Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bruno Maito

Membro Júnior
  • Posts

    5
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Bruno Maito

  1. Em 27/08/2019 às 15:23, ciro-mota disse:

    Eu mudaria um pouco o escopo do seu projeto para algo dessa forma:

     

    RB750Gr3 = https://mikrotik.com/product/RB750Gr3

    Atuaria recebendo os dois links de internet, e aqui você pode optar por utilizar em Load Balance (soma das duas conexões) ou FailOver (link secundário irá assumir quando o primário falhar). Neste cenário você precisaria definir algumas regras específicas para acesso a bancos, pois nesses acessos não é possível através de links simultâneos. Como você vai utilizar uma Unifi, não teria tanto propósito esse roteador primário possuir wireless.

    Olá amigo, primeiramente obrigado pelas respostas. vamos lá:

     

    Esse roteador mencionado no tópico RB4011 não possuí wi-fi, justamente pela questão que você levantou que o wi-fi será 100% gerenciado pelo Unifi.

     

    Até entendo que poderíamos comprar um roteador um pouco mais em conta e muito bom como o RB750Gr3 que você mencionou, mas preferimos investir um pouco mais em um mais parrudo na questão de processamento e tudo mais para futuros upgrades e também com relação ao espaço físico do local iremos utilizar as 10 portas do RB4011, caso optássemos pelo RB750 ou qualquer outro com 5 portas iríamos precisar no mínimo de mais um switchzinho, então colocando tudo isso na balança o RB4011 ainda se mostrou a melhor opção custo benefício.

     

    Em 27/08/2019 às 15:23, ciro-mota disse:

    2x Unifi AP-AC-LR - https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-lr/

    Você teria um cabo de cobertura maior no wireless espalhando-as pelo ambiente, claro, se não for muito pequeno o local.

     

    A princípio nos testes que fizemos, como o local é pequeno, apenas um AP desses daria conta. Mas caso seja necessário futuramente a adição de mais um é bem simples de fazer, então nesse ponto está bem tranquilo.

     

    Em 27/08/2019 às 15:23, ciro-mota disse:

    Switch TP-Link Gigabit 24 Portas TL-SG1024D - https://www.tp-link.com/br/business-networking/unmanaged-switch/tl-sg1024d/

    Usaria as 21 e ainda teria uma pequena sobra para novos PCs ou caso de falha no futuro de alguma porta.

     

    Essa é uma configuração que deverá ter uma folga e é em patamar parecido a que selecionou.

     

     

    Essa foi uma das grandes dúvidas e também acho que seria a melhor opção levando em conta a diminuição do efeito cascata causada por mais de um switch na rede. Acho que foi por esse motivo a indicação de apenas um switch, certo? Ou teria alguma outro motivo?

     

    Infelizmente por limitações físicas na estrutura do local definimos que não sería possível a centralização em apenas um switch, pela divisão que temos de uma sala para outro e coisas assim. Então tivemos que optar pela compra de dois switches mesmo. Mas concordo que não será a melhor opção.

     

    Em 27/08/2019 às 15:23, ciro-mota disse:

    Se a rede já for Cat5e, não vejo necessidade inicial de uma troca, exceto se os pontos já apresentam algum problema hoje.

     

    Infelizmente detectamos que os cabos atuais são apenas CAT5, sem o "E", bem antigos, e de qualidade extremamente baixa, além de estarem com as crimpagens bem mal feitas. Então os cabos terão obrigatoriamente que ser trocados mesmo.

     

    Em 27/08/2019 às 15:23, ciro-mota disse:

     

    Cat5e já atende a uma demanda gigabit, então inicialmente você não deverá ter problemas.

     

    Maravilha.

     

    Em 27/08/2019 às 15:23, ciro-mota disse:

    A carga do aparelho ainda continuará sendo dele, o ideal é realmente o uso do bridge.

     

     

    Esse acredito que será a maior dificuldade que teremos. Se desativássemos o DHCP Server tanto em IPv4 quanto em IPv6 do modem da copel, fixássemos o ip do roteador mikrotik para pegar o IP da copel, e deixássemos apenas o Mikrotik com o DHCP Server ativo, não conseguiríamos liberar a carga do modem copel e transferir para o Mikrotik?

     

    Em 27/08/2019 às 15:23, ciro-mota disse:

    Somente configurando em bridge já será o suficiente.

     

    Maravilha.

     

    Muito obrigado pelas considerações e pela ajuda amigo...

  2. Olá pessoal, estou precisando de uma ajuda dos mais entendidos no assunto. Minha empresa deu uma crescida no número de colaboradores/dispositivos, além da inclusão de um serviço de VOIP, e com a atual estrutura (totalmente doméstica com roteador de operadora e etc) não está mais dando conta. Muitos travamentos do modem, velocidade lenta, queda de conexão, perda de pacotes (principalmente no VOIP), etc.. Já incomodamos tudo que era possível nas operadoras para verificarem se havia algum problema externo a nossa rede, e depois de muito sufoco vimos que eles fizeram tudo que podiam por parte deles mesmo, e o problema estava na nossa rede interna. Após muita pesquisa e estudo (era totalmente leigo no assunto) chegamos a conclusão da compra dos equipamentos, mas tenho algumas dúvidas para saber se estamos no caminho certo.

     

    Vamos aos detalhes:

     

    Dispositivos conectados via cabo (PC´s e impressora) = 21

    Dispositivos conectados via wi-fi (4 Notebooks + uma média de 25 smartphones e 2 tablets)

    Obs.: Não existe nenhum servidor interno e 80% do uso dos dispositivos é bem simples, basicamente navegação web, apenas 7 computadores (todos via cabo) que tem um uso um pouco mais forte por conta do serviço de VOIP.

    Links de Internet = 1 link fibra Copel Telecom 150Mbps/75Mbps e 1 link NET 120Mbps/10Mbps - Ambos planos residenciais.

     

    Estudando esse cenário, chegamos a conclusão de ser uma rede relativamente simples/pequena, porém que os equipamentos fornecidos pelas operadoras já não davam conta, além de conter alguns outros equipamentos antigos e defasados, como switchs 10/100. Sei que o ideal mesmo seria contratar pelo menos um dos links de internet dedicado, mas os valores orçados aqui ficaram totalmente fora de cogitação, cerca de R$1.500 a R$2.000/mês por planos em média de 50Mbps, então vamos tentar fazer o máximo possível para ficar bom apenas nos equipamentos/configurações mas aí começaram algumas dúvidas:

     

    Equipamentos Escolhidos:

     

    Roteador Mikrotik RB4011iGS+RM - https://mikrotik.com/product/rb4011igs_rm

    Access Point Ubiquiti Unifi AP-AC-LR - https://www.ui.com/unifi/unifi-ap-ac-lr/

    Switch 16 Portas Gibabit TP-Link TL-SG1016D - https://www.tp-link.com/br/business-networking/unmanaged-switch/tl-sg1016d/

    Switch 8 Portas Gigabit TP-Link TL-SG108E - https://www.tp-link.com/br/business-networking/easy-smart-switch/tl-sg108e/

     

    Algumas observações sobre os equipamentos e a escolha deles:

    -Sei que o roteador é bem hiperdimensionado para a rede e da conta de muito mais que ela, mas foi comprado pensado bastante em custo/benefício e também em futuras expansões, além de ter conseguido um preço bom com um fornecedor local.

    -Até existia a ideia de comprar um Switch Gerenciável de boa qualidade e centralizar todo o acesso em um só Switch de 24 portas, porém a estrutura física do local dificultaria muito essa decisão, pela questão do cabeamento, além de, em nosso estudo e pesquisa chegarmos a conclusão que seria desnecessário, até pela escolha do roteador, que vai ser o centralizador de tudo, portanto optamos por dois switches bem simples. O modelo "E" da TP-link é um switch "gerenciável" residencial, e só foi comprado por estar o mesmo preço do modelo "D" nada gerenciável, mas não vejo utilização nas poucas funções gerenciáveis dele. Espero que tenhamos acertado nessa decisão dos switches, começa aí a primeira pergunta, o que vocês acham? Um switch gerenciável bom seria muito vantajoso nessa questão?

     

    Basicamente a estrutura da rede ficaria assim:

     

    Modem Copel + Modem Net ------> Mikrotik Roteando e Balanceando os links (além de realizar um controle/prioridade de banda para os pc´s que utilizam VOIP) ----> 2 Switches TP-Link, AP Unifi + 4 Pc´s ligados diretamente no Roteador (pela questão física de ficarem na mesma sala que ele) --> Outros PC´s e dispositivos ligados nos Switches.  

     

     

    Perguntas/Dúvidas:

     

    - A rede atual tem um cabeamento que não faço ideia de qual é, arriscando ser um modelo CAT5 sem o "e". Se esse for o caso com certeza trocaremos para pelo menos um CAT5-e já em função da rede gigabit. Perguntas: Caso seja detectado que já sejam cabos CAT5-e e portanto comportem a rede gigabit, mesmo assim vocês recomendam trocar tudo e colocar cabos novos? Ou se estiver tudo ok com os cabos (conseguiríamos testar apenas com testador de cabo baratinho, pois é a única opção que temos) não tem o por quê?

    - Ainda com relação aos cabos, vontade não falta de já colocar tudo CAT-6, mas o preço está um pouco proibitivo e não gostaria de forçar a barra agora. Seria muito recomendável já ir de CAT-6 ou desnecessário?

     

    - A internet da Copel não permite de jeito nenhum colocar o modem/router deles em modo Bridge. Conseguiremos apenas nas configurações do Mikrotik tirar toda a carga do roteador Copel e passar tudo para o Mikrotik ou pelo fato de ele não estar em Bridge ainda continuará sendo fortemente usado e quase todas as vantagens de processamento e força do Mikrotik iriam por água abaixo? Caso não tenha tanto problema continuar com esse roteador da copel, o que vocês indicam que seja feito nas configurações dele para minimizar a carga em cima dele?

    - Com relação ao modem da NET sei que é possível coloca-lo em bridge. Fora isso, sugerem mais alguma configuração para tirar a carga dele e jogar tudo no Mikrotik?

     

    - Existe alguma outra recomendação que vocês achem pertinente fazer nesse cenário exposto para que tomemos cuidado tanto na instalação quanto na configuração dos equipamentos?

     

     

    Conto com a ajuda de vocês e fiquem a vontade para dar as opiniões mais sinceras possíveis. Muito obrigado desde já.

    Abraços. 

    P.S.: Desculpem o tópico tão longo, tentei explicar da melhor maneira possível.

     

     

     

     

     

     

     

  3. 4 horas atrás, Victor Espolau disse:

    adicionado 9 minutos depois

     

    O problema não é o cabo. Nós desativamos o ponto que usava esse cabo, mas ainda temos outros dois pontos de televisão pela casa. Então quando queremos usar essa TV pra assistir aos canais da NET, simplesmente pegamos o aparelho decodificador e instalamos ele nessa TV com os mesmos cabos que usava antes. Funciona perfeitamente. Por isso eu acho tão estranho. Se o decodificador de canais funciona com esses cabos, o modem também deveria funcionar, mas a luz do US não para de piscar. Acha que pode ser o sinal?

     

    Pode ser também..

     

    Da para fazer o seguinte, com o modem no ponto funcionando entre nas configurações dele e veja os parâmetros relativos ao sinal.. Depois coloque ele no ponto que não funciona e veja os mesmos parâmetros, se der muita diferença pode ser uma pista de que seja isso.. Infelizmente não entendo do sinal da NET para lhe ajudar e dizer se os valores medidos vão ser bons ou ruins e a ponto de causar problemas, mas já vai dar pra ter uma ideia se é por ai o problema ou partir pra alguma outra coisa..

  4. 3 minutos atrás, Victor Espolau disse:

    Boa noite pessoal.

     

    Aqui em casa contratamos um combo de serviço de televisão, telefone e internet da NET, cuja velocidade é de 15 Megabits. Meu computador desktop fica no andar debaixo da casa, e o modem fica no andar de cima. Uso um repetidor de sinal via conexão ethernet para poder captar o sinal wireless e até consigo navegar bem, mas a velocidade é muito instável. Ainda não se tratando da parte dos medidores de internet, hora carrego o site do YouTube em apenas alguns instantes e, em outras vezes, não consigo nem rodar o vídeo na qualidade mais baixa. É ainda pior quando quero fazer download de arquivos mais pesados, como um jogo pela Steam, em que a velocidade de download deveria ser superior a 1Mb/s mas raramente se mantém nesse valor. 

     

    Eu acho que, se eu transferir o modem para mais perto do meu computador e fazer a conexão via cabo ethernet, pode dar uma boa estabilizada. Meu pai já tentou trazer para baixo e utilizar os mesmos cabos de conexão que eram usados no andar de cima, pois aqui perto havia um ponto de televisão antes, mas os cabos permaneceram. Mesmo fazendo a ligação corretamente, o modem não acende a luz do US (Uploading signal, eu acho) e por isso não funciona. Meu pai disse que a NET cobra R$120,00 pela visita técnica para mudar o ponto de lugar. O que devo fazer para que essa mudança dê certo?

     

    Na teoria é isso mesmo.. o cabo coaxial que passam os dados da internet é o mesmo que chega o sinal da tv a cabo.. fazendo as ligações corretamente é para funcionar sim.. Acho que uma primeira dica seria verificar a outra ponta desse cabo coaxial inutilizado para ver se a ligação está correta na mesma rede da net, ou se por acaso o técnico nessa mudança de planos e etc não acabou mexendo e desconectando alguma coisa.. Uma outra maneira de testar esse cabo também pode ser pelo seu recepetor de tv da net que funciona da mesma maneira.. Tire ele do local instalado e funcionando e conecte nesse ponto mencionado, caso funcione está tudo ok com o cabo/rede NET e o modem tem que funcionar tmb...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!