Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Bug do Milênio


     49.513 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
O Bug do Milênio

Outros casos

Vimos que a maioria dos micros que não mudam automaticamente o calendário de 1999 para 2000 aceitam que essa mudança seja feita manualmente.

E nos casos onde nem manualmente podemos efetuar essa mudança? A solução definitiva é a troca da placa-mãe do micro, onde o circuito de relógio (RTC, Real Time Clock) está localizado. Mas, se você tem um micro antigo e que não suporta o ano 2000 (nem manualmente), essa solução não parece ser adequada, pois você terá de efetuar um upgrade na máquina, já que não existem mais placas-mães de 386 e 486 à venda no mercado.

Se a sua máquina não suportar de jeito nenhum o século XXI e você não está com dinheiro para realizar um upgrade, existem duas soluções, uma por software e outra por hardware.

A solução por software é muito interessante. Existem um programa shareware chamado MBR2000 que instala um pequeno programa residente em memória no setor de boot mestre do disco rígido (MBR). Esse programa “tapeia” o micro, alterando o ano de 1900 ou 1980 para 2000 no sistema operacional automaticamente. É uma solução extremamente válida para a maioria dos usuários que tenham micros antigos.

A solução por hardware é mais eficiente, é claro. Trata-se de uma placa que substitui o relógio de tempo real (RTC) do micro. Essa placa deve ficar instalada no micro e existem versões ISA, PCI e PCMCIA (para notebooks). Existem diversas placas com essa finalidade no mercado, e a mais conhecida é a Millennium Bios Board (distribuída no Brasil pela Sapt, http://www.sapt.com.br). Obviamente sai mais barato colocar uma placa dessas do que trocar a placa-mãe do micro.

Mas, tão importante quanto o hardware é saber se o software suporta o século XXI. Por exemplo, um planilha eletrônica antiga pode não suportar o ano 2000 (e superiores) e acabar efetuando cálculos erroneamente caso eles sejam baseados na data do calendário.

Quem pensa que o bug do ano 2000 só atinge programas muito antigos engana-se. O Windows 98 não suporta totalmente o ano 2000 e é necessário instalar uma atualização. O Windows 98 SE já possui essa atualização e, portanto, não é necessária a sua instalação nessa versão do sistema.

No caso do sistema operacional, quando dizemos que falta suporte à virada do milênio, não estamos nos referindo apenas ao seu calendário, mas sim de todos os outros aplicativos que acompanham o sistema. Por exemplo, o calendário do Windows 98 e do Windows 95 suportam corretamente anos superiores a 1999, mas muitos aplicativos não suportam, podendo causar alguns erros.

Na página na Internet do fabricante do software você encontra informações se o software em questão tem ou não problemas em relação a esse bug e, na maioria das vezes, há para download o arquivo necessário para corrigir o programa. Dessa forma, para você saber se os programas instalados em sua máquina suportam ou não a virada do milênio, consulte a página do fabricante do software na Internet.

  • Curtir 1

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...