Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na criação de uma placa com o módulo GSM SIM900


Plateu

Posts recomendados

Quando eu testo usando um SIMCard mais antigo da TIM dá tudo certo. Entretanto, se eu tento com outro mais novo ele dá o problema relatado. Pora caso você colocou aqueles diodos de proteção no SIMCard (SMF05C ou com diodos zener 5V1)? Eu coloquei os zeners e acho que isso pode estar zicando a parada com os chips mais novos.

Eu coloquei sim aqueles diodos de proteção, no meu projeto utilizei o 5v1 mesmo, pode ser que eles estejam interferindo em alguma coisa sim, tenta curto circuitar eles e faça um teste p ver se o problema permanece e posta os resultados p gente tirar as duvidas, abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Te mandei um email e uma MP falando sobre o possível problema disso, Geovane. Se puder, me responde lá que talvez eu consiga te ajudar.

Abraço.

Plateu/Geovane;

Também tenho esse mesmo problema, por favor informe como registro na operadora VIVO e ainda como envio SMS pelo SIM900, por gentiliza, eu abri um topico, coloque a resposta lá também.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Plateu/Geovane;

Também tenho esse mesmo problema, por favor informe como registro na operadora VIVO e ainda como envio SMS pelo SIM900, por gentiliza, eu abri um topico, coloque a resposta lá também.

Obrigado.

Qual é a saída que o SIM900 te dá na tela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde PLateu,

Estava procurando na internet algum circuito para converter sinal 3.3v para 5v, para comunicaÇão serial, pois estou começando a utilizar o sim900, e gostaria de saber se tu tens já algum esquema de ligação do sim900, com regulador de tensão etc....

Desde já Grato pela ajuda.

Rodrigo Ribas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá;

estou com um módulo SIM900 para o qual estou querendo montar um circuito para usá-lo com Arduino.

O esquema que estou pensando em utilizar é este:

http://www.open-electronics.org/wp-content/uploads/2011/05/0900_Schema.bmp

Mas aí ele pede o SMF05C que eu não consigo encontrar para vender.

Quem já fez a montagem pode dar uma olhada no esquema acima e me dar alguma sugestão?

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa tarde PLateu,

Estava procurando na internet algum circuito para converter sinal 3.3v para 5v, para comunicaÇão serial, pois estou começando a utilizar o sim900, e gostaria de saber se tu tens já algum esquema de ligação do sim900, com regulador de tensão etc....

Desde já Grato pela ajuda.

Rodrigo Ribas

Utilize a solução que mencionei a alguns posts atrás e que recorre a um MOSFET de canal N para converter de 3.3v para 5v (LVTTL->TTL)e um divisor de tensão simples para reduzir de 5v para 3.3v (TTL->LVTTL).

Olá;

estou com um módulo SIM900 para o qual estou querendo montar um circuito para usá-lo com Arduino.

O esquema que estou pensando em utilizar é este:

http://www.open-electronics.org/wp-content/uploads/2011/05/0900_Schema.bmp

Mas aí ele pede o SMF05C que eu não consigo encontrar para vender.

Quem já fez a montagem pode dar uma olhada no esquema acima e me dar alguma sugestão?

Fernando

Há duas abordagens que mencionei no decorrer do tópico. São elas:

1) Não usar o SMF05C e abrir mão da proteção.

2) Usar um array de diodos zener de 5v1, tal como pode ser visto na figura que você mandou. Internamente o SMF05C possui um array de zener de 5v1 de alguma potência desconhecida (suspeito que seja 0.5w).

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Plateu, obrigado pelo retorno.

Utilize a solução que mencionei a alguns posts atrás e que recorre a um MOSFET de canal N para converter de 3.3v para 5v (LVTTL->TTL)e um divisor de tensão simples para reduzir de 5v para 3.3v (TTL->LVTTL).

Eu dei uma olhada neste esquema que você citou e pretendo utilizá-lo também, mas estou com uma dúvida. No primeiro diagrama que cita ser bi-direcional, ele mostra a conexão "Low Side" que eu entendo ser a porta lógica de 3,3V (as conexões do SIM900); o "High Side" que seria a porta lógica de 5V (as conexões do microcontrolador), uma alimentação de 3,3V e uma de 5V.

Como no Arduino eu tenho estas duas tensões (só as portas lógicas dele que funcionam a 5V) eu teoricamente posso usar circuitos iguais tanto para o TX quanto para o RX, já que ele indica funcionar bi-direcionalmente?

Há duas abordagens que mencionei no decorrer do tópico. São elas:

1) Não usar o SMF05C e abrir mão da proteção.

2) Usar um array de diodos zener de 5v1, tal como pode ser visto na figura que você mandou. Internamente o SMF05C possui um array de zener de 5v1 de alguma potência desconhecida (suspeito que seja 0.5w).

Abraço.

É, eu vou usar este array de diodos, legal que os que eu comprei são de 0,5w mesmo.

Agora só falta os componentes que comprei chegarem para fazer um teste na protoboard.

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu dei uma olhada neste esquema que você citou e pretendo utilizá-lo também, mas estou com uma dúvida. No primeiro diagrama que cita ser bi-direcional, ele mostra a conexão "Low Side" que eu entendo ser a porta lógica de 3,3V (as conexões do SIM900); o "High Side" que seria a porta lógica de 5V (as conexões do microcontrolador), uma alimentação de 3,3V e uma de 5V.

Como no Arduino eu tenho estas duas tensões (só as portas lógicas dele que funcionam a 5V) eu teoricamente posso usar o mesmo circuito tanto para o TX quanto para o RX, já que ele indica funcionar bi-direcionalmente?

Se o Arduino já prove 3v3, então utilize esse 3v3 para alimentar o Low Side do esquema do MOSFET. Já o High Side você alimenta com o 5v do próprio Arduino mesmo.

Esse esquema do MOSFET servirá para você converter os sinais em LVTTL do SIM900 para sinais TTL do Arduino. Para fazer o passo inverso, ou seja, converter do Arduino para o SIM900, utilize de um par de resistências de 10k na forma de um divisor de tensão. O Arduino vai mandar pulsos de 0v ou 5v. Usando o divisor de tensão, você terá 0v ou 2.5v na saída. Como o low logic level do SIM900 é entre -0.3v e 0.8v e o high logic level é entre 1.8v até 3.6v (aproximadamente), ele vai interpretar 0v como 0 e 2.5v como 1. Dessa forma, funcionará perfeitamente.

É, eu vou usar este array de diodos, legal que os que eu comprei são de 0,5w mesmo.

Agora só falta os componentes que comprei chegarem para fazer um teste na protoboard.

Fernando

Perfeito. Só não se esqueça que eles devem ser de 5.1v .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom dia à todos, estou retornando ao Forum novamente.

Plateu, o senhor conseguiu enviar alguma coisa usando nossas operadoras? sem precisar pagar por uma APN?

Aqui no Pará, consigo logar, enviar, mas do outro lado não chega nada.

Estou contratando um serviço de APN pago, por isso parei com o projeto.

Mas estou retomando novamente.

Abração à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia à todos, estou retornando ao Forum novamente.

Plateu, o senhor conseguiu enviar alguma coisa usando nossas operadoras? sem precisar pagar por uma APN?

Aqui no Pará, consigo logar, enviar, mas do outro lado não chega nada.

Estou contratando um serviço de APN pago, por isso parei com o projeto.

Mas estou retomando novamente.

Abração à todos.

Se for envio de SMS, eu consegui enviar e receber perfeitamente, tanto controlando via terminal quanto via código do PIC.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...