Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDF Fall 2004 - 1º Dia


     33.699 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
IDF Fall 2004 - 1º Dia

NVIDIA

A NVIDIA aproveitou o IDF para fazer uma apresentação explicando suas tecnologias atuais, a maioria delas já abordamos na nossa cobertura do lançamento do GeForce 6800, como o modelo Shader 3.0, então não vamos repeti-las aqui. A NVIDIA mostrou o seu módulo MXM, que já falamos aqui, e as tecnologias SLI (Scalable Link Interface) e SDI (Serial Digital Interface).

A tecnologia SLI é uma conexão entre placas de vídeo que permite que os processadores gráficos trabalhem em paralelo, similar ao que ocorre em computadores multiprocessados. A NVIDIA mostrou um demo do simulador de vôo Aechelon, que é um simulador profissional, usado pelas forças armadas. Pudemos comprovar o aumento de desempenho: uma placa Quadro FX 3400 produzia 30 quadros por segundo e, colocada juntamente com outra placa ligada via SLI, o desempenho dobrou, pulando para 60 quadros por segundo. O ponto forte é que não a necessidade de qualquer modificação no software para o funcionamento desta tecnologia.

IDF Fall 2004 - 1º Dia
Figura 9: Tecnologia SLI da NVIDIA.

IDF Fall 2004 - 1º Dia
Figura 10: Com o uso de duas placas de vídeo o desempenho dobrou.

Já a tecnologia SDI é voltada para aplicações profissionais de vídeo, tais como estúdios de TV e vídeo. Trata-se de uma interface de vídeo profissional. Outra aplicação cogitada pela NVIDIA é o de cinemas digitais. O distribuidor de filmes, em vez de fazer cópias físicas da película, transmitiria via satélite o filme, em tempo real, para o cinema, que então projetaria o filme, usando um computador equipado com esta interface. Esta transmissão seria obviamente criptografada.

IDF Fall 2004 - 1º Dia
Figura 11: Placa Quadro FX 4000 com interface SDI.

IDF Fall 2004 - 1º Dia
Figura 12: Arquitetura da placa Quadro FX 4000 com SDI.

A NVIDIA apresentou ainda alguns demos das tecnologias de correção de imagem presente nos processadores GeForce da série 6. Estes processadores de vídeo são na realidade "dois em um": além do chip gráfico em si, há integrado ao próprio chip um processador de imagens, para a decodificação de vídeo. Como pudemos comprovar ao vivo, este recurso permite imagens sem aqueles "quadrados" quando aumentamos a janela de reprodução do vídeo, além de fazer com que não haja pausas durante a reprodução de vídeo, o que é muito comum de ocorrer especialmente se o processador da máquina não é tão rápido. Ou seja, em micros com placas de vídeo usando os chips da série GeForce 6 a decodificação de vídeo passa a ser papel da placa de vídeo, e não mais do processador do micro. Para mais informações, leia a nossa cobertura do lançamento do chip GeForce 6800.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!