Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redes Locais: Placas e Cabos


     326.825 visualizações    Redes    0 comentários
Redes Locais: Placas e Cabos

Cont. Cabo Par Trançado

Desta forma, basta optar por um dos dois padrões e fazer os cabos de acordo com a ordem dos fios impostas por eles. Assim não haverá dúvidas na hora de montar os cabos e na sua manutenção. Nas figuras 9 e 10 você observa a ordem dos fios desses dois padrões.

 Redes Locais: Placas e Cabos
Figura 9: Padrão T568A.

 Redes Locais: Placas e Cabos
Figura 10: Padrão T568B.

Nota: os pares são formados por um fio que é azul, laranja, verde ou marrom, e um segundo fio que é branco. Em alguns cabos, como nas figuras acima, os fios de cor branca possuem listras finas de acordo com a cor do par que pertencem (azul, laranja, verde ou marrom). Na maioria das vezes, no entanto, o fio será totalmente branco. Para saber a qual par pertecem, basta ver com que fio colorido o fio branco está "enroscado". Por exemplo, o fio branco do par marrom estará trançado com o fio marrom e assim por diante. Assim, nas figuras acima as listras coloridas que colocamos nos fios brancos servem para você saber de qual par é o fio branco que estamos nos referindo, embora na prática os fios brancos não tenham tais listras.


Preparação do cabo

Para preparar o cabo em si você precisará, além de conectores RJ-45, um alicate para "crimp". Da mesma forma que os conectores BNC usados no cabo coaxial, os fios do cabo par trançado são presos ao conector RJ-45 por pressão. Basta alinhar os fios do pino 1 ao pino 8 do conector de acordo com o padrão a ser utilizado (T568A ou T568B) e pressionar o conector com o alicate. Não é necessário descascar os fios, pois o próprio conector RJ-45 possui seus pinos em forma de lâmina, descascando automaticamente os fios durante a montagem do cabo.

 Redes Locais: Placas e Cabos
Figura 11: Alicate para "crimp" de conectores RJ-45.




Instalação do cabo

O projeto de como e por onde os cabos irão ser fisicamente instalados no ambiente onde a rede está sendo implementada é muito importante. A melhor maneira de se instalar cabos é criando pontos de rede fixos, através de caixas conectoras. Os micros serão conectados a essas caixas através de um cabo de menor comprimento, enquanto as caixas são ligadas a outras caixas conectoras perto do concentrador (hub ou switch). Este procedimento além de facilitar a instalação das estações da rede, facilita a manutenção. Como na maioria das vezes problemas de cabo partido ocorrem na porção perto da estação de trabalho, bastará substituir apenas um pequeno trecho do cabo. Na figura você observa vários modelos de caixas conectoras. Existem tanto caixas internas a serem instaladas embutidas na parede quanto modelo externos. Lembre-se de comprar caixas aprovadas para trabalhar com categoria 5.

 

Redes Locais: Placas e Cabos Redes Locais: Placas e Cabos

 Redes Locais: Placas e Cabos
Figura 12: Caixas conectores para cabo de par trançado

Para fixar os fios na caixa conectora, você precisará de uma ferramenta de inserção.

 Redes Locais: Placas e Cabos
Figura 13: Ferramenta de inserção.




Patch Panel

Em redes de grande porte, os cabos UTP/STP provenientes dos diversos pontos de rede (caixas conectoras junto aos micros) são conectados a blocos de distribuição fixos em estruturas metálicas. Este conjunto é denominado Patch Panel. A ligação dos blocos de distribuição citados aos hubs e/ou switches se dá através de patch cords. A utilização de Patch Panels confere melhor organização, maior flexibilidade e consequentemente, facilita a manutenção. (Otto Fuchshuber Filho)


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...