Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FRAPS


     20.898 visualizações    Software    8 comentários
FRAPS

Usando o FRAPS

O primeiro passo é obviamente baixar e instalar o FRAPS, que é um programa freeware, embora você possa registrá-lo por US$ 37 caso não queria que os vídeos feitos através dele tenham uma marca d’água do programa, além de não haver limite de tempo para o recurso de filmagem.

O programa é extremamente simples e fácil de usar. Ao abrir o programa pela primeira vez, você verá quatro menus disponíveis: “General”, “FPS” (configura a medida de desempenho), “Movies” (configura o recurso de filmagem) e “Screenshots” (configura o recurso de captura de tela).

Na tela “FPS”, você configura as opções de medida de desempenho. Por padrão, o programa gravará os resultados em um arquivo texto na pasta c:[:backslash:]Fraps[:backslash:]Benchmarks, iniciará e terminará a medida de desempenho usando a tecla F11 e ligará e desligará o contador usando a tecla F12. Nessa tela, você deverá marcar a opção “FPS”, pois é o que queremos medir.

FRAPS
Figura 2: Configurando o FRAPS

Para usar o FRAPS, basta deixar o programa aberto e rodar o seu jogo. Você verá que, dentro do jogo aparecerá agora um contador no canto superior esquerdo da tela. Você pode alterar a posição desse contador na tela de configuração do FRAPS ou pode desligar esse contador pressionando a tecla F12. Note que esse contador é apenas um indicador de que o FRAPS está carregado. A coleta de dados para a medida do desempenho não será iniciada até que você pressione F11. Assim que você pressionar F11, o contador ficará verde por alguns instantes e será removido da tela. Ao terminar o trajeto dentro do jogo que você quer usar para a medida do desempenho, pressione F11 novamente para terminar a coleta dos dados (o contador voltará a ser exibido e ficará vermelho por alguns instantes). Volte ao menu principal do jogo e repita o processo pelo menos mais três vezes, como explicado  na página anterior.

Após terminar sua sessão de coleta de dados, abra a pasta c:[:backslash:]Fraps[:backslash:]Benchmarks e os resultados estarão lá, em dois formatos: em texto puro (arquivo FRAPSLOG.TXT) ou em um arquivo do tipo csv, que pode ser aberto por qualquer programa de planilha eletrônica (como o Excel). Em ambos os casos, para cada sessão de coleta de dados haverá três dados: valor mínimo, valor máximo e média (average). Você deve usar a média como resultado. Se você seguiu nossa recomendação e rodou a sequência de jogo quatro vezes, ignore o primeiro resultado (isto é, a primeira linha de resultado) e faça a média aritmética dos três resultados restantes (some as três médias e divida por três).

Dentro do jogo, você pode capturar a tela pressionando F10 (por padrão as telas são gravadas em c:[:backslash:]Fraps[:backslash:]Screenshots). Se você quiser filmar uma sequência de jogo, pressione F9 para iniciar e para parar a filmagem (o filme estará disponível em c:[:backslash:]Fraps[:backslash:]Movies).


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Excelente artigo. Só um detalhe que pesquei aqui. Na página 2, no 5º parágrafo diz assim:

"Por fim, você deverá desabilitar uma opção chamada “vertical sync” ou simplesmente “v-sync” ou “vsync”. Veja exemplo dessa configuração na Figura 1. Essa opção está presente no menu de opções de vídeo do jogo e, quando habilitada, limita o desempenho do computador a no máximo 60 quadros por segundo......."

Bom, acho que só valeria completar o seguinte: Desde que o monitor seja de 60Hz (na sua grande maioria como foi dito). Caso o monitor seja de 120Hz, o vsync limitaria em 120Hz e assim por diante. O Vsync limita na "frequência natural" do dispositivo de exibição.

Como disse, anteriormente, o artigo ficou bem legal.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, muito boa a dica sobre o FRAPS, já utilizei ele e foi de muita ajuda para ver como estava o jogo no meu note, pelo fato do meu notebook ser de baixo desempenho, mas querer jogar alguns jogos de vez em quando, precisava de algo para analisar como estava indo. porém alguns meses atrás, um professor meu, que também joga, mostrou uma ferramenta da Razer muito interessante, o Game Booster, feito antes pela IObit, mas não era tão boa, essa nova, feita junto com a Razer é muito mais completa que a antiga e mais funcional também, com ferramentas de mostra de fps, captura de imagem e vídeos. Mas a melhor novidade foi compatibilidade com jogos da Steam.É possível ao clicar em jogar no aplicativo da Steam o booster é ativado. o FRAPS é uma ótima escolha, mas o atual Game Booster tá mais completo.

PS: se configurado de maneira errada pode deixar o jogo até mais lento em algumas maquinas, procure configurar ele de forma correta.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Fraps é muito bom mesmo, mas se eu quiser comprar possivelmente não vai dar pois é necessário ter cartão internacional :((

Já tentei comprar o MalwareBytes, Macrium Reflect e não dá certo justamente por falta disso.

Gabriel, porque não faz uma matéria de como comprar software que só aceita pagamento em dólar? Ou seja se tem formas de contornar esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei dessa forma e também não deu certo, ou estou enganado? No processo final dá um erro dizendo que a operação não foi completada/erro, ao olha o histórico do paypal realmente não tem nada.

Do site da Paypal:

É possível comprar em um site internacional com um cartão de crédito nacional?

Não é possível comprr em um site internacional utilizando um cartão de crédito nacional. Isso acontece porque o cartão de crédito nacional (ou "de uso doméstico") é específico para a realização de compras em lojas e sites brasileiros que vendem em Reais.

Para fazer compras internacionais, é necessário ter um cartão de crédito internacional cadastrado em sua conta do PayPal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Com o FRAPS, é possível capturar vídeos em tela cheia ao vivo, como um noticiário ao vivo que passa num site de notícias?

NÃO. O FRAPS é exclusivo para captura de imagens geradas pela parte 3D do chip gráfico. Tais vídeos são gerados pela parte 2D e é necessário outro tipo de programa. Talvez os demais usuários possam te indicar algum; sei que eles existem, mas não saberia te indicar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!