Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Codeblocks


Karpov1

Posts recomendados

@Karpov1       se você quer criar um programa de console, você precisa clicar em file / new / file  e em c/c++   e   escolher   ou c ou c++ e clicar em next e colocar o nome do programa na pasta que você precisa também escolher e aí clicar em finish, com isso abrirá uma tela cinza e branca com o cursor piscando lá em cima onde você pode inserir seu código .

  Já se você que criar um projeto, então você clica em file / new / project  ali tem vários tipos mas o que funciona bem é o Win32 GUI project  nele você coloca códigos da API Win32 em c   c++  e uma outra é a OpenGL project   mas essa é bem complicada, ainda não consegui fazer nada nela .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, devair1010 disse:

@Karpov1       se você quer criar um programa de console, você precisa clicar em file / new / file  e em c/c++   e   escolher   ou c ou c++ e clicar em next e colocar o nome do programa na pasta que você precisa também escolher e aí clicar em finish, com isso abrirá uma tela cinza e branca com o cursor piscando lá em cima onde você pode inserir seu código .

  Já se você que criar um projeto, então você clica em file / new / project  ali tem vários tipos mas o que funciona bem é o win32 GUI project  nele você coloca códigos da API Win32 em c   c++  e uma outra é a OpenGl project   mas essa é bem complicada, ainda não consegui fazer nada nela .

Então, eu sou iniciante nesse assunto, é só criar um programa que aparece escrito na tela Hello World. Mas assim, seguindo as orientaçoes aqui do professor, tem que clicar em Console application -> Go -> Next - > colocar o nome em project file name. 

Até foi e abriu a tela cinza. Mas onde tem cursor piscando pra inserir o codigo? nao encontro

 

O que aparece pra mim é o que mandei na imagem, tudo cinza

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Karpov1     você não seguiu o que eu disse, mas então vamos do jeito que seu professor ensinou, agora que você criou o projeto console application você deve ir na pasta onde você salvou o projeto e abre o arquivo main que está nessa pasta, com isso vai abrir o código de um programa chamado hello word  aí você pode clicar em f9 para rodar o programa e também pode modifica-lo do jeito que quiser .   e depois que fechar esse arquivo e você quiser abri-lo novamente então abra o arquivo com o nome que você salvou, não main .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, devair1010 disse:

@Karpov1     você não seguiu o que eu disse, mas então vamos do jeito que seu professor ensinou, agora que você criou o projeto console application você deve ir na pasta onde você salvou o projeto e abre o arquivo main que está nessa pasta, com isso vai abrir o código de um programa chamado hello word  aí você pode clicar em f9 para rodar o programa e também pode modifica-lo do jeito que quiser .   e depois que fechar esse arquivo e você quiser abri-lo novamente então abra o arquivo com o nome que você salvou, não main .

Engraçado, realmente, quando eu abro um projeto criado com um nome "Pulga", abre uma pasta com dois arquivos, um main e outro chamado Pulga. Eu só consigo deixar a tela cinza abrindo o main, o Pulga nao abre. Porém ,quando eu fecho tudo e abro a pasta, tanto clicando no main quando clicando no Pulga, eu consigo abrir o programa de novo. Então por que você falou "então abra o arquivo com o nome que você salvou, não main ." ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, devair1010 disse:

@Karpov1    Ops foi maus, desculpe,    com a win32 gui  que é desse jeito , nessa console application realmente você precisa abrir é a main .  mas você consegui fazer funcionar ?

Consegui, mas tanto faz então se abre a main ou o arquivo que tem nome do projeto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Karpov1   testei aqui e sim tanto faz, mas se você abrir com o nome do projeto você precisa ter a janela management  na tela do lado esquerdo, se não tiver então vai no botão view e marca a opção manager que a janelinha aparece do lado esquerdo, aí nessa janela clique duas vezes em  workspace e mais dois clique no nome do projeto e mais dois clique em sources e mais dois cliques em main cpp , com isso abre  o programa na tela .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você criar um projeto serão criados 2 arquivos, um é o main.c ou cpp dependendo da linguagem, o outro é o arquivo de configuração. quando for abrir o projeto você deve fazer click com o mouse no arquivo de configuração em caso você fechar o arquivo e quiser continuar ele mais tarde. Ao fazer click no projeto a tela parece assim de cor cinza, mas no lado izquerdo você deveria ver algo como isso:
lateral.jpg.a4e23ab38b88ed36f1f4344d25ced32f.jpg
aí estará seus arquivos... main.c/cpp, .h, .hpp, etc. É só fazer click no main(arquivo principal) que ele aparece na area de edição:
Screenshot_2.jpg.97ffcec4b83e420a37f27908fa94442a.jpg

Se esse painel lateral não abrir prove apertar control + F2. Para abrir a janelinha de avisos use somente F2.
ctrl+F2 = gestor de projetos
F2 = janela de logs

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...