Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de Interface AC - PIC


chacalgbi

Posts recomendados

a grosso modo sim.. dependendo da sua necessidade.. se for apenas para saber se tens tensão em ac. funciona sim.. os valores devem ser mudados, inclusive o capacitor deves usar um valor bem menor para nao te "mentir" qd fica sem tensão AC.

Colega, é só mesmo pra saber se tem tensão AC em uma rede.

Quais os valores devem ser mudados?

O capacitor eu coloquei por causa da ocilação da rede AC.

ta ai uma coisa que eu queria saber: como dimensionar um capacitor para aplicações assim.

Alguém sabe como fazer? Calcular o capacitor correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta errado isto dai, o resistor vai do Vcc para o coletor, e voce tira o sinal desse divisor que formo, (entre o resistor e o coletro) e o emissor aterrado.

ou seja, um resistor ligado do Vcc, para o pino 5, o pino 4 aterrado. e voce tira o sinal do divisor ai.

uma imagem, vale mais que mil palavras.

YVH7J6J.jpg

retirado do datasheet do mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta errado isto dai, o resistor vai do Vcc para o coletor, e voce tira o sinal desse divisor que formo, (entre o resistor e o coletro) e o emissor aterrado.

ou seja, um resistor ligado do Vcc, para o pino 5, o pino 4 aterrado. e voce tira o sinal do divisor ai.

Amigo arh,

mais ou menos assim?

2012928222850577.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos desculpem pela defecada la de cima :D nem tinha visto que estava indo para o optoacoplador vi a imagem meio por cima e tinha pensado que stava indo para o pic foi mal

mas o capacitor creio que não pode ser de valor muito alto pois se for assim ele mantera o led aceso por um tempo mesmo depois da queda de energia 10uF acho que esta bom!!! esse capacitor é so para acabar co o efito ripple!!!

a saida voce pode colocar direto no pic sim

abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e como ja falaram,apesar de estar usando um retificador de meia onda, diminua ai o valor do capacitor, eu colocaria um de 4,7nF ou 10nF

visto que a corrente ai é minima.

e eu colocaria um outro diodo 4007 ai, pra filtra o semi ciclo negativo da senoide.

No caso um outro diodo com o catodo ligado ao pino2 e o anodo na rede AC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado porque a tensão depois de retificada vai para 220v x raiz de 2 = 311v. Coloque o resistor depois da ponte.

so dando uma explicada, na verdade nao é depois de retificar que ira subir a tensão.

é na hora filtrar que vai subir, pois o capacitor se carrega com a tensão de pico, e não a tensão rms.

Pra achar a tensão de pico a formula é:

Vp = Vrms * 1,4142 (raiz de 2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...