Ir ao conteúdo

Fwrite C


KingDavid

Posts recomendados

Postado

Estive fazendo uns testes com a funcao fwrite associada a fseek, contudo sempre aplicadas ao mesmo arquivo c:\teste no modo w+b (escrita+leitura binaria).

Algumas vezes utilizei a funcao fssek erroneamente extrapolando os limites do arquivo. coincidência ou não, pouco tempo depois percebi alguns arquivos corrompidos no meu HD. Esses arquivos podem ter sido danificados pela fwrite? se eu extrapolar com fseek e mesmo assim usar fwrite em um ponto invalido do arquivo de trabalho é possivel que ela escreva em outro arquivo do HD?

Obrigado

Postado

Excelente pergunta!

Relmente não sei, mas acho que não.

Com o fseek, se você "passar dos limites" poderia acontecer 2 coisas:

1 - retornar um erro

2 - ele "truncar" o arquivo, isto é, aumentar o tamanho do arquivo até a posição indicada (exemplo, se o seu arquivo tem 1k e vocÊ manda ir para a posição 2k o arquivo aumentar e ficar com 2k)

Realmente depende do compilador (não sei qual dessas ações acontece, mas acho que em modo escrita é mais provável a opção 2)

De qualquer forma, acho muito difícil danificar arquivos com o fwrite.

O que pode acontecer (se o sistema de arquivos é FAT, por exemplo) é um pedaço do arquivo estar apontando para um setor que está marcado como vazio (erroneamente), daí quando você cria um arquivo novo ele sobrescreve o setor "vazio" corrompendo o arquivo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!