Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Migrar para o arduino,onde começar?


Posts recomendados

Queimou meu gravador de pic (PICKIT2)clone,montei minha placalaboratorio,mas estou tendo muito problemas com ela,ja havia essa intenção de migrar para o arduino,mas resisti a tentação(até o momento).

Agora acho que no pe que aos coisas estão onde so se fala de arduino estou percebendo que os PIC'S estão perdendo terreno.

Diante disso gostaria de saber a opinião dos nobres colegas mais experientes,qual arduino começar?Poderia usar a linguagem c(ccs) e compilar,ele ira gravar o hex?

Bom o estoque de perguntas e duvidas é imenso,por favor me corrijam se eu estiver errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, joseca2 disse:

Agora acho que no pe que aos coisas estão onde so se fala de arduino estou percebendo que os PIC'S estão perdendo terreno.

 

Na minha singela opinião, seu raciocínio está certo e sua escolha é bem acertada, venho exatamente do PICKIT2+CCS C Compiller e relutei para tomar esta decisão por muito tempo, até comprei um Arduíno Mega e ficou na gaveta sem uso, não queria nem saber dele. Agora estou começando e não estou arrependido, acho que a escolha foi muito boa. A linguagem usada no Arduíno usa muitos recursos modernos da linguagem C++, coisa que não tem no CCS C como por exemplo as características da orientação a objetos(não conheço bem esses recursos, mas analisando superficialmente os códigos, percebo muita semelhança com os códigos do C#  e C++ no Visual Studio).

 

4 horas atrás, joseca2 disse:

qual arduino começar?

Qualquer um, se não me engano o menor deles é o Nano. vale lembrar que o Arduíno nada mais é que um ambiente de programação que usa um AVR, ou seja, se você comprar separadamente um AVR qualquer pode programar usando uma placa feita por você. O interessante de comprar a placa pronta(Arduíno) é que já vem toda a parte de eletrônica pronta e você pode comprar os módulos separadamente sem ter que fazer nenhuma solda e nem entender de eletrônica.

 

4 horas atrás, joseca2 disse:

Poderia usar a linguagem c(ccs) e compilar,ele ira gravar o hex?

Não. O Arduíno  usa sua própria IDE(se quiser pode usar outras IDEs: Visual Studio, Eclipse, Netbeans, e a melhor de todas: ATOM) e ele tem sua própria linguagem: Wiring que é baseada em C++, por isso os códigos do CCS já eram. 

 

Vou te dar aqui uma outra alternativa(vou te converter pra irmandade kkkk)...

Já ouviu falas no ESP8266?

Aqui tem um tópico com uma tremenda discussão a respeito:

esp8266-a-pequena-maravilha...

 

Dá uma olhada e veja o que estamos fazendo com esta belezinha.

 

As vantagens:

Preço baixo

Usa linguagem do Arduíno e também Basic entre outras

Roda a 80/160Mhz

Tem rede WiFi embutida

Web server, modo access point e estação...

 

Foi por causa desse ESP8266 que passei a usar a IDE do Arduíno e sua linguagem por ser muito parecida com a do CCS.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, joseca2 disse:

Poderia usar a linguagem c(ccs) e compilar,ele ira gravar o hex?

 

Opa, vou dar meus palpites aqui .....

 

Inicialmente, eu compraria um Arduino Uno R3 ou compatível. Tem muita coisa prontinha para ele, já para usar um Arduino Nano voce pode ter de fazer algumas alterações devido à pinagem diferente .

 

Quanto a usar linguagem C e compilar, sim, pode, mas para gravar no Arduíno fica muito mais fácil usar um gravador UsbAsp baratinho, pois ele encaixa diretamente no conector ISP do Arduino Uno.

 

Eu, por exemplo, uso a linguagem  Basic, e a própria IDE do Bascom aceita gravar diretamente pela USB do Arduino, então me facilita muito. 

 

Vai se divertir muito mais com o Arduino do que com o Pic, pois o hardware é mais completo, e a velocidade de processamento é pelo menos 4 vezes maior do que  o Pic !

 

Dá uma lida no tópico destacado sobre Projetos com Avrs, eu tenho um tutorial com bastante informação inclusive sobre simulação no Proteus, e no próprio tópico tem alguns projetos interessantes onde uso Assembly junto com o Basic para conseguir coisas bem sofisticadas.

 

Espero que se divirta bastante, meu amigo !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Paulo e Vinicius,confesso a vocês que programação não é o meu forte,torço o nariz com aquelas chaves que tem que abrir e fechar,me assusta...me desistimula...

Bom,ja que vocês deram suas opinioes sinceras,sou solidario a voce Vinicius,tenho varios projetos com o PIC,o Paulo conhece um deles(relogio,calendario e termometro com o PC16F877A)postado no Youtube.

O arduino Uno r3 permite gravar,né?e depois para rodar o programa nele?Sim vou ter que ter os perifericos,mas como é roda/grava?Por software?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, joseca2 disse:

O arduino Uno r3 permite gravar,né?e depois para rodar o programa nele?Sim vou ter que ter os perifericos,mas como é roda/grava?Por software?

 

Ele tem um AVR que é muito parecido com o PIC, e vem com um conjunto de periféricos soldados na placa, fazendo dela um ambiente de desenvolvimento, nela tem um conversor USB/Serial que basta conectar no PC e configurar a IDE do Arduíno informando qual placa está usando. Daí é só escolher um dos exemplos já prontos na IDE e mandar gravar, feito isso já estará rodando, esta placa já possui todas as conexões inclusive uma saída de 3v3 para outros periféricos. Ele(O Arduíno) não é como o PIC que vem somente o CI separadamente e você precisa de um gravador, não que não possa usar desta forma, se por exemplo você comprar um AVR qualquer, somente o CI, aí vai precisar de um gravador.

3 horas atrás, joseca2 disse:

Obrigado Paulo e Vinicius,confesso a vocês que programação não é o meu forte,torço o nariz com aquelas chaves que tem que abrir e fechar,me assusta...me desistimula...

 

O que fez o Arduíno se tornar tão popular não é o fato de "facilitar a programação", acredite, não existe "caminho fácil" em programação, o que existe é linguagem de entendimento mais fácil, quanto mais alto nível mais fácil costuma ser, porém, mais pesado vai ficando o código, o que torna o Arduíno tão popular é o fato de ter muito código pra tudo, basta pegar e gravar/rodar, ou modificar se quiser. O maior problema que vejo com o Arduíno é o valor, meio caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joseca2 ,

 

Eu compraria no Mercado Livre mesmo, eu vou escolher um para você e coloco o link aqui... escolhi o verdadeiro R3, que vem com o Atmega16 também além do Atmega328, e este no formato DIP, com soquete, caso danifique é só trocar o chip !

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756415464-arduino-uno-r3-cabo-usb-codigos-de-exemplos-_JM

 

 

voce pode baixar a Ide do próprio site do Arduíno :

 

https://www.arduino.cc/en/Main/Software

 

 Basta ligar o Arduíno ao seu computador pelo cabo USB, e pronto, já pode gravar os programas nele.

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joseca2 ,

 

Existem vários kits de periféricos que você pode comprar, alguns vem com o Arduíno Uno R3 ( quase sempre é a versão modificada, que utiliza um chip serial no lugar do Atmega16, e a versão do Atmega328 é em SMD, o que não vai te deixar trocar caso algum experimento tenha uma ligação errada e danifique o microcontrolador... ) veja alguns :

 

http://lista.mercadolivre.com.br/arduino-kit#D[A:arduino-kit]

 

Não ceda à tentação de comprar de cara o Arduíno Mega... comece mesmo pelo Uno R3.

 

Alguns vem com coisas muito simples, outros vem com bastante sensores, você pode escolher aqueles que mais lhe interessam.

 

Os Sketchs são os programas feitos na linguagem do Arduíno, eu te garanto que você vai encontrar vários para tudo que existe por aí ..... pelo menos umas 500 vezes mais do que você já encontrou para os Pics !

 

Isso é bem mais barato se você comprar pelo Ebay, mas vai demorar pacas ....

 

O que eu sugiro que você compre de imediato são conjuntos de cabos para interligação, que encaixem nos conectores do Arduíno, são do tipo macho-macho ( você usa para interligar com uma protoboard por exemplo ) , e do tipo macho-fêmea ( para interligar com plaquinhas que possuem pinos já soldados para encaixar em protoboard .

 

Isso eles vendem em conjuntos de cabos de vários tamanhos e cores.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691074601-cabo-jumper-20-cm-macho-x-macho-1x40-protoboard-arduino-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744892650-cabo-wire-jumper-20cm-40-pcs-fmea-macho-protoboard-arduino-_JM

 

Coisas interessantes são displays, sensores, matriz de Leds, aí é com você .... escolha com calma ok ?

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Vinicius,vou comprar sim o arduino UNO R3,uma expansão que achei interessante que ja vem com uma pequena protoboard(protoshield).

Vi um video que a falava para a importancia de instalar os drivers usb e para escolher o modelo do arduino(configurar)mas acho que hoje a IDE é automatica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joseca2 ,

 

Se você comprar uma dessas milhares de cópias do Arduíno que usem um chip conversor serial-Usb no lugar do Atmega16, vai precisar sim instalar o driver do chip conversor.

 

Já se você comprar uma das também milhares de cópias que usem o Atmega16, então a IDE já vai instalar o driver.

 

Mande bala, meu amigo !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joseca2 ,

 

Todo Arduíno vem apenas gravado o bootloader, para permitir a conversa com a IDE do Arduíno.

 

Agora, que pergunta estranha foi essa sobre o Windows reconhecer a IDE ??????

 

Instale o programa do Arduíno e pronto. Não existe isso de o Windows reconhecer a IDE.

 

O que existe é o Windows reconhecer o hardware de seu Arduíno ... mas se você comprou o Uno R3 que vem com o Atmega16 em vez do chip serial, tudo é automático.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joseca2 ,

 

Olhe o esquema de um Uno R3 original :

 

Arduino_Uno_Rev3-schematic-page-001.jpg

 

Repare que o Atmega16 faz apenas a interface entre a porta USB e a comunicação com o Atmega328, que é quem realmente roda os programas.

 

Esse Atmega16 dificilmente pode queimar ou danificar, pois seus pinos não estão acessíveis na pinagem externa do Arduíno. Ele só serve para transformar a comunicação USB em serial para conversar com o Atmega328P.

 

Já o Atmega328P está com os pinos expostos, e pode ser danificado com ligações erradas. Por isso que insisti que você adquirisse um onde o Atmega328P seja em formato DIP e que seja soquetado !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joseca2 ,

 

Para todos os efeitos, tudo está apenas no Atmega328P.

 

Poxa já deixei claro isso sobre o Atmega328P duas vezes, esta vai ser a terceira ( kkkk) :

 

Se você comprar o Arduino Uno R3 que vem com o Atemga328P no formato DIP e com soquete na placa, basta trocar ele por um outro que já tenha gravado o Bootloader.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...