Imprimir artigo
Como preparar um CD de boot
23/10/2002 às 5h47min por Gabriel Torres em Tutoriais
511.599 visualizações

Caso você não saiba, é possível dar boot através de um CD, como se ele fosse um disquete ou um disco rígido. Para isso, o CD precisa ser de boot e você precisa alterar o setup do micro de forma a permitir que o boot seja dado pelo CD (a opção Boot Sequence deve ser alterada para algo como CDROM, C).

Muitas vezes precisamos criar um CD que dê boot. O caso mais usual é para rodar um antivírus em um micro que esteja infectado. Como o boot será dado pelo CD e como não é possível escrever diretamente dados em um CD, fica muito mais prático e seguro rodar um antivírus dessa forma (o vírus não tem como atacar o CD). Além disso, os antivírus atualmente estão muito grandes, não cabendo em um simples disquete.

Para criar um CD de boot, basta você escolher, no programa de gravação de CDs, que o projeto é de um CD de boot. No Easy CD Creator, por exemplo, isso é feito no menu File, opção New CD Layout, escolhendo-se Bootable CD. Em seguida, o programa irá pedir para você um disquete contendo a imagem do boot.

Como preparar um CD de boot

Figura 1: Criando um CD de boot no Easy CD Creator.

O que é isso? É o seguinte: para dar boot, o CD precisa ter dentro dele um arquivo contendo uma imagem de um disquete de boot. Assim, ele dará boot simulando ser aquele disquete. Ou seja, você precisará criar um disquete de boot da forma exata de como você quer que o boot do CD seja feito.

Durante o boot, o micro se comportará como se realmente estivesse dando um boot por um disquete. Esse "disquete virtual" (imagem do disquete gravada dentro do CD) passará a ser acessado através da letra A do sistema operacional. A unidade de disquete do micro (unidade A) passará a ser acessada através da letra B.

Você precisará criar um disquete de boot que inclusive faça o sistema reconhecer a unidade de CD-ROM, já que no boot do CD o micro "pensa" que está dando boot com um disquete comum, ele não sabe que está dando boot por um CD. Ou seja, você precisará criar um disquete de boot que funcione da maneira exata que você quer que o boot do seu CD se comporte.

Recomendamos que esse disquete de boot para ser usado na imagem do CD seja criado através dos seguintes comandos no prompt do DOS de uma máquina com o Windows 98 instalado:

Format a:/s
Copy c:\windows\command\ebd\oak\cdrom.sys a:
Copy c:\windows\command\mscdex.exe a:

Em seguida, crie um arquivo Config.sys através do comando Edit a:\config.sys contendo o seguinte comando:

device=a:\oak\cdrom.sys /d:mscd001

Depois, crie um arquivo Autoexec.bat através do comando Edit a:\autoexec.bat contendo o seguinte comando:

a:\mscdex.exe /d:mscd001

O seu disquete de boot estará pronto e você poderá usá-lo. Se você quiser rodar automaticamente algum programa - por exemplo, um antivírus - basta adicionar o comando que chama o programa como última linha do Autoexec.bat do disquete de boot. Lembrando que após o comando Mscdex, o micro já estará reconhecendo a unidade de CD-ROM. Por exemplo, se você gravou o antivírus F-prot no CD-ROM em um diretório chamado F-prot, então a última linha do Autoexec.bat será:

d:\f-prot\f-prot.exe

Note que estamos assumindo que a unidade de CD-ROM será acessada através da letra D. Se você der boot com esse CD em um micro com mais de um disco rígido ou com um disco rígido dividido em mais de uma partição, será mostrada uma mensagem de erro de "caminho não encontrado". Você terá, então, de rodar o comando manualmente.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
445.766 usuários cadastrados
380 usuários on-line