Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar a linguagem!


cafispirino

Posts recomendados

olá,sou iniciante em hoome page,e gostaria de saber como identifico linguagem estou usando,uma vez que sou leigo no assunto.

eu iniciei uma home no dreamwave,indo em arquivo>novo>paginas de modelos>modelo html.

mais eu não sei identificar se é script,asp,php...

eu ja tenho até minha home pronta,mas não sei identificar o tipo de linguagem.

alguem da uma bola?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz

Antes de mais nada eu te recomendo estudar muito pois pelo visto estás quase zerado sobre desenvolvimento para WEB.

Quando fazes uma página no dreamweaver ou em qualquer editor de html , estás a priori, desenvolvendo páginas em HTML, uma liguagem de marcação , que não é uma linguagem de programação.

Linguagem de Script, como o VBScript e o JavaScritpt, são baseadas numa linguagem de programação. São destinadas para o uso em páginas Web(client-side) ou em servidores web (server-side). Estas linguagens permitem ao programador ter acesso à elementos de uma página web, como imagens, elementos de um formulário links etc. Este objetos podem ser manipulados ou mudados via programação, pois as linguagens scripts permitem também ao programador capturar eventos, como um click do mouse ou uma tecla pressionada de seu teclado. Isto lhe dá a capacidade de poder criar ações baseadas nas ações do usuário.

Elas são facilmente identificas numa página pois são indicadas por TAG <script> comandos </script>.

Desenvolver páginas em ASP ou PHP ou JSP (ou em qualquer outra linguagem de programação) são outros 500. Podes desenvolver um página usando um editor estilo dreamweaver, mas ele apenas vai estar te oferecendo o ambiente para desenvolvimento, no máximo ele te fornece alguns templates.

É fácil saber a linguaguem que um site foi desenvolvido. basta ver a extensão dos arquivos (*.asp é feito em ASP, *.php é em PHP, etc)... Como deves estar usando o default do editor, tua página está em html (ainda que a extensão seja HTM, pois é a mesma coisa).

Novamente eu te recomendo a estudar e ler muito sobre o assunto.

Haa, as paginas não podem ser salvas como javascript ou vbscript pois as linguagens scripts fazem parte da página.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom,eu ainda sou bastante leigo no assunto,estou estudando e aprendendo aos poucos.

Mais qual é a diferenca da html para as outras linguagens.Tipo uma suporta mais ultilitarios que a outra,ou tem alguma diferenca mais brusca?

eu montei o site no dreamwaver,mais eu não vou poder colocar lo no ar?

eu sei que tenho que ainda tenho que ler muito,mais eu queria saber se a pagina que eu fiz no dream é valida ou vou ter que mudar alguma coisa?tem um tuto aí esplicando isso não? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é que o HTML não é uma linguagem de programação. Não podes fazer IF, While, com ele. Ele é apenas uma liguagem de marcação. Enquanto que ASP, PHP, JSP, etc são linguagens de programação, com estruturas mais complexas, o que permite uma maior flexibilidade, mas aumentando o grau de dificuldade para aprende-las.Não sei se vais conseguir entender assim. Vou dar um exemplo.

Vamos supor que queres fazer um catalogo de produtos. Se fores usar apenas HTML, vais precisar criar uma página para cada produto.Se resolveres mudar algo no layout, vais ter que mudar em todas as páginas. Utilizando uma linguagem de programação (como as que eu citei) podes ter um banco de dados, e apenas uma página que iria montar dinamicamente as paginas de cada produto. Entendeu ?

Podes publicar sem problemas o site que fizeste usando o dreamweaver. Ele deve estar ou com a extensão HTML ou HTM.No dreamweaver podes salvas paginas em outros formatos, mas a logica de programação fica por tua conta.

Tutorial ? entendi, na net tem diversos, basta dar uma procurada. Livros também são bastante uteis.. E prática.. muita pratica..

Qualquer coisa, post aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...