Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Thallysson_Eng

Membro Júnior
  • Posts

    14
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Thallysson_Eng postou

  1. @Mestre88 Ahh sim, modifiquei de novo de retirei o relé e deixei só transistores pra fazer o chaveamento do curto. Montei a PCB e agora só falta minha tinta foto-sensível chegar e montar essa fonte. Gostei bastante do resultado. Novamente obrigado a todos.
  2. @Mestre88 Acabei desistindo do 555 e fiz um sistema RC como você tinha falado e consegui um delay num relé. Caso a corrente exceda 5.5A o transistor Q3 entra em corte, pois o AOP irá mandar um sinal Baixo devido ao comparador do Shunt ser maior do que a tensão estipulada. Sendo assim o Capacitor começa a descarregar, e com uma resistência em série ele leva um tempo até que a tensão na base seja insuficiente para fazer com que o 2n2222 conduza, forçando assim o relé voltar ao estado original e aplicar 12V na base do SCR e assim desarmar o circuito. Se a corrente for somente um pico de inicialização de um motor ou outro circuito indutivo e ela normaliza antes que o capacitor atinja menos que 700mV (Tensão miníma na base do 2n2222), e o Q3 voltar a conduzir o sistema segue normal e não desarma a fonte. Acredito que agora sim o problema tá resolvido. E ai o que vocês acham?
  3. Vocês sabem me dizer se existe um configuração do 555 em que eu aplique um tensão no trigger e ele comece a contar o tempo pra jogar a saída em alto? Pois do jeito que tô montando, ele só conta o tempo depois que levo o trigger em sinal baixo, por exemplo, ele mantem a carga ligada no pino 3, depois que trigger vai a baixo, ele conta o tempo e leva o pino 3 a baixo também. Teria como eu mandar um sinal no trigger e ele contar um tempo de por exemplo 3s e depois levar o pino 3 a alto? Desculpem a ignorância no assunto. adicionado 20 minutos depois Primeiro protótipo que fiz e funcionou muito bem. Usei o 555 mantendo ele sempre em nível alto quando não houver corrente superior a 6A. Se a corrente ultrapassar isso, e num tempo de uns 2 segundos ela não abaixar, o 555 aciona o SCR. Tive que usar um inversor lógico com transistor para ligar o SCR. Aceito opiniões e críticas.
  4. Ahh sim entendo, uma pena que não levou a ideia adiante. Tô tentando a ideia dos comparadores com 555, ainda sem sucesso. Nunca imaginei que um sistema anti-curto seria tão complicado de se fazer. Com SCR não tô querendo fazer, depois ele começa a desativar minha fonte por qualquer coisa, ainda vai ser ruim de desmontar ele da PCB
  5. Você teria um diagrama da montagem desse circuito? Gostei da ideia, só não sou capaz de aplica-lá em menos de umas 2 semanas kkk
  6. Nossa que dor de cabeça do caramba pra fazer esse treco funcionar. Acabou que fiquei na dúvida se o lance do regulador com amplificador operacional funcionou ou não na prática, pois o SCR com cargas indutivas não da certo de jeito nenhum.
  7. Faltou as conexões centrais no capacitores C1, C2, C3 e C4, nem tinha visto. Já corrigi e removi os componentes que me indicou. Uai que estranho mesmo com capacitor ainda dando treta, era pra retardar, problema que não pode colocar o valor muito alto senão o proposito de desarmar em correntes altas já era, queima tudo antes de desarmar. valeu pelas observações
  8. Será que 10000uF tá muito pra essa fonte? Tava pensando em algo na casa do 4700uF, mas achei meio baixo. O que você acha?
  9. Acho que consegui finalmente, fiz todos testes possíveis e gostei bastante dos resultados. Coloquei um proteção pra algo na casa dos 6A, pois meu trafo é de 5A e não tô querendo abusar, mesmo que ele possa trabalhar 20% acima de sua potência nominal. Gostaria da opinião dos mestres faller e Mestre88 e qualquer outro da eletrônica, pois minha área de conhecimento é eletrotécnica e eng. elétrica, não tenho curso de nada em eletrônica, só muita curiosidade pela área. Muito obrigado a todos, vou montar a PCB e posto aqui depois. Se acharem algum erro ou algo que seja melhor modificar fico grato. valeu pessoal.
  10. Será que um capacitor junto ao SCR não daria tempo de retardo antes dele disparar não? Se for carga indutiva o pico de corrente é só na partida e logo estabiliza, se for curto, depois do retardo ele já corta e desarma. Não sei, é apenas uma ideia, talvez valha a tentativa, vou ver aqui
  11. Vou tentar fazer esse modo também, consegui fazer pelo modo que o faller postou, e vou tentar esse seu também. Agora só falta um sistema anti-curto, vi uns com SCR e tô dando uma olhada, porque o que eu estava usando antes não tô conseguindo fazer ele funcionar de jeito nenhum, não tô entendendo o porquê. Tá quase no jeito essa fonte, se der tudo certo vou montar ela na PCB essa semana ainda. Agradeço a vocês pela ajuda, tão salvando.
  12. Infelizmente meu trafo não é simétrico, mas fiquei curioso como faz pra zerar esse LM318, vou pesquisar depois. Montei a fonte com o CI, agora tô tentando descobrir como unir a fonte com meu sistema de curto da outra fonte. Um jeito de detectar o curto e cortar a tensão na saída da fonte. Agradeço a ajuda de todos.
  13. Em que sentido a fonte não tem estabilidade? Vocês dizem no sentido de colocar carga e ela não conseguir se manter na mesma tensão de saída? Sobre as fontes com LM317 & Cia eu até pensei nele, mas queria uma fonte que partisse dos 0V, vou dar um estudada e ver o que consigo fazer e tentar aproveitar esse sistema anti-curto da fonte. Se tiverem alguma sugestão pra partir de 0V aceito. Obrigado a todos que opinaram ;)
  14. Olá a todos do forum, este é meu primeiro post aqui e já venho com um dúvida para os mestres da eletrônica. Estou montando uma fonte de bancada e olhando pela net, encontrei uma que vai de 0 a 24v com 5A e um sisteminha de anti curto que liga um led de indicação e corta a tensão de saída da fonte. Minha dúvida é se esse circuito realmente funciona, pois pelo que vi ele consiste em um transistor BD135 recebendo a tensão na sua base e o seu emissor na base de um 2n3055 e assim ajusta a tensão. Então a dúvida que fica é: isso funciona? O circuito montado dessa forma da realmente certo? Vou postar a foto do circuito que montei no proteus e se quiserem posto o arquivo do proteus também. Se puderem ajudar agradeço desde já.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!