Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bills

Membros Plenos
  • Total de itens

    25
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. Eu tinha um walkie-talkie parecido, só que de outra marca, dando o mesmo defeito ( as pilhas começaram a descarregar bem mais rapidamente do que quando o aparelho estava novo...). Troquei um capacitor eletrolítico que ficava em paralelo com a fonte (pilhas) e ele voltou ao consumo normal... Espero ter contribuído!
  2. O @Magnect quer saber a melhor maneira de se iniciar em eletrônica e o tópico descambou para um debate sobre obsolescência programada... kkkkk Cara, no site do Newton C Braga tem um curso básico para iniciantes sobre eletrônica analógica e eletrônica digital. Depois você pode ler os livros "Eletrônica" do Malvino e ir evoluindo no grau de dificuldade das leituras... Não sei se é a melhor forma, até porque sou mero hobbista.... mas, olhando do ponto de vista de quem quer começar, acho que está de bom tamanho. Lógico que o aperfeiçoamento você conseguirá com cursos e faculdade mas o mais importante de tudo é você gostar de eletrônica e sempre querer evoluir e independente do que possam dizer, é indescritível a sensação de você mesmo montar uma "geringonça" e vê-la funcionando... por isso, creio eu, a eletrônica é e sempre será apaixonante!!!
  3. Eu até consegui captar uma rádio local aqui mas bem fraquinha e com muita interferência. Pensei nesse circuito pra tentar aperfeiçoar o rádio e ver se conseguia captar mais estações... vou ver se acho alguma sucata de rádio antigo nos ferro-velhos aqui da cidade pra tentar achar um diodo de germânio ou um cristal de galena e também testar um diodo rápido como vcs sugeriram. Obrigado a todos!
  4. @Isadora Ferraz, @Mestre88 e @rjjj talvez (certeza acho.. rsr) "retificador" não foi a expressão correta. Minha intenção era melhorar um rádio AM "de galena" que montei... esse circuito seria usado como demodulador no lugar do diodo. Meu pensamento foi o seguinte, os diodos geralmente usados necessitam que o sinal captado pela antena tenha mais que 0,6V, então pensei que poderia usar o transistor fazendo o mesmo trabalho e com a polarização do transistor "cortando" a "banda inferior" do sinal, eu conseguiria reduzir bastante essa "barreira" de forma que, segundo meu raciocínio, eu conseguiria ouvir sinais muito mais fracos... Mas não sei se isso é viável, como vcs podem ver tenho muita ideia e pouco conhecimento e prática kkkk Minha ideia seria viável?
  5. Olá pessoal! Eu estava fazendo alguns testes no LtSpice e então resolvi tentar fazer uma espécie de retificador polarizando o transistor com tensão de base abaixo de 0,6V, assim, pensei eu, ele só vai amplificar metade do sinal... mas não foi isso que aconteceu, a senoide está sendo completamente amplificada... estou postando um print da minha experiência, a tensão no gráfico é a do coletor do transistor em relação ao terra... se alguém puder me explicar onde eu errei fico grato.
  6. Olá pessoal, estava fazendo o exercício da imagem e após fazer todos os cálculos resolvi conferir no LTspice mas o ganho de tensão não tá dando certo... Sendo Ic=~3,5mA, os cálculos que fiz foram estes: r'e=0,025/0,0035=7,14 Av=~(1000//1000) / 7,14 = 500/7,14= 70 De acordo com as contas que fiz, Zin=1428 ohms e a tensão de entrada absorvida pelo transistor (injetando 1mVpp) é de 124uVpp, o que multiplicado por 70 deveria dar 8,7mVpp, só que na simulação ta dando exatos 7mVpp na carga... O que eu fiz de errado? Segue abaixo também um print da simulação...
  7. Podem ser vagabundas e não durar nada mas não são baratinhas, aqui na minha city valem uns sete reais... péssimo custo-benefício... kkkkk
  8. @aphawk Desculpe mas eu ainda sou estudante e estou aprendendo e essa sua frase me deixou uma dúvida. Se não estou enganado, com o sensor aberto o primeiro transistor entra em corte, certo? Então o segundo transistor não teria polarização de base, logo sua corrente entre emissor-coletor seria bem pequena... bom foi esse o meu raciocínio. Onde eu errei? Desde já obrigado!
  9. Olha colega, essas baterias de 9V tem capacidade de uns 400mA/h e esses motores de vibracall consomem uns 500mA... Sabe o que isso significa? que a bateria não vai durar muito tempo mesmo não... Pra uma bateria de 9V talvez fosse mais indicado um aviso através de leds e aí um simples transistor com uns dois resistores mais o led seriam suficientes. Quanto ao seu circuito, eu testei aqui no simulador e ta funcionando ok. Com o sensor aberto (sem condução) o consumo é baixíssimo... Verificou se não tem nenhuma ligação incorreta? A bateria é nova? No mais, espere por mais respostas... Falou!!
  10. @Ricardo S Ferreira obrigado pela sugestão só que meio inviável pra mim pois o frete pra mandar esse rádio aqui pra minha cidade (moro no interior..) seria de $43,00... Morar no interior também dificulta muito o que já foi sugerido pelos outros amigos aqui do CH que era procurar em oficinas de concerto de rádio velho e aqui na minha city de 10 mil habitantes não tem nenhuma... kk (moro num fim de mundo... ) De qualquer forma sua ideia foi boa, vou pesquisar pelo ML, talvez eu encontre um rádio velho a venda lá que tenha um pequeno transformador e que tenha o frete um pouco menos "bravo"... Novamente obrigado!
  11. @MOR eu testei o circuito que você sugeriu mas com um resistor de 22R em série com o fone de 8 ohms e um BC547 (eu não tinha o transistor que você sugeriu...) e deu um ótimo resultado, som alto e limpo. Só que medindo no multímetro sem sinal aplicado o resultado foi bem diferente do que você disse como ideal, deu Vce=1,4V e Ic=40mA... Eu gostei bastante desse ponto de funcionamento, está no meio da reta carga... essa corrente ainda é muito forte pro fone ou poderia deixar como está? Seu circuito me parece ideal para se implementar no rádio caso eu não consiga "reviver" o transformador pois usa pouquíssimos componentes e isso vai facilitar muito na hora de tentar fazer a montagem a mais pequena possível afim de fazer tudo caber dentro dele..
  12. @Mestre88 eu já testei encostando nos fios dos outros três terminais mas ta meio confuso pois ora da mau contato com um, ora da mau contato com outro e ora não dá mau contato com nenhum...eu to com medo de que naquela hora que eu arrebentei um pedaço do fio eu possa ter danificado alguma coisa la dentro...
  13. @MOR e @albert_emule vcs estavam corretos. Eu verifiquei atentamente o transformador e percebi que uma das "peninhas" dele está com a solda mas sem o fio e uma pontinha à toa de fio saindo de dentro do embrulho dele. Eu tentei retirar um pouco o embrulho pra pegar o fio mas aí ele arrebentou e eu tive que tentar tirar mais um pouco e depois de algumas horas muita dificuldade eu consegui soldar novamente o fio no terminal e o transformador voltou a funcionar mas não de forma perfeita, dependendo de como se mexe ele para de funcionar, aí sacode ele e ele volta (kkkk)... Imagino que seja mal contato mas eu já "cutuquei" o fio soldado várias vezes pra testar e quando faço isso nada acontece... é um negócio meio fantasmagórico... kkk O que fazer?
  14. Obrigado a todos por responderem! Eu li as respostas de todos e vou relatar as minhas experiências: @Mestre88 eu coloquei testei vários resistores entre os valores que você indicou em série com o fone, mas isso causou distorção no som, então troquei o valor do resistor de 1M por um de 4M7 com um resistor de 100R em série com o fone e funcionou perfeitamente em volumes baixos mas com volume a top dava distorção outra vez, então eu fiz várias experiências trocando (muitas vezes) o resistor de 1k e por fim com um resistor de 5k6 o circuito funcionou perfeitamente. @rjjj o problema é conseguir esse transformador kkk e eu medi a resistência do fone com o multímetro e deu cerca de 6,5 ohms. Imagino que seja um fone com impedância de 8 ohms. @albert_emule eu gostei muito do seu amplificador mas o problema é que a tensão dele é de 12V e o radinho funciona com duas pilhas... vai ser difícil achar espaço pra encaixar uma fonte ou mais pilhas dentro dele... Existem a venda baterias pequenas de 12V? @MOR eu nunca nem vi alguém enrolando um trafo... essa seria a última alternativa pois não sei se conseguirei refazê-lo. E eu gostei muito do circuito que você postou mas você disse que o fone deveria ser de 32R e eu andei medindo o fone dele e é de 8R, tem problema? Novamente, OBRIGADO a todos!
  15. @Mestre88, obrigado por responder. Eu pensei bastante no que você disse a respeito de fazer o rádio funcionar sem o transformador e fiz alguns testes colocando um resistor no lugar do primário (testei vários...) e acoplando o sinal a um simples amplificador através de um capacitor. O circuito que proporcionou melhores resultados (o som no fone ficou bem alto)... está abaixo (desculpe pela qualidade da imagem..) mas tenho receio de que a corrente que passe pelo fone agora seja muito maior do que antes e isso venha a queima-lo se eu ajustar o potenciômetro em maiores volumes, o que você acha? alguma sugestão? Se esse circuito desse certo minha ideia seria montá-lo o mais pequeno possível e dar um jeito de fazer ele caber la dentro do rádio...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×