Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no CPU 3200G


GabrielZan
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Você tem um limite de tensão que pode fornecer ao processador/gpu sem que ele morra em decorrência da eletromigração;

 

Também há um limite de temperatura que você pode atingir antes que o processador/gpu morra;

 

Esses limites são variáveis. Você precisa achar, por aí na internet, depoimentos de pessoas com os mesmos componentes que você tem. Pro seu processador, por exemplo, dizem que os limites são 1,4V e 85°C. Se você já conseguiu 4Ghz abaixo disso, não há motivo para mudar algo. Não sei dizer em relação à Vega 8.

 

Se você respeitar estes dois limites com uma margem de segurança, não vai estragar o seu processador.

 

É preciso, no entanto, avaliar se todo o esforço vale a pena, em termos de ganho de desempenho seja lá no que você esteja fazendo com sua APU. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 ent a temperatura em stress está entre 73 a 76 graus ta tranquilo, mas queria saber sobre a vega 8 pois ja vi muitos ooverclcks na vega 8 e nunca passam de 1700Mhz.

 

No caso, se o esforço vale a pena, e que tenho um jogo em especifico que e o ARK, que rodo a 50fps ja com o overclock, so que a limitação ta pela vega e queria alcançar os 60fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é 20% de aumento de desempenho, é uma margem bem alta. Você pode tentar, use o MSI Afterburner. Caso você não consiga chegar em 60, eu tentaria limitar o FPS em 50 ou 45 (com o RTSS) e ligar o V-sync, se conseguir manter 50 estáveis você já tem uma jogabilidade bem satisfatória.

 

Pode ser que o overclock também ajude a melhorar a estabilidade de quadros, então limitar o FPS + overclock seria um bom plano B.
 

Eu sugeriria primeiramente aumentar o máximo de frequência sem mudar a tensão fornecida, até a tela congelar jogando (que é o limite de frequência para aquela tensão). Depois disso, você vê quanto mais de tensão é possível acrescentar sem sobreaquecer a CPU, e vai aumentando o clock também. É provável que você não chegue no limite de tensão possível antes de sobreaquecer o processador, pois por se tratar de uma APU, o resfriamento é mais complicado. Mas procure saber qual o máximo de tensão que o pessoal usou nos overclocks por precaução.

 

Pelo que eu vi, se você conseguir um over até 1600Mhz, o resultado já é bem bom.

 

 

Existem outros programas para overclock, acho que você pode utilizar a BIOS também. Citei o MSI pois é o único que já utilizei e estou familiarizado.

52 minutos atrás, GabrielZan disse:

que rodo a 50fps ja com o overclock

Isso com o over do processador apenas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Acvale7 disse:

Na verdade no processador eu fiz um undervolt ja na vega um overclock.

O 3200g ja tem um boost padrão de ate 4Ghz, só que ficava a 1.4v, ai setei pela BIOS mesmo a 4Ghz e fui abaixando a tensão ate 1.3v.

Já no vega fiz um over de 1240Mhz para 1700Mhz com a tensão de 1.2v, sendo padrão 1.1v. O ARK tava rodando ja com o overclock.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@GabrielZan Saquei. Bom, já tá um over bem alto, acho que conseguir mais 20% em cima disso é meio difícil. Eu ficaria por aí e limitaria o FPS pra ter estabilidade. Não achei pessoas colocando mais do que 1.2V na Vega então acho meio arriscado. Isso aqui https://www.techspot.com/article/1579-overclocking-guide-ryzen-3-2200g/ fala que o máximo seria 1.25, então 1.2 é bom pois tem uma margem de segurança. 1700Mhz com 1.2V já é um resultado acima da média.

 

 

"I've seen reports of users going as high as 1.25v and this is the maximum voltage that AMD recommends."  - Até dá pra tentar 1.25, não sei quanto a mais de clock você conseguiria. Mas aí é por sua conta e risco (sempre foi na verdade, rs).

 

 

No YT um cara conseguiu 1800Mhz com 1.3V, e um outro 1750 com 1.25. Mas não arrisque chegar a 1.3V, o criador do vídeo mesmo escreveu "just for fun", indicando que não faria isso se o processador fosse muito importante para ele.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...