

Abertura
A abertura do evento foi realizada por Frank Spindler, vice-presidente diretor do programa de tecnologias da Intel, que logo em seguida chamou ao palco o diretor-presidente da Intel, Craig Barrett. Rápido e rasteiro, Barrett lembrou que neste ano comemoram-se 40 anos da Lei de Moore, aquela que diz que o número de transistores em um circuito integrado dobra a cada 18 meses, sendo que ela continua válida. Na Figura 2 a linha verde indica a tendência prevista por Gordon Moore em 1965 e os pontos cinzas indicam os microprocessadores lançados pela Intel desde 1970 e a quantidade de transistores existente. O ponto azul indica o processador Itanium 2 com núcleo duplo, nome-código Montecito.
Figura 2: Lei de Moore.
Na Figura 3 nós vemos o mapa de desenvolvimento dos transistores que serão usados nos próximos processadores. Processadores usando transistores com tecnologia de 65 nm serão lançados ainda neste ano, enquanto o tamanho diminuirá para 45 nm em 2007, 32 nm em 2009 e 22 nm em 2011. Só para lembrar, os últimos modelos de Pentium 4 usam a tecnologia de 90 nm.
Figura 3: Próximas tecnologias de microprocessadores.
Em seguida, Barrett chamou ao palco Steve Pawlowski, diretor de planejamento, arquitetura e tecnologia de plataformas da Intel, que falou de algumas possibilidades de uso do poder computacional que teremos disponível com processadores de núcleo duplo (esperamos ver mais sobre esta tecnologia nos próximos dias). Para isso ele apresentou um protótipo de um computador que responde a movimentos, isto é, simplesmente movendo a mão em frente do computador ele responde – muito parecido com o computador do filme Minority Report.
Figura 4: Craig Barret e Steve Pawlowski demonstrando um computador operado apenas por gestos.
Figura 5: Tela do protótipo do computador operado apenas por gestos.
Pawlowski anunciou ainda que neste ano todos os processadores da Intel terão versões de núcleo duplo, incluindo processadores para servidores, desktop e notebooks.
Como sempre ocorre na apresentação do IDF, a Intel chamou parceiros para falar sobre o uso da tecnologia hoje e amanhã. Desta vez Barrett convidou o pessoal de uma empresa especializada em modificar carros chamada West Coast Customs e também Burt Rutan, que promoveu o primeiro vôo espacial particular da história com a nave SpaceShip One.
O pessoal da West Coast Customs mostrou um carro "tunadão" que é o sonho de qualquer nerd.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora