Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Proteger Meu PC?


pabloleongomez

Posts recomendados

Fala, Galera... estou finalizando a montagem do meu novo PC, só que estou empacado no quesito de proteção dessa máquina. Já tentei procurar aqui no fórum mesmo, só que não consegui uma resposta 100% eficaz para a minha questão: O QUE SERIA MAIS EFICIENTE EM RELAÇÃO A SEGURANÇA: UM NOBREAK OU UM MÓDULO ISOLADOR?

O módulo isolador que me refiro é esse:

(http://www.microsol.com.br/index.php?pagina=produtos_modiso_mieg3).

Esses são os modelos que eu estava vendo:

http://www.maniavirtual.com.br/ProdutoDetalhes.aspx?CodProd=YTD6UPROD_0007683-01&ORI=bp

http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?midia=12&CODMER=2301171

Eu moro em casa, no Rio de Janeiro. Essa casa é antiga, com energia monofásica, 110v, e não sei se o aterramento é bom (as tomadas nao são de 3 pinos; uso um adaptador para elas e atualmente uso um estabilizador no pc). A casa é alugada e muito complicado de pôr trifásico, então essa ideia esqueça. As vezes dá uns estalos de energia, que desligam o PC...

Bem, minha máquina está quase finalizada. Eis a configuração:

Core 2 Quad 9550 - Asus Striker 2 Formula - Corsair Dominator 4 gb ddr2 1066 - HD Seagate 1 Tb 7200 32MB + HD Seagate 500gb 7200 32MB + BFG GTX280 Watercooled + Fonte Enermax Galaxy 1000w + Gabinete Coolermaster CM-690 com 7 coolers + Monitor Dell 2408 24'' + Bose 2.1 Companion 3 + Wireless Desktop 2000 + Natural Mouse Wireless 6000 + Impressora Epson + Scanner HP

Penso em colocar no futuro um watercooler e talvez outra placa de video pra fazer SLI. Pretendo usá-la para jogos e trabalhos gráficos.

Qualquer dica vai me ajudar muito!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proteger contra o que? Gremlins, Espíritos das trevas, Fantasmas...? To bricando contigo, mas é que temos que definir do que você quer proteger seus eletrônicos, qual disturbio da rede... Dependendo da resposta, a solução não é tão simples com apenas ligar um nobreak ou qualquer outra coisa apos a tomadada, isso não é o suficiente pra uma proteção completa. Pra te falar a verdade, proteção 100% contra tudo é algo caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no seu lugar eu faria uma tomada de 3 pinos se possivel com um aterramento(você nao gasta muito pra fazer isso) é bem importante você saber qual é o fase e qual é o neutro e deixar eles nessa ordem Neutro| |Fase

------------------------------->O Terra

ou apenas deixe ligado neutro e fase, mas que fique nessa ordem para nao dar problemas, aí você compra um nobreak e só alegria

para isso você precisa:

-uma tomada 3 pinos q custa +- R$ 2,50

-chave teste(para ver qual é o fase): custa +- R$ 5,00

-barra de cobre: nao sei o valor

-fio para levar da barra até a tomada do pc

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aterramento não é simplesmente enfiar uma haste de cobre e puxar um fio pra tomada nao, tome cuidado com essa pratica.

Pra começo de historia, toda residência com Fase-Neutro ja tem um aterramento, bastando puxar um fio do parafuso neutro lá dentro da caixa do medidor até a tomada. Basta reforçar esse aterramento mais mais barras distanciadas. Esse padrão de aterramento é conhecido como TN-S, aterramento equipotencializado. Dessa forma evita DDPs entre terra isolado e terra funcional do neutro. Esse tipo de aterramento é normatizado e antes que digam alguma coisa, ligar o terra no neutro na caixa do medidor e puxando um fio dedicado pras tomadas desde esse ponto não tem problema ja que so tera corrente no fio terra desse ponto pra baixo e nunca no condutor terra que vai pras tomadas. Essa pratica tanto é normatizada no Brasil quanto qualquer pais de primeiro mundo.

Mas tenha em mente que o fio terra em si não garante proteção da maquina, o fio terra pode garantir maior estabilizade de operação e proteção contra choques. O fio terra pra ser util em proteção exige protetores que interligue os fios fases em cima desse terra em pontos especificos da rede eletrica. O fio terra em si é isolado de qualquer condutor eletrico em condições normais.

Picos, não vou definir picos, mas picos qualquer filtro de linha que se prese, protege. Mas picos tem diversas origens e intensidades. Se você nao tem intenção de proteger contra picos causados por raios, mas apenas picos "naturais" da rede e quedas de energia, dessas rapidas ou que fazem o PC resetar, um nobreak de boa marca e aterramento nas tomadas, é uma boa solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá de filtro de linha, o aterramento sozinho de nada serve, compre um filtro da APC que é a melhor opção que temos por aqui.

Esqueça modulo isolador e estabilizadores, mais prejudicam do que ajudam, nobreak só se tiver problemas com falta de energia.

O aterramento não é uma obrigatoriedade se não puder providenciar um, fique sem, paciência, o filtro de linha continua funcional, mas o aterramento é parte fundamental da proteção contra "picos".

Espere o _rau_, ele provavelmente dará uma aula sobre proteção elétrica e aterramento, ele já falou sobre isso em outros tópicos, se achar eu posto aqui.

PS: Um bom aterramento não é só enfiar uma barra de cobre na terra.

Editado: O _rau_ já postou... me atrasei;p

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aterramento é obrigatoriedade por norma, mais pela segurança do usuário que qualquer outra coisa.

Como eu já disse, toda entrada de energia que seja Fase-Neutro, tem um aterramento prontinho, dependendo do solo, apenas a barra unica do neutro ja esta ali pronta, so puxar um fio novo do parafuso de emenda do neutro com a caixa de ferro do medidor, pras tomadas, chuveiros, etc, mas é uma boa pratica adicionar mais hastes á essa existente. O fio deve ser usado na cor verde ou verde/amarelo conhecido tb como fio "brasileirinho", por ser verde-amarelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, fonte de 1000W?? Pra q esse absurdo? Olhe a explicação do usuario do forum, faller, pra um uso de fonte com potencia sobrando:

"Por que nem sempre mais é melhor... Se você colocar uma fonte muito, mais muito mais forte do que aquilo que seu PC consome, você estará reduzindo a sua capacidade de bem regular as tensões de saída para seu PC. Veja que uma fonte chaveada tem um range de ajuste da largura de pulso para bem conseguir ajustar as tensões para seu PC. Se você juntar algumas condições não muito boas para a fonte, quais sejam, uma fonte de alta potência, digamos 1000 Watts, alimentada com uma tensão exageradamente elevada, digamos 260 Volts, com uma demanda muito baixa de seu PC em determinado instante, essa fonte poderá se ver em apuros para bem ajustar a tensão de saída para seu PC, ao contrário do que se ele fosse uma fonte de potência bem menor... Nada melhor que uma fonte que opere de 40 a 70% de sua capacidade. Ai você tem um ótimo desempenho da mesma, uma boa garantia de estabilidade de oferta das tensões para seu PC, uma boa regulação cruzada (quando a demanda numa tensão é máxima e na outra é mínima). Não pense você que ao adotar uma hyper fonte, com muita potência, em um PC que não demande muito isso represente uma boa escolha. Na maioria das vezes você estará piorando as coisas ai... Isso é um mito, também genético, derivado da necessidade de outrora, em um mundo de fontes da pior qualidade, se ter que optar por uma fonte de digamos 600 Watts para se garantir um suprimento de parcos 180 Watts para nossa config... Os tempos mudaram.. As melhores fontes do mundo estão a venda no açougue da esquina... e a preço muito bom, jamais encontrados antes (desconsiderando a questão momentânea da super-valorização do dolar..)"

Usar fonte muito potente operando com muito folga, tb faz com q ela opere com eficiencia mais baixa.

Mas respondendo sua pergunta, a fonte só consome aquilo que é solicitado dela + perdas com eficiencia, geralmente 20% a mais do que é puxado dela. Se a fonte tem 1000W, ela nao vai demandar 1000W da rede, a nao ser q sua configuração demande isso da fonte o que na verdade faria ela demandar mais de 1000W da rede.

Um nobreak de 1300VA seria o suficiente pra sua fonte de 1000W por ela ter PFC Ativo. Numa situação hipotética de uma fonte de 1000W sem PFC Ativo, o que não existe, por isso uma situação hipotetica, esse nobreak nao aguentaria, você precisaria de algo acima de 2000VA.

Todo nobreak vem com um filtro de linha, nao necessariamente você precisa de um externo. De qualquer forma, se preferir pela compra de um nobreak, de uma olhada nos da marca APC, é uma das melhores marcas q você pode comprar em termos de nobreak. Maior garantia, maior nivel de proteçao contra surtos, melhor filtro de linha, software de comunicação com o PC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza... devo pegar então esse aqui:

http://www.maniavirtual.com.br/ProdutoDetalhes.aspx?CodProd=YTD6UPROD_0007683-01&ORI=bp

Nessa loja foi o mais barato que eu consegui parcelado...

Eu peguei essa fonte de 1000w por vários motivos:

- É considerada a melhor fonte em vários reviews

- É a usada em testes pelo Clube do Hardware

- estava lendo que 2 gtx280 h20 consomem em média uns 400w... isso fora hds, watercoolers, monitor de 24'' e afins... mesmo com a eficiência dela sendo muito boa (por volta de 85%), preferi não arriscar...

- como importei a dólar baixo, ela saiu a 600 reais...

Mas valeu! Vou nesse no-break...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Nunca faça aterramento utilizando o Neutro da rede elétrica de distribuição!

Nunca mesmo!

O terra deve ser feito no medidor de energia, nesse ponto ele é conectado ao neutro e a partir dali saem 2 fios, um para o neutro outro para o terra.

Aterramento TT, completamente separado do neutro não é recomendado.

As normas brasileiras e de outros países também recomendam o padrão TN-S, o que é ligado ao neutro na caixa de entrada.

(Nos tópicos importantes dessa sala há um link para as normas brasileiras de instalações elétricas)

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ai galera..

Gostaria que vocês tirassem algumas duvidas..

Tenho lido aqui varios topicos falando mal de estabilizador...para ser sincero eu não entendi o porque.. mas acredito em algumas informações...que tipo de estrago o estabilizador pode fazer?

caso eu deva retirar o estabilizador.. eu posso ligar o pc em um filtro de linha normal?

Desculpa a ignorância.. mas são duvidas hahah.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falae ai galera..

gostria que vocês tirassem algumas duvidas..

tenho lido aqui varias topicos falando mal de estabilizador..

para ser sincero eu não entendi o porque.. mas acredito em algumas informações..

que tipo de estrago o estabilizador pode fazer?

caso eu deva retirar o estabilizador.. eu posso ligar o pc em um filtro de linha normal?

desculpa a ignorância.. mas são duvidas hahah

valeu

Os motivos para não usa-lo estão aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317

http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

Pode sim ligar o pc só com um filtro de linha.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O terra deve ser feito no medidor de energia, nesse ponto ele é conectado ao neutro e a partir dali saem 2 fios, um para o neutro outro para o terra.

Aterramento TT, completamente separado do neutro não é recomendado.

As normas brasileiras e de outros países também recomendam o padrão TN-S, o que é ligado ao neutro na caixa de entrada.

(Nos tópicos importantes dessa sala há um link para as normas brasileiras de instalações elétricas)

Abraço

Leonardo

Amigo, trabalhei na Celpe ( Companhia de Eletricidade de Pernambuco ) e não recomendo de forma alguma esse tipo de ligação, mesmo que conste em norma. O que pode ocorrer é uma inversão de fase e neutro acidental na conexão do ramal de ligação com o poste e o Neutro-Terra se transformar em Fase-Terra, aí você imagina o que pode acontecer não é?

Já vi muito problema por esse tipo de ligação, por isso que não recomendo, mas quem quiser correr o risco e por conta.

Aqui em Pernambuco esse tipo de ligação é proibido por normativo próprio da companhia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, trabalhei na Celpe ( Companhia de Eletricidade de Pernambuco ) e não recomendo de forma alguma esse tipo de ligação, mesmo que conste em norma. O que pode ocorrer é uma inversão de fase e neutro acidental na conexão do ramal de ligação com o poste e o Neutro-Terra se transformar em Fase-Terra, aí você imagina o que pode acontecer não é?

Já vi muito problema por esse tipo de ligação, por isso que não recomendo, mas quem quiser correr o risco e por conta.

Aqui em Pernambuco esse tipo de ligação é proibido por normativo próprio da companhia.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3176175&postcount=19

Sobre a inversão de neutro-fase:

Antes do medidor é improvável que ocorra pois nesse caso a presença do aterramento no neutro no medidor provocaria um curto - circuito.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, trabalhei na Celpe ( Companhia de Eletricidade de Pernambuco ) e não recomendo de forma alguma esse tipo de ligação, mesmo que conste em norma. O que pode ocorrer é uma inversão de fase e neutro acidental na conexão do ramal de ligação com o poste e o Neutro-Terra se transformar em Fase-Terra, aí você imagina o que pode acontecer não é?

Já vi muito problema por esse tipo de ligação, por isso que não recomendo, mas quem quiser correr o risco e por conta.

Aqui em Pernambuco esse tipo de ligação é proibido por normativo próprio da companhia.

É por isso q existem normas, cores de condutores, tudo pra não inverterem nada. Se um técnico de uma CIA Elétrica fizer uma ***** dessas é porque não merece tá trabalhando ali e outra, se porventura ele jogar uma fase em cima do condutor neutro que vai pro padrão do usuário o neutro passará pelo disjuntor do padrão, o q já está completamente errado e se isso ocorrer se caracterizará por um curto circuito, nada vai funcionar de qualquer forma! Se algum ***** da CIA Elétrica tocar um fio fase no neutro da rede, vai faiscar no minimo!

Isso aí é uma situação totalmente atípica e não se perdura nunca simplesmente porque as coisas não funcionarão. O Padrão TN-S é normatizado e recomenado mundialmente, procure se atualizar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi gente gostaria de saber como proceder quando não há disponibilidade de aterramento.

Moro num prédio que nao possui aterramento e, antes de ler sobre establizadores, eu já ia comprar um daqueles estabilizadores que possuem um aterramento interno (sei la como funciona, nao sou da área =p).

Vou comprar um filtro de linha e abandonar meu estabilizador genérico. Mas o que fazer pra minimizar os danos da falta de aterramento? Existe algum aparelho q faça isso?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A falta de aterramento não causa danos, o máximo que pode acontecer é você levar choques ao encostar no gabinete e você estará desprotegido dos surtos provocados por raios.

O filtro de linha continua eficaz mesmo sem terra.

O modulo isolador só serve para evitar que você leve choques ao encostar no gabinete, só isso, não substitui o terra em relação a proteção do equipamento.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom deixa eu ver se entendi. voce falou que a falta de aterramento nao causa danos a nao ser que caia algum raio. Contudo, causa eventuais choques (devido a eletricidade estática, suponho) ao tocar no gabinete e que o módulo isolador previne esse choques.

Isso me deixou com uma duvida. Essa corrente extra (estática, sei la) que provoca os choques não poderia vir a ser prejudicial a algum componente? E se o módulo isolador previne isso ele nao estaria dessa forma protegendo o computador (suposição apenas)?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso me deixou com uma duvida. Essa corrente extra (estática, sei la) que provoca os choques não poderia vir a ser prejudicial a algum componente? E se o módulo isolador previne isso ele nao estaria dessa forma protegendo o computador (suposição apenas)?

Não sei explicar bem isso, alguns colegas do fórum podem explicar melhor.

Mas a principio isso não é eletricidade estática e sim uma fuga, energia passa do fase para o terra.

Isso em nada prejudica o PC, o pc trabalha com DDPs (diferença de potencial), não importa se, em relação a terra, um fio esteja com 100v e o outro com 112v, a DDP é de 12v e para o pc esta tudo certo.

Gostaria de uma explicação mais cientifica para isso, e por que essa fuga ocorre.

EDITADO: Já pesquisei bastante mas até agora não encontrei nada, alguém saberia explicar tecnicamente como um modulo isolador funciona?

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom deixa eu ver se entendi. voce falou que a falta de aterramento nao causa danos a nao ser que caia algum raio. Contudo, causa eventuais choques (devido a eletricidade estática, suponho) ao tocar no gabinete e que o módulo isolador previne esse choques.

Isso me deixou com uma duvida. Essa corrente extra (estática, sei la) que provoca os choques não poderia vir a ser prejudicial a algum componente? E se o módulo isolador previne isso ele nao estaria dessa forma protegendo o computador (suposição apenas)?

Valeu

Há um mito de que o terra na tomada vai proteger contra raios, que discutirei mais abaixo, mas esse terra em si em nada faz contra raios, que fique bem claro isso. Esse terra que chega ai na tomada, se bem construido, seguindo normas, tudo como manda o figurino tem uma função primordial - proteger o usuário contra choques.

Essa proteção contra choques não é só aquela energia estática que fica ali presa na massa, ou carcaça do eletrônico. Numa falta grave do aparelho eletrônico ou elétrico qualquer, onde o fio fase se parta ou tenha o isolamento comprometido e venha a tocar no metal, o fio terra está ali pra evitar que uma pessoa morra ao tocar na carcaça energizada. Todo equipamento elétrico que possui isolamento simples, tem que ter fio terra, se não tem, risco à segurança, especialmente produtos de manuseio direto constante, como uma geladeira por exemplo. Chuveiro elétrico por exemplo, tem fio terra, mas poucos ligam pra isso e não fazem ideia que dentro da água tem 20 à 50A passando dentro da água por uma resistência e que 0,05A passando pelo coração já é o suficiente pra matar, basta uma perda do condutor neutro da rede por exemplo ou qualquer falha grave interna no chuveiro, pro choque descer pela água. Não é querendo criar paranóia, mas no nosso país fio terra é um problema cultural eu diria já que numa residência americana, praticamente qualquer um sabe a função de um fio terra e q toda tomada tem ou deveria ter fio terra, já no Brasil...

Bem, depois dessa função primordial, o condutor terra tem funções secundárias nos eletrônicos, oferecendo um referencial limpo, 0 volt, ajudando no melhor funcionamento dos eletrônicos ao torna-los mais imunes à interferências externas pelo ar e da rede elétrica, ruidos na rede, interferencias eletromagneticas pelo ar...

Quanto a proteção contra raios, esse fio terra que chega na tomada por si só nada faz, essa não é a função dele nesse ponto da instalação elétrica, apesar de poder ser usado pra isso secundariamente. Explico:

Um disturbio gerado por raio tem várias magnitudes e dependendo da magnitude, um protetor que disponha de componentes internos de proteção entre Fase-Neutro, fará o trabalho de proteção contra raios, isso quando a ação do mesmo não for direta ou seja, próxima ou em cheio na malha elétrica da rua. 100% dos estabilizadores novos, filtros de linha que realmente são filtros que tenha o minimo internamente pra ser considerado um filtro, e nobreaks nacionais, possuem uma pequena proteção apenas entre Fase-Neutro, e antes q eu me esqueça de dizer, o neutro da rede é um terra tb, não ideal pra proteção de pessoas, diga-se de passagem, mas ele é aterrado em toda malha elétrica externa, em vários pontos da rede e logo que entra no poste do medidor de luz da sua casa, ele é aterrado novamente.

Bem, a ação direta de um raio e mesmo as indiretas seriam melhor contidas antes que entrasse o ambiente ou pelo menos em sua maior parcela, contido antes de entrar na instalação elétrica interna. porque isso? O raio sempre procura a terra e o caminho mais curto, quando mais curto, melhor ele é dissipado. Depois q o surto entra o ambiente, se de alta magnitude, terá um grande caminho de retorno (feito pelos protetores adequados) e esse caminho diminui muito a eficiência das proteções, por melhor que elas forem e estiverem localizadas após a tomada. Não que elas não sirvam de nada, elas têm sua função e funções complementares à proteção primária que explicarei abaixo.

Como eu dia dizendo, um surto de alta magnitude idealmente deve ser contido logo na entrada elétrica, perto da terra, não mais distante do que 3 metros. Existem protetores q são ligados ali nos fios fase do medidor de luz q no instante de um surto, desvia imediatamente tudo (quase tudo na verdade, dependendo da sua magnitude) pra terra, num caminho curto. Esse caminho é o neutro da rede q tá aterrado embaixo do medidor de luz. Pelo fato de quase sempre haver uma energia residual no momento do desvio da energia pra terra, isso vai refletir lá na tomada e ai que entra os protetores locais que podem ser de menor capacidade, agora que teríamos um protetor primário, de alta capacidade, logo na entrada de energia.

Eu não quero me alongar, nem complicar demais, só que não dá pra deixar certas explicações de fora, então vamos lá:

Nesse ponto próximo da terra, que é o medidor de energia, o neutro tá aterrado e esse tb deveria ser o terra de segurança, aquele que vai pro terceiro pino da tomada. É o padrão conhecido como TN-S de aterramento. Ué, mas neutro e terra não são coisas distintas? São até certo ponto e esse ponto é justamente ali perto ou dentro da caixa do medidor onde idealmente o terra da tomada e neutro deveriam virar uma coisa só e daí pra dentro de casa, eles se tornam coisas distintas, dois fios separados pra cada função - TODO PONTO ATERRADO, QUANDO FALAMOS DE ELETRÔNICOS DE INFORMÁTICA, DEVEM IDEALMENTE TER APENAS UM PONTO ÚNICO DE TERRA. Esse terra equipotencializado com o terra do neutro, terra de ponto único, é inclusive mais eficiente na proteção do que um ponto de terra instalado de modo isolado do neutro. Primeiro pra se consegui um terra de baixa impedância você teria que usar muitas hastes e um terra de baixa impedância é necessário pra que os dispostivos seccionadores ou seja, disjuntores e fusiveis, possa trabalhar de forma eficiênte no caso de um curto Fase-Terra (carcaça). Um terra ruim, não oferece condições pro disjuntor se desarmar nesse caso.

Enfim, há protetores que usam sim o fio terra da tomada pra desvio de surtos, ao mesmo tempo q tb usa o neutro sendo que numa situação ideal de aterramento, todo surto convergiria pra um mesmo ponto, la na caixa do medidor de luz. Já numa situação pouco ideal pra eletrônicos, onde o fio terra foi instalado de forma totalmente totalmente distinta do terra do neutro, esses protetores que possuem componentes perfazendo a proteção entre as linhas Fase-Neutro e Neutro-Terra são ideais, porque qualquer disturbios de maior intensidade que vier a ocorrer entre neutro e terra, serão amenizados. Infelizmente são poucos os protores em nosso pais que vêm com a linha neutro e terra protegidas constra surtos, como os filtros da APC e seus nobreaks. Numa situação ideal, de terra seguindo o esquema TN-S, onde neutro e terra passam pelo ponto equipotencial, dificilmente haverá disturbios entre uma linha e outra por estarem sempre num mesmo potencial, então uma proteção Fase-Neutro apenas estaria o suficiente, mas não invalidaria o uso dos protetores citados.

Complicado? Só aparentemente... :D

Sobre a energia estática fazer dano aos componentes, só se ela for desviada pra um CI através de um toque direto.

Sobre esses transformadores isoladores, eles são um tanto quanto inuteis pra PCs, já que as fontes dos próprios PCs possuem um trafo isolado internamente, até onde sei - se o faller puder explicar mais essa afirmação que li em algum lugar, eu agradeço!

Um transformador isolador vai proteger contra qualquer tipo de choque na carcaça, isso é fato. A única vantagem prática num módulo isolador, é a possibilidade de você criar um ponto equipotencial entre neutro e terra (verdadeiro), dentro do produto, após o secundário transformador, dessa forma você tem um ponto equipotencial de terras "portátil", eliminando disturbios entre essas linhas, que podem ser tanto quanto danosos como um disturbio entre Fase-Neutro. De outra forma esse ponto equipotencial não poderia ocorrer, de forma segura, dentro do ambiente.

Mas no caso do módulo isolador da microsol, o que eles fazem é ligar o pino terra das tomadas de saída do produto, no neutro, usando o mesmo como terra. Do ponto de vista de segurança pro usuário, não tem problema, mas não sei quanto a alguma outra questão de eficiência geral desse método de terra, deixo os mais entendidos explicarem, só acho q nesse caso o referencial de terra não seria mais "limpo", zero volt, ou seria? Dessa parte não entendo muito...

Em poucas (poucas??) palavras é isso! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, após ler e ler esse e alguns outros tópicos sobre energia (achei muito proveitoso esse tópico: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=228475, falando sobre 220v e 110v) eu farei as seguintes modificações no meu pc e gostaria do OK do pessoal do fórum que é extremamente competente:

OBS:Meu predio nao tem aterramento e aqui em Floripa é 220V.

* Ligar a fonte diretamente na tomada intermediado por flitro de linha da clamper (computer protector pro, que vou encomendar ja ja).

* Ligar meu subwoofer direto no filtro de linha.

* Meu monitor só aceita 110v e aqui vai minha duvida: ligo ele no estabilizador, ou no transformador? Possuo um transformador de 220v para 110v.

Valeu!

[Editado] Mudando um pouco o foco da conversa, eu li naquele tópico ali de cima que 220v é mais eficiente. E fiquei encucado achando que seria também mais economico. Pensei isso pelo seguinte: lembrei das aulas de física =p, que P=V*I, ou seja, para uma potencia constante, digamos 100W (uma lâmpada), se aumentarmos a tensão (de 110V para 220V), deveriamos diminuir a corrente, acarretando um menor consumo. Isso está certo ou eu to delirando?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

* Meu monitor só aceita 110v e aqui vai minha duvida: ligo ele no estabilizador, ou no transformador? Possuo um transformador de 220v para 110v.

Monitor só 110v :o , tem certeza? Nunca vi um monitor que não fosse bivolt automático (100-240v)

[Editado] Mudando um pouco o foco da conversa, eu li naquele tópico ali de cima que 220v é mais eficiente. E fiquei encucado achando que seria também mais economico. Pensei isso pelo seguinte: lembrei das aulas de física =p, que P=V*I, ou seja, para uma potencia constante, digamos 100W (uma lâmpada), se aumentarmos a tensão (de 110V para 220V), deveriamos diminuir a corrente, acarretando um menor consumo. Isso está certo ou eu to delirando?

Não, pois o que nos cobram é a potência consumida e não a corrente.

Mas tem economia sim, com uma corrente menor exigimos menos dos fios, eles podem ser mais finos e acabam aquecendo menos e economizando energia.

As fontes dos eletrônicos em geral costumam ser mais eficientes quando operadas em 220v, por isso a economia, mas essa eficiência maior fica em torno de 3% a mais, coisa pouca.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...