Pelo visto é de fato mesmo problema que estamos tendo então. Acontece comigo desde janeiro de 2015, quando comprei e montei o pc com todas as peças novas, portanto exclui-se desgaste ou mal uso. Era extremamente incômodo, mas acontecia numa frequência que simplesmente não valia a pena o esforço de detectar o problema, enviar para o RMA e ficar sem o pc por determinado tempo.
Também acho que o problema tenha forte influência da GPU. Minha antiga placa de vídeo era uma gtx 970 Gigabyte, e com ela os congelamentos aconteciam em média a cada 3 dias de uso intensivo (trabalho com 3d e uso programas pesados diariamente). Depois que troquei pela 1080ti, os travamentos aumentaram exponencialmente, a nível de ficar inutilizável. Cheguei ao ponto de ter que reiniciar o computador a cada 10 minutos durante o dia inteiro porque eu precisava entregar um projeto no dia seguinte. Nesse dia eu percebi que não teria mais como tolerar isso e decidi ou arrumar este problema de uma vez por todas, ou comprar um computador novo.
Pelo pouco que achei relacionado à esse assunto na internet, parece que todos que tiveram problemas semelhantes possuíam placas mãe Asus, e o único que aparentemente solucionou o problema, trocou as memórias por modelos compatíveis na lista QVL da placa-mãe:
https://www.hardware.com.br/comunidade/pc-congelando/1355890/
Comprei uma placa-mãe GA-B85M-D3PH da Gigabyte usada, mas aparentemente em boas condições. Está para chegar semana que vem. A única placa nova que achei no varejo compatível com meu sistema foi uma Asus do mesmo modelo que a minha, então a única saída foi procurar placas usadas mesmo. O modelo da Gigabyte possui os meus 2 modelos de memória na lista QVL(que por sinal, é muito maior que a da Asus). Quando chegar, vou testar e volto aqui pra dizer se deu certo. Se não der certo, a única solução vai ser levar no terreno aqui do lado, jogar gasolina e ascender uma fogueira mesmo...