Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um Timer Simples? (esquema)


rreimao

Posts recomendados

e aê galera, fiz o pedido de um TLC555 - Low Power Timer logo logo chega...

Eu queria um esquema de um timer simples , em que depois de um certo tempo , liberasse uma corrente de 9 V (no minimo, pode ser mais...) ...

dá pra usar o TLC555 - Low Power Timer ??

seria um circuito bem simples, só não sei como usar esse CI ...

entenderam?

REsumo : um Timer que apos "T" tempo liberasse uma corrente maior ou igual a 9v em um fio...

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações rreimao!

Seguinte: assim que li sua dúvida desenhei esse circuito. Estou passando ele aí, mas, caso alguém passe algum já testado pra você, não tenha dúvidas: monte o testado, porque eu acabei de desenhar esse e claro que não testei.

timerrreimao4bk.gif

No caso aí de algum colega propôr alguma mod ou correção nele, você já implementa elas aí, falou?

Esse circuito usa os mesmos 9V que você mencionou (que são tensão, não corrente) para alimentar o TLC555 e os componentes juntos. Aí, essa tensão não pode ultrapassar 15V. Se você precisar chavear uma tensão maior, vai ter que dar uma mexida leve nesse circuito.

E a corrente máxima que o BS170 suporta é 500mA.

Tranzorb

PS.: Você precisa de intervalos de tempo precisos? Se não precisar, dá pra fazer um circuitinho mais simples...

PPS.: Eu mesmo já fiz uma mod nele porque tinha errado uma parada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, não precisa ser nda preciso nem complexo...

quanto mais simples melhor vei!!

tipo, eu quero um circuito assim :

Eu ligue ele , aí depois de 30 mins (não precisa ser preciso.. pode ser de 25 a 45 mins... ) ele libere uma tensão com uma corrente suficiente pra colocar fogo numa palha de aço (bom-Bril) (uma bateria de 9 volts faz isso ... )

e precisa ficar um circuito pequeno.. nada de muito monstruoso...

sakou ... ?

REsumindo : não preciso nda de muito preciso nem muito sofisticado, não precias de botões nem reguladores de tempo.. só que em + ou - 30 mins libere uma corrente pra fazer uma palha de aço Pegar fogo..

ok?

Valewww!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aê!

Cara esse circuitinho aqui também acabei de desenhar, mas já propus prum cara numa outra ocasião um circuito parecido com esse, para um objetivo um pouco diferente (ao invés de acionar um bombril o cara queria acionar uma buzzer), o cara testou e disse que funcionou:

timerrreimao29jp.gif

Dá pra dar uma regulada no tempo com o trimpot de 20K, ou potenciômetro, o que ficar mais fácil pra você. Você pode ir fazendo experiências com outros valores de capacitores, de trimpots... pra um intervalo de tempo tão grande esse circuito é bem impreciso mesmo, mas acho que pros seus propósitos vai servir legal.

O resistor de 820K serve pra descarregar os capacitores, mas acho que seria bom você descarregá-los colocando-os em curto para ser mais rápido. Não vai dar choque não.

Bicho, você tá querendo fazer aqueles acionadores de fogos com isso??? Vê direito aí, hein, cuidado.

Testa bem o bicho e posta aí dizendo se funcionou.

Tranzorb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pega aquele primeiro lá. De qualquer forma, acho que você vai ter que comprar alguns componentes, de repente saia mais barato comprar esses do mais simples aí... sei lá.

Achei que alguém aí ia postar alguma observação sobre o circuitinho, ou até postar um pronto aí, ou link... porque, como te falei, eu num testei esse não, só desenhei.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rreimao@14 de março de 2005, 00:12

não, não precisa ser nda preciso nem complexo...

quanto mais simples melhor vei!!

tipo, eu quero um circuito assim :

Eu ligue ele , aí depois de 30 mins (não precisa ser preciso.. pode ser de 25 a 45 mins... ) ele libere uma tensão com uma corrente suficiente pra colocar fogo numa palha de aço (bom-Bril) (uma bateria de 9 volts faz isso ... )

e precisa ficar um circuito pequeno.. nada de muito monstruoso...

sakou ... ?

REsumindo : não preciso nda de muito preciso nem muito sofisticado, não precias de botões nem reguladores de tempo.. só que em + ou - 30 mins libere uma corrente pra fazer uma palha de aço Pegar fogo..

ok?

Valewww!!

Na boa isto na está me cheirando bem. :devil:

O que você vai acender? Não deve ser nada bom senão você não estaria a 30mins de distância :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Medx@19 de março de 2005, 19:13

Na boa isto na está me cheirando bem.  :devil:

O que você vai acender? Não deve ser nada bom senão você não estaria a 30mins de distância  :D

é ... aí já num vou postar aqui minhas ideias, porque pode dar rolo ..=] :devil::devil:

mais quem nunca feiz uma "travessura" q atire a 1ªpedra...

a e TRANZORB, esse do link q você me passou tá otimo, só q nem precisa de botao de reset, ele só vai ser usado 1 veiz só .. depois acho q o 555 nem vai + existir...

nesse do link q você me passou, qualquer eu vou precisar comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.. depois acho q o 555 nem vai + existir...

....................*

....................**

......................\\

........................\\

.........................||

.............@@@@@@@@@@

..........@@@@@@@@@@@@@

........@@@@@@@@@@@@@@@

......@@@@@@@@@@@@@@@@@

.....@@@@@@@@@@@@@@@@@@

....@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

....@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

.....@@@@@@@@@@@@@@@@@@

......@@@@@@@@@@@@@@@@@

.......@@@@@@@@@@@@@@@@

........@@@@@@@@@@@@@@@

..........@@@@@@@@@@@@@

.............@@@@@@@@@@@

..................@@@@@@@

Bada bin, bada ben, bada BUUUMMMM :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Postado Originalmente por (SubZero)

Bada bin, bada ben, bada BUUUMMMM

Hahahaha, podes crer.

Rreimao, cara, toma cuidado por favor. Eu vou tentar desenhar aqui alguma coisa, para adaptar aquele lá. Acho que você vai ter mesmo que comprar algumas peças cara.

Mas, olha, testa antes ele sem a sua bomba caseira, faça MUITOS testes, descarregue todos os capacitores do circuito antes de usar.

Legal, to gostando da ideia de fazer um circuitinho tendo que tomar medidas de segurança... mas cuidado velho.

Até logo,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeww rreimao

Cara, pensei aqui agora, porque você não usa esse acionador de bombril para, ao invés de botar fogo na bomba, acender um pavio longo, e, aí sim, o pavio acender a bomba???

Po, comprar as peças, montar uma placa e depois mandar pelos ares....

Se essa ideia do pavio não for viável, eu gostaria de saber o porquê.

Até mais,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma aí galera, num é nda de bomba não, nem atentado terrorista nem nda...

já viram aquelas "bombas" de fumaça? q num faz barulho nem nda? só sai fumaça?

entaooooo!! é pra isso ... e o 555 "num vai mais existir" não porque ele vai pelos ares, e sim porque depois eu num vou nu lugar pegar ele...

Pavio num da porque teeria q ser muito grande...

Calma galera, c's num estão falando com nenhum terrorista não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rreimao@20 de março de 2005, 13:54

Calma aí galera, num é nda de bomba não, nem atentado terrorista nem nda...

viram aquelas "bombas" de fumaça? q num faz barulho nem nda? só sai fumaça?

entaooooo!! é pra isso ... e o 555 "num vai mais existir" não porque ele vai pelos ares, e sim porque depois eu num vou nu lugar pegar ele...

Pavio num da porque teeria q ser muito grande...

Calma galera, c's num estão falando com nenhum terrorista não...

A bom, é que tava parecendo projeto de feira de ciências palestino :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeww!

rreimao, desde o começo essa história não estava me cheirando muito bem mesmo.... porque, mesmo sem se tratar de atentado terrorista, boa coisa não é, já que você não vai poder voltar no lugar para apanhar devolta o circuito.

Você deve estar pensando em aprontar alguma na escola, sei lá...

ainda num terminei de desenhar o circuito, e tenho que te dizer o seguinte: usando o 555, estou achando um pouco embaçado fazer esse timer da forma que você quer. Até sei como fazer, mas, 1o.: sem testar eu não garanto e 2o.: o 555 não é o mais apropriado para a aplicação que você quer especificamente.

Nenhum colega propôs nada, e, sem 2as. opiniões, não dou certeza absoluta: mas, tipo, usando o 555 eu tenho que usar mais componentes e fica maior a placa, pior de montar... e, PENSE, tá certo, você já tem o 555, mas vai perdê-lo; de qualquer forma, voce vai ter que ir na loja comprar umas peças...

Então, não é melhor você montar algo mais simples, usando transistor, capacitor e resistor? Já que você nem quer precisão, só quer ganhar tempo pra sair correndo???

Pensa bem aí, bicho, de qualquer forma, eu to desenhando aqui. Naquele circuito que eu já botei no tópico (o sem 555), eu vou dar uma mudada em algumas coisas pra ficar melhor.

Gostaria de falar pra galera que, se precisarem de algum circuito e não encontrarem na NET, ou encontrarem e precisar fazer alguma adaptação, me comuniquem, TALVEZ eu possa ajudar e eu gosto muito de mexer com esse tipo de coisa!

Até +,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Medx, eu não achei essa solução muito legal porque, assim que o capacitor atingir 0,7V, o transistor já vai querer começar a conduzir... apesar de que a tensão poderá não ser suficiente pra acionar o bombril ainda... bem, acho que com esse circuito dá pra controlar melhor o tempo, gostaria de saber o que você acha. Você também desenha circuitos, ou estou enganado? Bem, gostaria de opiniões do pessoal.

timerrreimao43ty.gif

Tô pensando em montar isso aí e testar também, tenho tudo menos o TIP, acho que vou comprar amanhã, hehehe, fiquei curioso...

Esse terminal de descarga é importante porque esses capacitores acumulam uma boa carga, se você parar uma temporização e começar outra sem descarregá-los a nova num vai corresponder ao que você programou. É só usá-lo pra botar os capacitores em curto pra descarregar.

Ei rreimao, de repente dá pra adaptar esse relógio, colocar um relé ou algo assim pra comutar uma tensão suficiente pra acionar o bombril.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tranzorb@21 de março de 2005, 00:12

Olá pessoal,

Medx, eu não achei essa solução muito legal porque, assim que o capacitor atingir 0,7V, o transistor já vai querer começar a conduzir.

Ei rreimao, de repente dá pra adaptar esse relógio, colocar um relé ou algo assim pra comutar uma tensão suficiente pra acionar o bombril.

Exatamente, os valores do resistor e do capacitor irão determinar o tempo, pode até ser incrementado com um zener entre a base e o capacitor (vai funcionar 1 vez só mesmo :D )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, os valores do resistor e do capacitor irão determinar o tempo, pode até ser incrementado com um zener entre a base e o capacitor (vai funcionar 1 vez só mesmo)

Achei que o sistema já começar a acionar em 0,7V seria um pouco cedo, considerando que a tensão no cap. ainda iria continuar crescendo até quase 9V. Mas, hum, legal o zener, resolveria isso...

bem, vou fazer um teste e só torno a postar um desenho se funcionar, sou meio cabreiro com isso de desenhar circuito assim de uma vez e já funcionar de 1a.

Obrigado, Medx.

Tranzorb.

PS.: Agora o sistema do fórum tá corrigindo até a palavra "fun.far"... para "funcionar"..... enquanto isso, a função po.w no header math.h do C é bloqueada como se fosse um palavrão... ######################

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, intao, eu medi a tensão q vai pro buzzer do relogio do paraguai.. cara, o ponteiro do multimetro num mexe nem 1 mm ... se eu num tivesse com as janelas fechadas eu diria q era o vento q mexia o ponteiro.. q ele dava umas tremidinha só ...

tipo, c eu conseguir pegar uma tensão de 2,5 V vai tar otimo, porque um colega meu me sugeriu pegar uma lampada de lanterna e quebrar o vidro dela, deixar só o filamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí rreimao,

fiz um circuitinho que funcionou aqui, mas não do jeito que você espera.

Eu queria te perguntar: Quando você faz o bombril queimar com a bateria, você coloca os fios da bateria no bombril, certo?

Se é isso que você faz, então eu gostaria de sugerir o seguinte: mantenha os fios bem ligados ao bombril, e então encoste-os na bateria. Veja se você ele incandesce. Aqui não rolou.

Falo isso pelo seguinte. Pela experiência que fiz, entendi que, quando os fios da bateria vão "triscando" no bombril, acabam provocando um leve faiscamento que acende o bombril e começa a reação.

No entanto, se os fios estiverem bem ligados ao bombril, e então depois uma corrente começar a passar, não haverá faiscamento, e então o bombril não vai acender.

Se esse realmente for o caso, não será possível montar o seu sistema da forma como você está imaginando agora.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cara, pra faisccar desse jeito q você falou tem q colocarbem pouco bombril (com uma tensão de 9v) uns 5~7 fios de palha de aço estão de bom tamanho...

mais com uma tensão alta (110 V ) você pode colocar 1 kg de bombril já montado e ligar na tomada q sai uma faisca danada...

tipo, eu já desenvolvi um circuito com relogio... meu primo me deu umas ideias e acho q vai dar certo... o unico problema é q eu desmontei o relogio e agora quando eu montei ele num funciona... odeio engrenagens...

tipo, o q ele sugeriu foi ISOLAR o sistema q dá contato quando alinha os ponteiros do alarme com o ponteiro da hora, e montar meu sistema em cima disso... teoricamente era pra dar certo... só q estou desde ontem tentando montar relogio e elenum funciona.. as engrenagens estão empacando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Medx@21 de março de 2005, 01:40

Exatamente, os valores do resistor e do capacitor irão determinar o tempo, pode até ser incrementado com um zener entre a base e o capacitor (vai funcionar 1 vez só mesmo  :D )

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...