Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luis Fillipe

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. algoritmo "semnome" // Função : // Autor : // Data : 02/07/2018 // Seção de Declarações var polt: vetor [1..48] de real polts: vetor [1..48] de inteiro canc, menu, pol: inteiro i, j, m, cont, Tot, Totg: inteiro resp, respc: literal inicio Totg <- 870 para i de 1 ate 48 faca polt[i] <- i fimpara menu <- 0 enquanto menu <> 5 faca limpatela escreval() escreval(" ******* Bem vindo a Lios Ayrline ******* ") escreval(" **************************************** ") escreval() escreval(" ESCOLHA UMA OPÇÃO PARA INICIAR ") escreval("****[1] - Mostrar o mapa de poltronas*******") escreval("****[2] - Comprar passagens*****************") escreval("****[3] - Trocar passagens******************") escreval("****[4] - Cancelar passagem*****************") escreval("****[5] - Finalizar*************************") escreval(" **************************************** ") escreval() escreva ("DIGITE UMA OPÇÃO PARA CONTINUAR -> ") leia(menu) limpatela // MENU 1 -> MOSTRAR A TELA se menu = 1 então cont <- 1 // MOLDANDO A TELA DE MOSTRAR MAPAS DE POLTRONAS escreval("**** Opção: Mostrar o mapa de poltronas *******") escreval("**** -> Poltronas <- *******") para j de 1 ate 12 faca escreval ("**** ", polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, polt[cont+2]:3," ", polt[cont+3]:3," *******") cont <- cont+4 fimpara // MOLD TERMINADO E INICIANDO TELAS DE OBS E OPÇÕES escreval() escreval("**** -> OBS:Com numeros estão vazias <-*******") escreval("**** -> OBS:Com zero estão vendidas <-*******") //TELA DE OPÇÕES escreval() escreval("Para escolher a sua poltrona aperte [2] ") escreval("Para voltar ao menu inicial aperte [6] ") escreva("Digite a sua opção - > ") leia(menu) // MENU 2 LIMPA A PLANILHA E ENTRA NA OPÇÃO 2 LOGO ABAIXO se menu = 2 então fimse fimse Limpatela Escreval ( ) // MENU 2 -> COMPRAR PASSAGEM// se menu = 2 então cont <- 1 escreval("**** Opção: Comprar passagem *******") escreval("**** -> Poltronas <- *******") para j de 1 ate 12 faca escreval ("**** ", polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, polt[cont+2]:3," ", polt[cont+3]:3," *******") cont <- cont+4 fimpara // DEPOIS DE APRESENTADO O MAPA DE POLTRONAS, TA NA HORA DE ESCOLHER A DESEJADA // escreval( ) escreva ("Qual poltrona você deseja escolher -> ") leia (i) // CASO A POLTRONA ESTEJA DIFERENTE DE 0 (OCUPADA), APARECE A MENSAGEM E A CONFIRMAÇÃO DE RESERVA se polt[i] <> 0 então escreval (" -> Poltrona livre. Deseja Adquirir? " ) escreval() escreval( "Para Sim -> aperte [s] | Para Não -> aperte [n]") escreva( "Digite a opção desejada -> ") leia(resp) se resp = "s" então polt[i] <- 0 polts[i] <- i escreval ("Poltrona", i , " selocionada com sucesso") escreval ("--------------------------------------") // APRESENTA NOVAMENTE O MENU PERGUNTANDO SE DESEJA FINALIZAR TUDO OU SO DESEJA RETORNAR AO MENU PRINCIPAL escreval ("Para finalizar a sua compra digite [5}") escreval ("Para ir ao menu principal e realizar qualquer outra operação aperte [6]") escreval ( ) escreva ("Digite sua opção -> ") leia(menu) fimse // SE A POLTRONA TIVER O '0'(OCUPADA), APARECE A MENSAFEM E DA A OPÇÃO DE VOLTAR PRO MENU PRA REFAZERA A OPERAÇÃO) senao se polt[i] = 0 então escreval ("Desculpe! A poltrona ja esta ocupada. Volte ao menu apertando a tela [6]") leia (menu) fimse fimse fimse // MENU 3 -> TROCANDO PASSAGEM se menu = 3 então cont <- 1 escreval("**** Opção: Trocar passagem *******") escreval("**** -> Poltronas <- *******") para j de 1 ate 12 faca escreval ("**** ", polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, polt[cont+2]:3," ", polt[cont+3]:3," *******") cont <- cont+4 fimpara //se polt[i] <> 0 então escreval(" Qual a poltrona que você deseja trocar? ") escreva (" Digite o número da sua poltrona -> ") leia(i) polt[i] <- i polts[i] <- 0 escreval() escreval (" POLTRONAS COM O NÚMERO 0 JÁ ESTÃO OCUPADAS") escreva (" Qual poltrona você deseja? -> ") leia(i) se polt[i] = 0 então escreval ("***** Desculpe! Poltrona já ocupada *****") timer(4000) timer(0) limpatela() senao se polt[i] <> 0 então polt[i] <- 0 polts[i] <- i fimse escreval() escreval(" ***** Troca realizada com sucesso! ***** ") escreval() escreval() timer(1500) timer(0) limpatela() escreval("Para fazer uma nova compra ou retornar ao menu principal digite [6]") escreval("Para finalizar a sua compra digite [5]") escreva ("Digite a opção desejada -> ") leia (menu) escreval fimse fimse //MENU 4 -> cancelar passagem se menu = 4 então cont <- 1 escreval("**** Opção: Cancelar passagem *******") escreval("**** -> Poltronas <- *******") para j de 1 ate 12 faca escreval ("**** ", polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, polt[cont+2]:3," ", polt[cont+3]:3," *******") cont <- cont+4 fimpara escreval() escreval ("Qual a poltrona que você deseja cancelar? ") escreva ("Digite o numéro da poltrona -> ") leia(i) se (i <> 0) então polt[i] <- i polts [i] <- 0 escreval ("Passagem cancelada com sucesso!") escreva (" Retorne ao menu principal digitando [6] -> ") leia (menu) fimse fimse //menu 5 vai finalizar e contar quanto foi gasto se menu = 5 então escreval() escreval ("Deseja finalizar sua compra?") escreval ("Para Sim -> aperte [s] | Para Não -> aperte [n]") escreva ("Digite a sua opção -> ") leia(respc) se (respc = "s") então escreva() para i de 1 ate 48 faca se (polts[i] <> 0 ) então Tot <- Tot + 1 timer(1000) timer(0) limpatela() fimse fimpara senao se (respc= "n") então menu <- 6 timer(1500) timer(0) limpatela() fimse fimse fimse fimenquanto // dando o total pago) escreval("---") escreval("Total de passagem: ", Tot) escreval("Valor total das passagens foi:" , " R$ ", Tot * Totg:4:2) escreval("----") escreval("Desejamos a você uma otima viagem!") Eu preciso que nesse código, ao reservar uma cadeira o mapa apareça "--" invés de 0. E preciso que ao trocar essa cadeira por outra, volte a numeração da cadeira na ordem correta e o "--" vá para a outra. O que acontece agora é que aparece um zero quando reservo, "0", e quando troco o zero realmente vai pra outra poltrona, mas a que estava antes não fia na numeração correta. Na que estava antes fica o número 1
  2. @devair1010 , na verdade eu estou tentando fazer este código O código seria em matriz, no visualg. Preciso de uma matriz com 15 números. Seria 5x3 Precisa conter os números de 1 a 15 Preciso que sejam inseridos os comandos: 1 -> Mostrar assentos 2 -> Comprar assento (tem que aparecer um menu pedindo pra ele confirmar compra, quando confirmar, o assento em questão deve aparecer isto "----") A pessoa não pode comprar o mesmo assento e ao tentar, deve aparecer: ERRO! A poltrona já foi reservada 3-> Trocar assento (Quando ela trocar, deve desaparecer o --- da poltrona antiga e aparecer o --- na poltrona nova. Não podendo trocar por uma poltrona ja ocupada) 4-> Cancelar assento (Ao cancelar o assento, deve sair o --- das poltronas) 5 -> Sair (A pessoa só pode sair quando digitar 5 ou quando se criar um menu perguntando: Algo mais? Se a resposta for não, saia. Preciso que no final desse algoritmo ele me de o valor de assentos que a pessoa comprou. Cada passagem custa R$875,00 Faz parte de um desafio a qual o cara que esta ensinando pede isto. Ai tenho chegado no máximo ao que fiz ai Consegue me ajudar nesse código?
  3. Galera, estou precisando de uma ajuda com o código que estou desenvolvendo # Preciso que o código abaixo que quando alguém digite um número diferente de 16, que ele escreva a seguinte resposta: Não temos esta poltrona. E preciso que logo depois que escreva isso: escolha uma opção valida. E reapresente o mapa com as opções. # Preciso de um menu que faça a troca de passagens também. Observação: ele tem que trocar a passagem escolhida por uma não escolhida da preferência do cliente # Preciso que em cada opção ele repita o mapa, sem as opções. var polt : vetor [1..16] de real menu : inteiro i, j, cont : inteiro inicio para i de 1 ate 16 faca polt <- i fimpara menu <- 0 enquanto menu <> 3 faca escreval ("Escolha:") escreval (" 1 - Mapa de Poltronas") escreval (" 2 - Venda de Passagens") escreval (" 3 - Sair") leia (menu) limpatela se menu = 1 então cont <- 1 para j de 1 ate 4 faca escreval (polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, " ", polt[cont+2]:3, " ", polt[cont+3]:3) cont <- cont+4 fimpara senao se menu = 2 então escreva ("Qual a poltrona? ") leia (i) se polt = 0 então escreval ("Desculpe. Poltrona indisponivel. Verifique as disponiveis abaixo:") cont <- 1 para j de 1 ate 4 faca escreval (polt[cont]:3, " ", polt[cont+1]:3, " ", polt[cont+2]:3, " ", polt[cont+3]:3) cont <- cont+4 fimpara senao polt <- 0 escreval ("Poltrona ", i, " vendida") fimse senao escreval ("Escolha uma opcao valida!!! ") fimse fimse fimenquanto fimalgoritmo
  4. Galera, preciso que me ajudem a desenvolver um código que ja testei o dia todo. O código seria em matriz, no visualg. Preciso de uma matriz com 15 números. Seria 5x3 Precisa conter os números de 1 a 15 Preciso que sejam inseridos os comandos: 1 -> Mostrar assentos 2 -> Comprar assento (tem que aparecer um menu pedindo pra ele confirmar compra, quando confirmar, o assento em questão deve aparecer isto ----) A pessoa não pode comprar o mesmo assento e ao tentar, deve aparecer: ERRO! A poltrona já foi reservada 3-> Trocar assento (Quando ela trocar, deve desaparecer o --- da poltrona antiga e aparecer o --- na poltrona nova. Não podendo trocar por uma poltrona ja ocupada) 4-> Cancelar assento (Ao cancelar o assento, deve sair o --- das poltronas) 5 -> Sair (A pessoa so pode sair quando digitar 5 ou quando se criar um menu perguntando: Algo mais? Se a resposta for não, saia. Preciso que no final desse algoritmo ele me de o valor de assentos que a pessoa comprou. Cada passagem custa R$875,00

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!