Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desktop velho sendo util como server domestico


marcos_mfs

Posts recomendados

Possuo um computador parado aqui que pensei que poderia ser útil para proteger minha rede doméstica, desonerando meu notebook de antivirus e/ou outros programas, ou ainda ajudar a proteger minha rede.

Já usei linux Debian e Kurumin neste computador, tudo funcionando bem, inclusive com o Kurumin instalado.

Quais os pacotes que deveria instalar e configurar para deixá-lo funcionando a contento?

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existem algumas distribuições leves voltadas para esses fins. A princípio, se baixares o debian, a versão server ( ou também não ), instale o pacote básico, incluindo nele o firewall ( iptables ) e um antivírus.

Configurar o iptables é fácil. Já configurar um antivírus server é algo que eu ainda não o fiz ( somente para servidor de email ). No entanto, qual é a tua ideia de proteção ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia é antivirus, firewall, DHCP, samba, e alguma maneira de limitar banda (??). Aos poucos ir agregando outros serviços também, já que o linux tem muita coisa interessante.

Com isso pretendo também ir aprendendo mais sobre redes e linux.

Tem um CD do Debian que é voltado a server então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, aqui:

http://www.debian.org/distrib/

É uma ideia interessante e é assim que vai aprender. Sugiro você comprar um livro, voltado para isso. Vai ser bem melhor do que catar tutoriais na internet ( não é que seja melhor, tu irás ganhar tempo ). Geralmente, os livros da Oreilly são ótimos para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!