Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso colocar fan de 4 conectores na placa-mãe com 3 pinos apenas ?


Posts recomendados

Fala pessoal, comprei um water cooler deepcool gammaxx l240t, quando verifiquei ele, percebi que o conector dele é de 4 pinos e minha placa-mãe tem uma unica entrada de fan de 3 pinos, tem problema colocar ?
Comprei uma Comtroladora ARGB da Gamemax porém vai demorar de chegar, e comprei para os fans do gabinete.
Porém queria saber se tem problema ja colocar nos 3 pinos mesmo tendo 4 para não ter que esperar tanto tempo.
Agradeço quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu comprei um Water Cooler e coloquei ele normalmente, porém uma dúvida...
O conector dos cooler dele é 4 pinos e minha placa-mãe só tem 3 no ''sys fan'' fiz um post e me disseram que não tinha problema por ( porém comprei uma controladora esperando só chegar ), porém na hora de ligar, ele liga, gira acende as leds, porém logo depois pisca duas vezes e desliga, porém o ''cooler'' o que fica no processador fica aceso e parece funcionar numa boa.
A duvida é se esse problema pode ser por conta dos pinos, ou algum erro meu. 

E se tem problema usar o que fica no processador sem as fans dele girando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refazendo o post, pois ficou confuso o outro, já denunciei o antigo pedindo para apagar.
Enfim... Comprei um Water Cooler Anti-leak Gammaxx L240t Azul 240mm, coloquei tudo corretamente e liguei o computador/
A bomba acende e funciona corretamente, GTA V que meu processador beirava os 90 graus, fica aos seus 50 -- 55 numa boa, até ai tudo bem só que...
As fans dele ligam por uns 5 seg e logo após para de funcionar. Tinha feito um post pela tarde pergutando se tinha problema por a fan que é de 4 pinos numa entrada da placa-mãe de 3 pinos e foi me dito que não, porém ; ao ligar o PC as Fans ligam, acendem a led, fica assim mais ou menos por 5 seg e parece que da um reset ( o PC ) ou pode ser impressão não sei, e logo após as fans param de girar e a luz apaga, seria defeito no produto ou por não funcionar pela diferença de pino ?
E pode usar a bomba normalmente sem as fans funcionar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Giovanni Carvalho disse:

As fans dele ligam por uns 5 seg e logo após para de funcionar. Tinha feito um post pela tarde pergutando se tinha problema por a fan que é de 4 pinos numa entrada da placa-mãe de 3 pinos e foi me dito que não, porém ; ao ligar o PC as Fans ligam, acendem a led, fica assim mais ou menos por 5 seg e parece que da um reset ( o PC ) ou pode ser impressão não sei, e logo após as fans param de girar e a luz apaga, seria defeito no produto ou por não funcionar pela diferença de pino ?

 

em conectores 4-pin seja na placa-mãe ou em coolers, temos o positivo, gnd(terra), sinal pwm e sensor de rotacao

 

normalmente quando você tem um cooler 4 pin e encaixa num conector 3 pin, a unica coisa q fica sem conectar é o sinal pwm, que é responsavel pelo controle da rotacao em determinadas cargas de trabalho, o que no maximo deixaria os coolers em rotacao maxima sempre

 

entao nao seria o culpado por isso.. o pc liga normalmente mesmo assim? sao quantos coolers q você tá conectando?

 

27 minutos atrás, Giovanni Carvalho disse:

E pode usar a bomba normalmente sem as fans funcionar ?

 

poder, pode.. so nao vai ter finalidade pois o liquido de arrefecimento estará passando por dentro do radiador mas nao estará trocando calor e consequentemente baixando a temperatura como se espera q aconteca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Giovanni Carvalho disse:

Pessoal, eu comprei um Water Cooler e coloquei ele normalmente, porém uma dúvida...
O conector dos cooler dele é 4 pinos e minha placa-mãe só tem 3 no ''sys fan'' fiz um post e me disseram que não tinha problema por ( porém comprei uma controladora esperando só chegar ), porém na hora de ligar, ele liga, gira acende as leds, porém logo depois pisca duas vezes e desliga, porém o ''cooler'' o que fica no processador fica aceso e parece funcionar numa boa.
A duvida é se esse problema pode ser por conta dos pinos, ou algum erro meu. 

E se tem problema usar o que fica no processador sem as fans dele girando.

Ajudaria você dizer o modelos das peças , mas vamos lá...

 

Pro teu Sys fan ter ó 3 pinos tua placa-mãe deve ter bem antiga então. porque mesmo Placas mãe de 10 anos atrás já são todas PWM (4 pinos) Mas não tem problema nenhum, o máximo que vai acontecer é ela ficar fullload porque o pino 4 exatamente é o que faz o controle de rotação e tal...

 

Tu é obrigado a ligar algo no CPU FAN seja um fan do Water cooler ou a bomba dele. Esse problema que você tá tendo não faço ideia do que poderia ser. O mesmo pino que alimenta o fan é o que acende o led, então deveria rodar aceso normal. À não ser que a placa-mãe esteja com problema. Não tem como ligar FAN errado no pino porque ele tem guia pra encaixar do lado certo.  Mas se a bomba ta girando e o cooler resfriando o radiador tá tudo Ok, quando você instalar o controlador de fan tu organiza isso melhor.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira São dois cooler num adaptador que vem para um encaixe só.

Ele tenta ligar, os cooler.acendem e giram, e da parece que um "sobre carga" 3 vezes, ele liga e não consegue segurar parece e restarta. Até a 3 vez ele parece que desisti de tentar fazer funcionar, e se desliga, aí o os inicia sozinho.

Curioso que o sys van que precisa ser 4 pinos é 3 e o outro cpu fan que é o da Bomba que só precisa de 3 pinos, tem encaixe para quatro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giovanni Carvalho cheque no manual da placa-mãe se o conector do fan tem limite de corrente que ele consegue fornecer. As vezes pode ser isso. A maioria dos headers 4 pinos de fan comporta até uns 3 fans. Sua placa tem sys_fan de 3 pinos, então imagino que seja antiga e talvez aguente menos fans conectamos nele. 
 

já tentou botar 1 fan só conectado no header e ver se mantém a rotação? Se mantiver é porque o header só aguenta 1 fan e talvez você tenha de conectar o outro fan direto na sua fonte via molex ou comprar um controlador de fan separado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Yagami Opa.

As config sao um Water Cooler DeepCool Gamemaxx l240t

placa-mãe : Pos-pih67ch

Fonte: Corsair 500vs

Processador:i52500k 

Placa de vídeo : gtx 1060 6gb

O computador tenta ligar 3 vezes com as fans do water cooler, ele meio que não consegue aí desliga e liga 3 vezes, até que desisti e o PC starta com elas paradas.

Curioso que o cpu fan que é o da bomba tem 4 pinos e a bomba só precisa de 3, e o sys fan tem 3 pinos e precisa de 4...

Será que pode inverter? Acho que vou ter que esperar a controladora mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Giovanni Carvalho disse:

@Eduardo Yagami Opa.

As config sao um Water Cooler DeepCool Gamemaxx l240t

placa-mãe : Pos-pih67ch

Fonte: Corsair 500vs

Processador:i52500k 

Placa de vídeo : gtx 1060 6gb

O computador tenta ligar 3 vezes com as fans do water cooler, ele meio que não consegue aí desliga e liga 3 vezes, até que desisti e o PC starta com elas paradas.

Curioso que o cpu fan que é o da bomba tem 4 pinos e a bomba só precisa de 3, e o sys fan tem 3 pinos e precisa de 4...

Será que pode inverter? Acho que vou ter que esperar a controladora mesmo...

 

Alguns WC você liga os fans direto na bomba e tu só liga a bomba na placa-mãe. Mas pelo jeito esse ai tu liga tanto os Fans qto a bomba na placa né? Então tu pode ligar a bomba no SYS fan, e os Fan no CPU_fan. Seria o mais ideal porque tu tem certezxa que a bomba ta rodando a 100%. TU pode verificar as rotações das Fans e da bomba dentro da BIOS.

 

Quanto a esses "Xiliques" que tu falou: Cara teu PC funcionava de boa antes de tu botar esse WC? Pela configuração pode ser que essa não aguente a bomba do WC + 1060 + 2600K pois são peças que exigem muita energia... Essa Corsair VS não tem boa fama. Aliás esse WC tá extremamente super-dimencionado pro teu sistema. Ok que tu pelo menos pode aproveitar ele quando for montar um Setup novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...