
Camargo Bruno
Membro Pleno-
Posts
26 -
Cadastrado em
-
Última visita
Tipo de conteúdo
Artigos
Selos
Livros
Cursos
Análises
Fórum
Tudo que Camargo Bruno postou
-
Mas enquanto você não comprar um SSD e instalar os Windows e programas nele, você nunca vai sentir o real potencial do conjunto de hardware desse modelo, já que o HD é um grande gargalo do sistema e subutiliza os demais componentes. Usar esse notebook sem SSD é a mesma coisa que comprar um notebook de mil reais.
-
Bom, como sempre usei SSD, não sei até que ponto esse gargalo que você está tendo seria "normal" do HD, já que os HD costumam ser muito lentos mesmo, ou algum problema de instalação do Windows, drivers desatualizados ou hardware. Não sei como ajudar, já que nunca rodei o SO no HD desse notebook.
-
Tem certeza que não são as atualizações normais do Windows? Assista os vídeos que compartilhei neste mesmo tópico no comentário #49, página 2.
-
Habilitado já está mesmo. O sistema de segurança da UEFI impede propositalmente o reconhecimento do SSD. É por isso que primeiramente o que tem que ser feito é desabilitar o Secure Boot Control, optando por Disabled. Estão você vai salvar as configurações e entrar novamente na BIOS. Então na aba Boot vai aparecer uma nova opção que antes não tinha como alterar, que é o CSM Support. Você irá ativa-lo optando por Enabled e novamente irá salvar as configurações e entrar novamente na BIOS. Acredito que após esses passos vai aparecer o SSD no Boot Option Priorities. OBS 1: Sempre que fazer qualquer uma dessas modificações, é necessário salvar as configurações, porque as alterações somente são de fato realizadas após reiniciar o sistema. OBS 2: Não adianta "forçar" a instalação do Windows ou remover o HD e deixar somente o SSD. A única coisa que irá acontecer se remover o HD será que o disco irá sumir do Boot Options Priorities. O que precisa ser feito é colocar o SSD na primeira opção da lista de prioridade de Boot, somente assim dará certo.
-
Você tem que ir na aba Security e na última opção clicar em Secure Boot e desativar o Secure Boot Control, optando por Disabled. Feito isso você dá F10, ou seja, salva as configurações, e entra na Bios novamente. Eu não lembro se após fazer apenas isso já vai aparecer o SSD na lista de prioridade de Boot ou se tem ainda um segundo passo, onde uma nova opção aparece somente depois desse procedimento. Testa aí e nos fale.
-
O Windows 10 de 64 bits ocupa em média 20 GB de espaço.
-
Comprei o WD Green de 120 GB. Pelo menos para o meu uso simples (trabalho e internet) 120 GB foi suficiente para instalar o Windows e todos os Programas com MUITA sobra (75 GB livres kkkkk). Arquivos pesados como mídias em geral, é possível armazenar no HD de 1 TB. Não tem porque armazenar filmes, dentre outros arquivos do tipo, no SSD, senão para ocupar espaço desnecessariamente. Se não for realmente necessário mais de 120 GB, nos casos de por exemplo precisar muito espaço para instalar muitos programas profissionais de edição de fotos e vídeos, ou jogos, não aconselho, porque a diferença de preço é grande e não tem porque pagar por algo que não será usado. Vai depender do seu uso. Mas com certeza, para a grande maioria dos usuários comuns, 120 GB de SSD (em conjunto com um HD de 1 TB) dá e sobra.
-
Cara, para ser sincero, de fato qualquer dono desse modelo de notebook percebe que houve corte de gastos em sua construção, que é de um plástico fino, justamente para poder ter um bom conjunto hardware, uma tela excepcional que você não encontra facilmente em notebooks de outras marcas (que ao meu ver é o diferencial desse modelo), com exceção de notebooks muito mais caros, e tudo isso com um preço muito ok, o que coloca esse modelo como um dos melhores custo-benefício do mercado atualmente. Se você for procurar um notebook que não tenha nenhum "Tendão de Aquiles", com ótimo hardware, com a qualidade de tela que vem nesse modelo, bom material de construção, enfim, sem nenhum "contra", dificilmente você desembolsará menos de 4 mil reais, quem sabe, até acima de 5 mil reais. Mas por causa do material de plástico barato, você vai perceber que o teclado afunda um pouco quando você digita, nada demais ao meu ver. Quando for abrir e fechar a sua tampa, nunca segurar somente por uma ponta (um dos cantos), pois estará assim forçando a dobradiça somente de um lado. Segure sempre no meio, na altura da câmera de webcam, para distribuir igualmente a força entre as dobradiças de ambos os lados. Se você abrir a tela pegando por um dos lados, você vai perceber que a tampa não abre reta, ela enverga um pouco. Não sei se isso pode eventualmente quebrar a dobradiça, mas você vai aprender com o tempo a ter cuidado com ele. Tomando os cuidados mínimos, você nunca terá problema. Mas existe um benefício muito bom nesse plástico fino: esse modelo é extremamente leve para um notebook de 15,6 polegadas de tela. Muito confortável de carrega-lo. DICA: Quando for instalar o SSD, prestar atenção no tamanho do parafuso que for usar para prende-lo à placa-mãe. Tem que ser bem pequeno. Pode utilizar um dos parafusos pequenos que prende o HD, já que ele é preso com dois e não fará falta. Falo isso por uma ********** que eu fiz ao usar um parafuso um pouco maior. Estraguei um pouco a carcaça como pode ser visto na foto.
-
Fiz exatamente isso. Comprei esse modelo de notebook pelo aplicativo AME Digital e com o estorno de 10% do valor da compra deu para comprar o SSD. Só que o prazo para você receber o tal crédito é de 30 dias a partir da confirmação do pagamento e só ocorre nos últimos dias, precisa ter paciência.
-
Então, mas com a conexão M.2 você poderá manter seu HD de 1TB para alocar seu arquivos e mídias que ocupam mais espaço, resguardando o SSD apenas para o Windows e Programas, o que pelo menos no meu uso, 120GB é tranquilo. Esse espaço só não será suficiente se você quiser instalar jogos pesados e deixar tudo no SSD, nesse caso é pouco mesmo. Esse é um ponto importante a ser avaliado se realmente é necessário maior capacidade de armazenamento, tendo em vista que o preço praticamente dobrará. Agora, para o uso desse software, tem que pesquisar para saber se o investimento em um SSD mais caro seria justificado no uso prático. Pra mim, SATA III é tudo igual. Recomendo dar uma olhada no Link que publiquei aqui neste tópico no comentário #42, caso ainda não tenha visto, talvez te ajude na sua escolha.
-
Eu comprei o SSD M.2 WD Green de 120GB por R$ 240,00 e me atendeu perfeitamente. Você só vai sentir diferença entre os vários modelos de SSDs do tipo SATA III em usos muito específicos, como compactar/descompactar e fazer transferência de arquivos muito pesados com frequência ou utiliza programas profissionais de edição de vídeo ou similares. Agora, se você quer um SSD, assim como 99% dos usuários, apenas para acelerar o BOOT, abertura de programas ou jogos, deixar o sistema mais fluído como um todo, então qualquer um vai servir, portanto, escolha o mais barato. Para esses casos, a diferença vista em números de Benchmarks não se traduzem em diferença perceptível na prática do dia a dia, ressalvado os casos excepcionais elencados no início.
-
Pessoal, esse tópico é para discutir um assunto meio bobo, mas que achei interessante e curioso. Resolvi abrir esse tópico por não ter achado nada na internet que tratasse desse assunto. Afinal, faz sentido assistir vídeos em resoluções maiores que a da sua tela? Se agora a pouco alguém me dissesse que existe benefício visual em assistir vídeos no YouTube em uma resolução maior que sua tela comporta (exemplo: assistir um vídeo em resolução 4k em uma tela Full HD), eu diria que é pura viagem, pois não faz sentido adicionar mais pixels em um vídeo do que a sua tela é capaz de reproduzir, já que esta está limitada fisicamente a uma quantidade certa e invariável de pixels. Mas, meio que sem querer, com o objetivo de testar a velocidade da conexão com a internet, alternando a qualidade do vídeo de Full HD para 4K, tive a impressão que a qualidade de fato melhorou e isso me intrigou, pois tenho um Notebook com resolução da tela Full HD (Asus X510UR-BQ292T). Para tirar a prova se era apenas coisa da minha cabeça, resolvi pausar o vídeo em uma parte com bastante detalhes e fiquei alternando entre o Full HD e 4K. Para minha surpresa, a diferença foi expressiva. Segue abaixo o print que tirei para ilustrar o que estou falando (fiz o mesmo teste em momentos diferentes do vídeo, chegando ao mesmo resultado). Alguém saberia explicar com propriedade porque isso ocorre? Será que a qualidade 1080p no YouTube não é Full HD real? Essa diferença vai depender de cada vídeo no YouTube, podendo existir ou não? Em uma análise precoce, parece que na prática, mesmo tendo uma tela Full HD, é interessante assistir vídeos em resoluções maiores se a sua internet suportar, pois há melhora na qualidade do vídeo. Quem puder fazer o teste, conte aqui se também teve esse mesmo resultado.
-
Essa é a importância de pesquisar bem sobre o produto na internet antes de compra-lo, assistir reviews, ler artigos de sites especializados, dar uma olhada no site Reclameaqui.com, ainda mais se tem a intenção de fazer qualquer upgrade, pois já foi amplamente divulgado que, diferente dos 99% dos notebooks presentes no mercado, esse modelo da Asus vem com o slot M.2 invertido, ou seja, o SSD deve ser instalado com a parte com adesivo voltada para a placa-mãe e muitos outros já queimaram o SSD cometendo o mesmo engano que o seu. Eu, no seu lugar, não tentaria colocar o SSD de volta, pois provavelmente ele foi danificado de maneira irreversível e pode agravar o problema. Mas aqui no Fórum tem um tópico que trata exatamente sobre essa questão e inclusive pode já ter a resposta que você esta procurando, ou, se não tiver, poderão te ajudar melhor lá, pois é um assunto mais específico: Depois nos conte a resolução do problema. Boa sorte!
-
Correto quanto ao tamanho: DIMM ou SDRAM (4,5 a 5 cm) - Desktops. SODIMM (2,5 a 3 cm) - Notebooks. Esse modelo da Asus, X510UR-BQ292T, tem suporte para no máximo 16 GB de memória RAM, o que significa dizer que o notebook não vai reconhecer 24 GB de memória caso você instale um pente de 16 GB junto com a memória nativa. A melhor e/ou única opção de upgrade de memória RAM nesse modelo, na minha opinião, é adquirir mais um pente idêntico ao já instalado de fábrica, ficando com: 2 x 8 GB DDR4 de 2133 MHz (Dual Channel).
-
Apenas uma Observação Mas alguém se sentiu ofendido? Tem tópico especifico para quase tudo no fórum, e caso não tenha, é mais sensato abrir um novo do que discutir assuntos completamente estranhos ao originário. Outros usuários que podem vir aqui tirar dúvidas em busca de alguma informação vão ter dificuldades se em todos os tópicos do fórum tiver todos os tipos de assuntos sendo discutidos. A organização por tópicos acaba perdendo o sentido de existir. Não há problema nenhum tirar uma dúvida ou outra fora do contexto que surgir ao discutir o assunto principal, mas é mais uma questão de ordem mesmo e respeito ao usuário que abriu o tópico. fugir do contexto é considerado infração segundo as regras aqui do Fórum: "1. São consideradas infrações leves: 1.1 - Mensagens não relacionadas ao assunto do tópico (off-topic) e que não sejam ligadas à assuntos abrangidos pelas áreas do Fórum. 1.2 - Tópicos ou mensagens que se transformarem em bate papo/chat, isto é, o assunto desande para outro que não tenha nada a ver com a dúvida original. 2. São consideradas infrações médias: 2.3 - Mensagens que não contribuam com o andamento do tópico." Então se alguém quiser mostrar o desempenho de seu Hardware ou SSD, pode faze-lo sem problema algum, mas abra um tópico para fazer competição de Benchmark. Não duvido que tais tópicos já não existam, porque o que não falta é usuários entusiastas por números de benchmark, dispostos a gastar milhares de reais a mais para ter "o melhor", mesmo que isso não acrescente em nada em sua experiência de uso. Coloquei o melhor entre aspas porque o meu conceito de melhor não é ter o hardware mais caro do mercado e gastar o valor de um carro para tê-lo independente do objetivo de uso, mas sim, ter o hardware bom o suficiente para atender todas as minhas necessidades com uma margem segura, mantendo a maior quantia possível de dinheiro no bolso. Afinal, "quanto mais melhor" para quê, senão para atender as próprias necessidades? Você já opinou em sentido contrário e respeito isso. É pouco sensato, minha opinião, sem ofensas, mas cada um faz o que bem entender com o próprio dinheiro e segue cada um vivendo a sua vida. Se você é feliz comprando uma Nvidia Geforce GTX 1080 TI GDDR5X com 11GB da EVGA por R$ 7.000,00 para jogar campo minado ou o iMac Pro por R$ 97.676,00 "mesmo que seja apenas para navegar na Internet", tranquilo. Respondendo as suas Perguntas 1. SSD: Sim, tenho certeza. Esse modelo de notebook só é compatível com SSD do tipo SATA. Recomendo a compra de um SSD com conexão M.2 para não precisar substituir o seu HD. Todos os SSD M.2, por ser uma conexão nova, são SATA III (dentre os SATA's, claro); 2. Memória RAM: Quanto a memória, ele vem com um pente de 8 GB DDR4 de 2133 MHz, mas é compatível sim com 2400 MHz. Na prática, ter 16 GB DDR4 2133 MHz em Dual Channel de memória RAM, ou a mesma configuração com 2400 MHz não vai fazer diferença alguma. Afinal, com o Dual Channel, qual a diferença de barramento de 4266 MHz para 4800 MHz? Zero. Segundo o seu relato de uso, é como querer uma avenida com 20 pistas ao invés de 19 para andar de bicicleta. Além do mais, você não aproveitaria o pente de memória que já vem nele, e teria que comprar dois pentes de memória de 2400 MHz que são mais caros, para evitar possível incompatibilidade. Mesmo que não dê qualquer incompatibilidade em usar um par de memória com barramentos diferentes, a de 2400 MHz irá reduzir para 2133 MHz, porque o notebook irá trabalhar com a menor frequência, conforme um dos princípios gerais do Hardware: o desempenho do seu hardware é nivelado por baixo, ou seja, é o seu pior componente que dita o desempenho do conjunto. Mas é aquela questão né... dos entusiastas por números/benchmarks e do dinheiro que já tratamos. Vai de cada um. Só que se for para gastar R$ 1.000,00 em upgrade de memória RAM e SSD nesse notebook, era melhor ter comprado desde o início o Dell i15-7572-A30C, que também tem uma tela 15,6" Full HD IPS, mas que já vem nativo com: Memória RAM de 16 GB DDR4 2.400 MHz. HD 1TB + SSD 128GB. Placa Gráfica Nvidia Geforce MX150 GDDR5 4GB.
-
Também é a velocidade de leitura de um SSD parceiro, só que de uma tecnologia mais recente. Enquanto os SSDs do tipo SATA III fazem leitura sequencial teórica de até 600 MB/s, os SSDs do tipo PCIe 3.0 x4 NVMe podem fazer leitura sequencial teórica acima dos 600 MB/s, podendo chegar até 3.500 MB/s. Como exemplo desses novos SSDs: Samsung 970 PRO, Corsair MP500, Western Digital Black, dentre outros.
-
Acredito que todos os usuários, em algum momento, abrem várias guias do navegador simultaneamente e isso é um dos usos mais básicos. Já fiz isso diversas vezes para gerenciar o notebook e constatei as seguintes médias quando sem SSD: CPU: 6%. RAM: 50%. DISCO: 0%. Ou seja, em perfeito estado, sem gargalo algum. Constatei ainda que, mesmo com múltiplas guias do navegador abertas (mais de 10), a velocidade do clock do CPU opera por volta de 1,24 GHz. Isso ocorre porque o processador é incapaz de elevar o clock para 4,0 GHz por estar esquentando demais? Não. A resposta é que simplesmente não há a menor necessidade. Por que o CPU precisaria operar acima de 1,8 GHz para navegar na internet? Não faz nenhum sentido. 4,0 GHz para ler email? Vou nem comentar. Esqueci de mencionar outra hipótese que você me lembrou: Se o local onde você mora é muito quente, e/ou você usa o notebook em um ambiente quente, logicamente que seu notebook também vai esquentar mais que o normal e como medida de proteção de seus componentes, automaticamente ele vai diminuir a velocidade do clock do CPU, podendo resultar em lentidão. O mesmo vai ocorrer se o uso for muito intenso e o CPU esquentar, mas isso já mencionei anteriormente. Sim, estou com um notebook que atende perfeitamente as minhas necessidades com muita sobra e não tem porque me parabenizar por isso. Agora, se você não soube escolher um notebook que atenda as suas ou adquiriu uma unidade com defeito de fabricação, em nada o seu relato contribui com esse tópico.
-
Processador Intel Core i7-8550U (Quad-Core) de 8ª Geração (de 1.8 até 4.0 GHz) 8MB Cache + Memória RAM 8 GB DDR4 2133 MHz + SSD = Lento? Não abre email? Realmente houve muitas reclamações dos usuários de lentidão dos notebooks da Asus assim que ligaram o notebook, e muitos chegaram a fazer a devolução acreditando ser algum defeito do produto. O site Reclameaqui.com mesmo está repleto desse tipo de reclamação (print ao final). Acontece que muitos não sabem que assim que o notebook é ligado pela primeira vez o windows faz uma série de atualizações, o que chega a usar até 100% do Disco e deixa o notebook com lentidão. A duração dessas atualizações podem variar de acordo com a conexão de cada usuário e o tempo que deixa o notebook ligado, tendo relatos, inclusive nesse tópico, de ter demorado 1 semana. No meu caso, como tenho uma conexão razoável e deixei o notebook ligado até terminar todas as atualizações, elas acabaram em aproximadamente 24 horas. Mesmo fazendo a instalação limpa do windows 10 em um SSD, as atualizações vão acontecer. É preciso paciência: (1:14 até 2:10) (4:45 até 5:27) (5:27 até 6:07) Contudo, pode ser que o problema de lentidão não seja esse, apesar de corresponder a grande maioria dos relatos. Para isso pode ocorrer as seguintes situações: 1. O usuário está usando 100% da capacidade do CPU, Memória RAM ou Disco, ou algum desses componentes combinados. Com isso, até mesmo as ações mais básica, como abrir email, ficam lentas. Nesse caso, realmente, o usuário não comprou o notebook adequado para as suas necessidades (mais provável para quem faz uso de aplicações intensas). Lembrando que esse notebook não é para gamers ou profissionais que necessitem de um hardware mais robusto. Isso se vê logo pelo seu preço. É um notebook de escritório, apesar de ser possível jogar títulos recentes em configurações baixas ou moderadas; 2. Instalação de Drivers desatualizados ou inadequados após a instalação do Windows 10. Os Drivers são responsáveis por fazer a comunicação entre o Hardware e o Software, sendo certo que se não forem instalados conforme o modelo em questão, vai haver lentidão e outros diversos problemas (improvável para um usuário experiente e formado em informática); 3. De fato o usuário não teve sorte e adquiriu uma unidade com defeito de fabricação. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, com notebook de qualquer marca, comprado em qualquer lugar. Todos os eletrônicos fabricados em série possuem uma margem de erro no momento de sua montagem, sendo certo que algumas unidades apresentarão defeitos. Para isso que existe a garantia (essa situação também pode ter acontecido). Com certeza há outras hipóteses, e essas elencadas são apenas ilustrativas. Mas veja que em todos esses casos, o problema não é da Asus ou desse modelo em específico. Tanto é que, se fosse, o X510UR-BQ292T não seria uma das maiores recomendações de compra por sites especializados em notebooks e não teríamos tantos usuários satisfeitos, sendo que todos, no mínimo, usam o notebook para abrir o email, não é mesmo? Agora, é certo que um notebook, em perfeito estado, seja da marca que for, ser tiver conjunto i7 8ª gen. + 8 GB DDR4 2133 MHz + SSD (seja qual for), ele não será lento para uso básico/intermediário.
-
Concordo com você. Se o uso do usuário necessita de um hardware de um notebook de R$ 3.800,00, seria vacilo comprar um de R$ 3.200,00 visando apenas a economia e se frustrar depois. Do mesmo modo, é vacilo um notebook de R$ 3.200,00 atender perfeitamente àquilo que o usuário necessita, e ele decidir comprar um de R$ 3.800,00 só por causa das especificações superiores do hardware, se isso não fizer qualquer diferença na sua experiência real. Cada usuário, a depender de seu uso, tem uma necessidade especifica por hardware, podendo ainda valorar outros fatores no momento da compra como tamanho, peso, qualidade da tela, resolução, bateria e até mesmo design, por que não? Quem comprou o Asus X510UR-BQ292T imagino que, assim como eu, tenha sopesado todos esse valores e chegado a conclusão que era a melhor compra a se fazer e estão satisfeitos. Claro que vai existir as decepções daqueles que tiveram a expectativa em descompasso com o que esse modelo propõe, mas com certeza são casos excepcionais.
-
A equipe deletou os comentários. Foi o mais correto. Desculpa pelos adjetivos meu parceiro, eu não tinha percebido a sua verdadeira intenção. Por favor, me corrija se eu estiver errado, não quero cometer nenhuma injustiça. Na verdade você publicou a imagem da sua super máquina com o seu SSD caralhudo no tópico do notebook Asus X510UR-BQ292T para pisar nos usuários que o comprou, chamando-o de "lixo", "carroça", que não consegue nem ler email. Não achei bacana da sua parte e devo discordar. Esse modelo é um dos mais recomendados do ano, um dos melhores custo-benefício do mercado na sua faixa de preço. Podia ser só a minha opinião, mas não é: http://quenotebookcomprar.com.br/melhores-notebooks-junho-2018-custo-beneficio/ Eu não sei quanto você pagou, pode ter sido muito caro mesmo porque o preço dele esta um absurdo nesse momento: R$ 3.749,00 (Magazine Luiza) até R$ 4.599,00 (Grupo B2W - Americanas, Submarino e Shoptime). Mas quem pagou até R$ 3.200,00 ou um pouco mais fez uma ótima compra. Tive a sorte de comprar por R$ 2.940,00 e estou muito satisfeito. Já estava antes mesmo de colocar o SSD. E o meu relato não é mentira para agradar aqueles que compraram. É apenas a minha percepção e também dos vários reviews na internet que elogiam esse notebook, não por ser o melhor do mundo em hardware, mas pelo seu conjunto. Obs: Concordo com você, a tela dele é incrível. Valeu bro!
-
Sim, como o slot M.2 desse modelo de notebook é do tipo Key "B", ele só é compatível com SSD do tipo Sata, e qualquer um desse tipo deve servir. Como você especificou que o seu uso é básico - sem jogos ou aplicações pesadas - eu tenho recomendado a compra do SSD M.2 WD Green de 120GB, sem dúvida um dos melhores custo-benefício atualmente e que será tranquilo para instalar o Windows, Programas e ainda vai sobrar espaço no SSD, tendo ainda 1TB de HD como reserva para arquivos mais pesados. Vários testes apontam que, para o uso doméstico, não há diferença significativa ou perceptível entre um SSD básico tipo SATA III e os mais modernos e caros hoje do tipo PCIe 3.0 x4 NVMe, imagina então a diferença entre os diversos SSD do tipo SATA... é tudo a mesma coisa. Aqui estou tratando da experiência prática de um usuário comum e não de números de Benchmark (que na maioria das vezes não é sentido no uso doméstico cotidiano) ou uso profissional. Para ilustrar o afirmado acima, segue um desses testes, que tirando a "transferência de ficheiro", que não é feito toda hora e nem todo dia (ainda mais com arquivos muito pesados) e que é um dos poucos usos que utiliza o desempenho real do SSD, o resto é tudo igual (Boot; Abertura de Programas; Instalações; Carregamento de jogos etc): https://portal.zwame.pt/52695/artigo/diferenca-pratica-entre-varios-tipos-de-ssd/3 Mas para quem gosta de Benchmark, eu mesmo fiz esse teste entre o HD (5400 rpm) que vem de fábrica no Asus Vivobook 15 (X510UR-BQ292T) e o SSD M.2 WD Green, que segue ao final em anexo. Quanto a memória ram, o X510UR-BQ292T vem com 1 pente de memória removível de 8GB DDR4 de 2133 MHz instalando em um dos slots (ou seja, não é soldada na placa-mãe, podendo ser substituída), e outro slot vazio para upgrade, suportando no máximo 16GB de memória. Ou seja, a melhor e mais barata opção é comprar mais um pente de memória de 8GB com as mesmas especificações da já instalada. Minha opinião: Não vale a pena para o seu uso relatado fazer upgrade de memória. O que vem de fábrica já vai te atender com muita sobra e é certo que 16GB DDR4 de 2133 MHz Dual Channel é ***** na teoria, mas na prática você não vai sentir diferença nenhuma no seu uso. Nem para jogos pesados ela tem relevância significativa quando se tem uma placa gráfica dedicada (10 FPS de diferença no máximo), imagina para quem não joga... Só vai haver uso real dessa configuração parruda de memória para quem lida com programas profissionais pesados de edição de foto/vídeo dentre diversas outras aplicações Hard Users de forma simultânea (programas de arquitetura/engenharia; computação gráfica etc). Se não for assim, ela ficará ociosa a vida inteira. Estou com esse mesmo modelo de notebook e o meu uso é igual ao seu, e, na maioria das vezes, o meu uso não passa de 50% da capacidade da memória de fábrica, ou seja, já há uma grande sobra de capacidade com 8GB de memória ram. Mas isso é apenas a minha opinião. Dê uma pesquisada e decida se vale a pena para você.
-
Vi alguns reviews afirmando que dura em torno de 4 dias, dependendo muito da sua conexão e o tempo que o notebook fica ligado. Acredito que se deixar a noite toda ligado, sem hibernar/suspender o sistema, deva acabar antes disso. O meu X510UR-BQ292T chegou hoje de manhã e também está passando por essas atualizações, mas mesmo com o Disco operando entre 80 e 95%, ainda assim é bem usável. Fiquei impressionado, porque, pelos relatos, pensei que não dava para usar de jeito nenhum, que tinha que deixar o notebook quieto até terminar as atualizações. Achei bem exagerado... Esse modelo é top. Ainda irei colocar o SSD para ficar bala.
-
O primeiro comentário dessa publicação já trás o relato de um usuário que adquiriu esse modelo de notebook (x510ur-bq292t), o qual informou que não é compatível com SSD PCIe X4 NVMe (caso do Samsung 960/970 EVO ou PRO), mas tão somente com SSD M.2 SATA. Por outro lado, se fosse compatível com NVMe, mesmo assim a resposta se vale a pena ou não seria "depende". Depende do seu uso. Se você lida com programas profissionais pesados de edição de foto/vídeo ou de arquitetura/engenharia ou de computação gráfica, faz diariamente transferência/compactação/descompactação massivo de arquivos pesados, então compensa, pois vai reduzir muito o tempo dessas operações. Agora, se você quer um SSD apenas para aumentar a velocidade do boot, deixar o sistema em geral mais fluído, aumentar abertura de games dentre outros usos leves e medianos de um usuário comum, não compensa, pois nesse caso a diferença de desempenho de um ssd para o outro seria irrisório ou até imperceptível, o que não justificaria o investimento. Acredito que o melhor custo-benefício de ssd M.2 para esse notebook seja o WD Green de 120GB, o que não difere substancialmente na velocidade de leitura/escrita dos demais modelos dessa faixa de preço e tem espaço suficiente para o Sistema Operacional e principais programas (só não sendo suficiente se tiver muitos jogos/programas instalados, nesse caso o 240 GB pode ser mais interessante). O restante dos arquivos podem ser armazenados no HD comum. Esse ssd pode ser encontrado no Ebay por R$ 165,00 com frete grátis: https://www.ebay.com/itm/WD-Green-Series-120GB-M-2-SSD-Internal-Solid-State-Drive-6Gb-s-WDS120G1G0B/122882361259?hash=item1c9c5c07ab:g:dC0AAOSwywRaQ0eN (ATENÇÃO: Vendedor aparentemente confiável, mas nunca comprei com ele e, portanto, não me responsabilizo. Pesquise e decida pela opção mais segura.) Eu comprei o X510UR-BQ292T ontem e pretendo comprar esse ssd para colocar nele. Se alguém tiver uma dica de custo-benefício melhor ou opinião contrária da minha em qualquer ponto, fico feliz em saber e reestudar as possibilidades, pois estou aqui para aprender e eventualmente ajudar. (OBS: Peço desculpas se não for permitido links nesse fórum, sou novo por aqui.)
-
Valeu pelas informações. Então fico no aguardo do seu feedback quando seu notebook chegar e fizer todos os upgrades, já que até lá provavelmente ainda não terei comprado o meu, tendo em vista que esse modelo esgotou em todas as lojas e não se acha mais.
Sobre o Clube do Hardware
No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais
Direitos autorais
Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais