de alta tensão C1 e o capacitor C2, que pode assumir 3 valores para diferentes escalas de medição: 20, 50 e 100 kV (ver figura anexa). A chave é utilizada para mudar o capacitor C2 utilizado. Normalmente, a escala deve ser selecionada antes de se ligar o transformador. Nesse caso não há problema algum. Caso, entretanto, algum desavisado modifique a escala (comutando a chave) já com tensão aplicada, uma alta tensão será aplicada na chave porque o circuito ficaria momentaneamente "em aberto" na parte de baixa tensão do divisor capacitivo. Isso pode danificar a chave e os componentes do voltímetro. Então, prevendo o pior caso, eu preciso garantir o chaveamento que tentei explicar antes, em que sempre haverá pelo menos um capacitor C2 conectado em qualquer instante, e o contato não fique em aberto durante o chaveamento.
  3. Para um projeto que estou fazendo, preciso de uma chave com três posições. Entretanto, durante a comutação, ela não pode ficar em aberto quando for comutar de um polo para outro. Por exemplo, para comutar do polo 1 para o 2, ela deve primeiro conectar no 2 sem sair do 1 e, só depois, desconectar do 1, ficando apenas no 2. Vocês sabem o nome desse tipo de chave? Já li algo sobre isso em um livro, mas não lembro de detalhes.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!