Ir ao conteúdo

Circuito de Interface AC - PIC

chacalgbi

Posts recomendados

Postado

a grosso modo sim.. dependendo da sua necessidade.. se for apenas para saber se tens tensão em ac. funciona sim.. os valores devem ser mudados, inclusive o capacitor deves usar um valor bem menor para nao te "mentir" qd fica sem tensão AC.

Postado
a grosso modo sim.. dependendo da sua necessidade.. se for apenas para saber se tens tensão em ac. funciona sim.. os valores devem ser mudados, inclusive o capacitor deves usar um valor bem menor para nao te "mentir" qd fica sem tensão AC.

Colega, é só mesmo pra saber se tem tensão AC em uma rede.

Quais os valores devem ser mudados?

O capacitor eu coloquei por causa da ocilação da rede AC.

ta ai uma coisa que eu queria saber: como dimensionar um capacitor para aplicações assim.

Alguém sabe como fazer? Calcular o capacitor correto?

Postado

ta errado isto dai, o resistor vai do Vcc para o coletor, e voce tira o sinal desse divisor que formo, (entre o resistor e o coletro) e o emissor aterrado.

ou seja, um resistor ligado do Vcc, para o pino 5, o pino 4 aterrado. e voce tira o sinal do divisor ai.

uma imagem, vale mais que mil palavras.

YVH7J6J.jpg

retirado do datasheet do mesmo

Postado
ta errado isto dai, o resistor vai do Vcc para o coletor, e voce tira o sinal desse divisor que formo, (entre o resistor e o coletro) e o emissor aterrado.

ou seja, um resistor ligado do Vcc, para o pino 5, o pino 4 aterrado. e voce tira o sinal do divisor ai.

Amigo arh,

mais ou menos assim?

2012928222850577.jpg

Postado

amigos desculpem pela defecada la de cima :D nem tinha visto que estava indo para o optoacoplador vi a imagem meio por cima e tinha pensado que stava indo para o pic foi mal

mas o capacitor creio que não pode ser de valor muito alto pois se for assim ele mantera o led aceso por um tempo mesmo depois da queda de energia 10uF acho que esta bom!!! esse capacitor é so para acabar co o efito ripple!!!

a saida voce pode colocar direto no pic sim

abrçs

Postado

e como ja falaram,apesar de estar usando um retificador de meia onda, diminua ai o valor do capacitor, eu colocaria um de 4,7nF ou 10nF

visto que a corrente ai é minima.

e eu colocaria um outro diodo 4007 ai, pra filtra o semi ciclo negativo da senoide.

Postado
e como ja falaram,apesar de estar usando um retificador de meia onda, diminua ai o valor do capacitor, eu colocaria um de 4,7nF ou 10nF

visto que a corrente ai é minima.

e eu colocaria um outro diodo 4007 ai, pra filtra o semi ciclo negativo da senoide.

No caso um outro diodo com o catodo ligado ao pino2 e o anodo na rede AC?

Postado

assim ó: 0Yi9Fhm.jpg

so completando, este tipo ai chama ponte de meia onda. ai em baixo ta o desenho (tosco rs.) da forma de onda, nao vou entrar em detalhes.

acho que deu pra entender o desenho ia rs.

paint detona photoshop hehehe.

Postado

Ficou muito bom, obrigado pela dica!!!

Se eu usar uma ponte retificadora, eu coloco ela antes ou depois do resistor?

As pontes que eu tenho aqui são de 1,5A / 800V.

Postado
Cuidado porque a tensão depois de retificada vai para 220v x raiz de 2 = 311v. Coloque o resistor depois da ponte.

so dando uma explicada, na verdade nao é depois de retificar que ira subir a tensão.

é na hora filtrar que vai subir, pois o capacitor se carrega com a tensão de pico, e não a tensão rms.

Pra achar a tensão de pico a formula é:

Vp = Vrms * 1,4142 (raiz de 2).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!