Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

delphi 7 + mysql


Posts recomendados

Bom dia pessoal. 

             Sou iniciante em programação e estudo com os conteúdos da net. Criei uma "agenda de contatos simples" e estou usando Delphi 7 + mysql + Adoconn.+.Adoquery + datasource. Estou usando DBgrid + dbNavigator ( só com as setas,  next, prior etc).  Não consigo de forma nenhuma, até agora, gravar um registro sem dar erro !! Não gostaria de tratar o erro ( gambiarra ), e sim descobrir o por quê ?  Vou postar o código e se alguém decifrar esse enigma,pelo menos pra mim, agradeço. Quando uso "AdoQry.post;"  ele grava normal, mas quero gravar com sql, fieldbyname, parameters, etc, mas dá o mesmo erro : Acess violation with message: Acess  viol... at .. end ....004a9662 read of address 00000030. Detalhe: Dá esse erro, mas grava o registro !!!  se eu tirar essa linha: ADOQry1.DataSource.DataSet.Open; não grava nada! E dá a mensagem: O dataset está fechado ou not mode edit or insert !  Como resolvo isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Mauro eu não me lembro se o delphi 7 possui o componente dbexpress, eu uso o berlin.

No berlin eu uso firedac + datasetprovider + clientdataset + datasource e essa combinação funciona muito bem e é fácil de usar.

Outra combinação que funciona da mesma forma é dbexpress + datasetprovider + clientdataset + datasource.

Liga-se uma query (do dbexpress) no datasetprovider, depois liga o datasetprovider no clientdataset e por fim liga o clientdataset no datasource. No clientdataset com botão direito em field editor la eu adiciono todos os campos da query.

clientdataset.close;

with query do

begin

sql.clear;

sql.add('select * from tabela');

end;

clientdataset.open;

 

dentro dos botões

inserir - clientdataset.insert;

alterar - clientdataset.edit;

excluir - cliendataset.delete;

              clientdataset.applyupdate(0)

cancelar clientdataset.cancel

gravar - clientdataset.post

              clientdataset.applyupdate(-1)

 

Uso os DBEdits também, fica um programa bonito com código limpos.

 

Se puder te ajudar em mais alguma coisa meu e-mail [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...