

Mais Sobre a Tecnologia de Múltiplos Núcleos
Um outro anúncio importante feito durante a abertura do IDF foi a confirmação de que a Intel fabricará processadores com quatro núcleos no próximo ano. Com isso, Rattner decidiu explicar porque a tecnologia de múltiplos núcleos é melhor do que simplesmente aumentar o clock do processador.
O gráfico da Figura 5 é bastante interessante. Se você fizer um overclock de 20% na freqüência de operação do seu processador, o desempenho não aumentará na mesma proporção (já que o desempenho global do micro não depende exclusivamente do processador) e o consumo de energia aumentará muito (73%). No entanto, se você baixar o clock do seu processador em 20%, o consumo de energia cairá muito (50%), enquanto que o desempenho não cairá tanto (87% do desempenho original).
Figura 5: Fazendo um overclock e diminuindo o clock do processador afeta diretamente o desempenho e o consumo.
Dessa forma, se você pegar dois processadores com seus clocks reduzidos e os montar em uma arquitetura de dois núcleos, o consumo será equivalente a de um processador com um único núcleo trabalhando em seu clock máximo, mas o desempenho aumentará muito (73% maior, de acordo com a Intel), obtendo o mesmo desempenho de um processador com overclock, mas com consumo bem menor.
Figura 6: Desempenho da arquitetura de dois núcleos.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora