Ir ao conteúdo

Air flow

ropesca

Posts recomendados

Postado

Para um cooler resfriar um processador é melhor mais Air Flow ou menos ? Quanto mais rotação em um cooler é mais Air Flow ?

Um abraço,

Rodrigo!

• Membro VIP
Postado

Quanto mais melhor. Essa é a medida de quanto de ar é desloco pela ventoinha em um minuto. Com a ventoinha FORA da montagem no dissipador. Quando monta esse valore reduz.

Postado

Sledge, essa sua informacao pra mim é nova. qualquer hora vou fazer um teste de fluxo no V7 pra ver exatamente quanto ele da fora do dissipador e montado.

A verdade é que se você estiver certo.....danou-se pois a queda é muito grande devido ao contrafluxo de bloqueio.

• Membro VIP
Postado

Exato. A informação que eles fornecem é da ventoinha (o limite dela). Só que ao montar no dissipador você vai ter uma resistência maior e não terá o flow rate máximo).

Postado
Postado Originalmente por dragao@04 Jan. 2003,11:53

Sledge, essa sua informacao pra mim é nova. qualquer hora vou fazer um teste de fluxo no V7 pra ver exatamente quanto ele da fora do dissipador e montado.

A verdade é que se você estiver certo.....danou-se pois a queda é muito grande devido ao contrafluxo de bloqueio.

Meu amigo dragolino , por curiosidade , como você vai fazer pra medir o fluxo da ventoinha ?

Postado

com um instrumento chamado anemometro que por acaso eu possuo....HOHOHOHOHOHO.....que inclusive me da a temperatura do fluxo de ar.Ok!!!

Tenho tbem outros brinquedos mas vamos deixar isso pra la.....HOHOHOHOHOHOHO

Postado

amigao, anemometro mede somente a velocidade do vento e não a direcao dele. Pra fazer isso em aeroportos tem uma coisa chamada biruta.

E justamente por ele medir a velocidade do vento é que estamos discutindo sobre medir a velocidade do air flow da ventoinha do v7......ou como você acha que o fabricante afere estes valores de fluxo de ar????

!!!

Inclusive existem 2 formas de se medir fluxo de ar....frontal e reverso, coisa que o anemometro tambem faz.

você ta meio confuso ou é impressao minha???

Postado

Postado Originalmente por dragao@05 Jan. 2003,11:43

amigao, anemometro mede somente a velocidade do vento e não a direcao dele. Pra fazer isso em aeroportos tem uma coisa chamada biruta.

E justamente por ele medir a velocidade do vento é que estamos discutindo sobre medir a velocidade do air flow da ventoinha do v7......ou como você acha que o fabricante afere estes valores de fluxo de ar????

!!!

Inclusive existem 2 formas de se medir fluxo de ar....frontal e reverso, coisa que o anemometro tambem faz.

você ta meio confuso ou é impressao minha???

Acho que quem está confuso é você , pois os anemômetros medem a velocidade e a direção do vento . A biruta por exemplo indica a direção e não a velocidade . Outra coisa AIR FLOW não é a velocidade do vento e sim a qtd. de ar deslocada em 1min (como disse bem o sledgehammer) se não o nome seria AIR SPEED  . Por isso a única fórma de medir é usando uma makina chamada de BANCO DE FLUXO ou alguns ANEMÔMETROS ESPECIAIS (deve ser o que você tem) os bancos de fluxo são muito usados na preparação de cabeçotes de carros de corrida e medem  a QUANTIDADE DE AR  deslocado num determinado tempo .

Aqui tem um link pra mostrar alguns anemômetros que medem o FLUXO .

http://www.airflowbrasil.com.br/anemometros/conteudo.htm

Postado

então vamos por partes:

1-repito, anemometro não mede direcao de vento...Se você continua achando que mede, então fica por sua conta.(ele mede so força e velocidade)

2-meu aparelho mede velocidade (em varios tipos de escala), fluxo (em varios tipos de escala), faz a media em uma escala de tempo e te da a temperatura tbem.

3-banco de fluxo tem uma aplicacao completamente diferente daquilo que estamos tratando aqui....ou você quer medir o fluxo de um air cooler num banco de fluxo???

4-não misture carro de corrida, turbos e outras alegrias nesse assunto....ou você ainda ta sonhando com esse passado???

Amigao, menos, menos....

Postado

Po dragolino , é claro que eu não vou meter um cooler num bco de fluxo , mas os grandes fabricantes devem ter algo parecido pra fazer essa medição . Bom , quanto aos anemômetros indicarem a direção do vento não sou eu quem está dizendo , foi o que li num site sobre o assunto , se quiser conferir está aqui , tá certo que esse é um modelito não muito avançado, mas está dizendo que mede .

Postado

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!! agora melhorou.....

Note que no link enviado existem 2 fotos. A primeira o anemometro sao aquelas pas giratorias la do topo. A segunda (como o cara mesmo RESSALVA) EXISTEM alguns modelos que medem a direcao atraves de graus, mas amigao, isso é RARO.

Sobre os fabricantes Mad, fique certo que eles fazem essa medicao NOS MESMOS MOLDES que eu faria com o meu aparelho. A unica coisa que muda é a marca do equipamento e um detalhe que eles acrescentam que MELHORA significantemente o desempenho, que é um duto de acoplamento. (já que você ta pratico de procurar coisas na net, da uma olhada que você verá alguns anemometros mais precisos que usam um duto acoplador entre o aparelho e o equipamento e ser medido). So isso. Esse duto acoplador fecha o circuito de fluxo de ar entre o aparelho e o equipamento de forma a dar a medicao precisa da potencia do equipamento.

No mais, depois de tanto fluxo vou comer a minha macarronada.....TA LOUCO....ASSIM vocês ME ENLOUQUECEM.....HOHOHOHOHOHHOHO

• Membro VIP
Postado

Achei algo interessante. No site do Mikhailtech ( http://www.mikhailtech.com/articles/cooling/ultimatehsf4/ ), tem um round com vários coolers e um deles é o Volcano II que usa a ventoinha Evercool.

O interessante é quando ele compara as caracteristicas dela com uma ventoinha Delta.

A Evercool diz que a ventoinha de 60x60 é de 36 cfm (4550 rpm) e a Delta é de 37.6 cfm (a 6800rpm).

Ele parece que faz a medição e a velocidade do ar na evercool é de 5.6m/s e na Delta de 9.1 m/s. Evidente que esse fluxo não pode estar correto.

Fazendo uma conta básica, considerando a área da seção das duas iguais, um circulo de 3 cm de raio, obtive o seguinte:

Fator para passar de m^3 para ft^3: 0.0283

Evercool: Pi*(0,03)^2 * 5,6 * 60 / 0.0283 = 33,6 cfm

Delta: Pi*(0,03)^2 * 9,1 * 60 / 0.0283 = 54,6 cfm

e aí Dragão? você tem alguma hipótese sobre isso? Presumo que a velocidade do ar que ele mediu seja a média da velocidade de saida.

Edit: Estava pensando, e ventoinha de 6 cm é exagerado (não tenho uma aqui, mas acho que o corpo externo que tem 6cm). Diminuindo o raio cai bastante esses números, mas para que bata com os valores do Delta, o raio teria que ser de 5 cm. Acho que tenho que descontar o centro da ventoinha também.

Postado

Sledge, pode ser que sim pois a rotacao da outra é muito maior e não se esqueça que como disse antes, o angulo da pa e o numero delas é determinante.

So pra te elucidar. Existe uma moto speed da kawasaki que o sistema de arrefecimento da moto parada é insuficiente e ele ferve. Pra não ferver precisa estar tendo vento frontal. A kawasaki EUA não aceita isso mas todas fervem, inclusive agora em 2002 mudaram o sistema de arrefecimento(gozado né). Teve uma moto dessa na minha loja depois de ter ficado rodando 7 meses por Curitiba e SP tentando solucionar o problema. Depois de 15 dias de estudo e trabalho o problema foi solucionado trazendo uma helice especial la mesmo dos EUA, de um fulano chamado Muzzy´s, que so trabalha com parts para performance. A helice era do mesmo tamanho, com angulo de pa diferente, centro diferente e 1 pa a menos. Enfim, ela gerava quase o dobro de ventilacao da original.

ps: a kawasaki é rainha em fazer ######## e não aceitar...alias já gastei muito dinheiro com isso.

Portanto sao muitas variaveis. Eu, como disse,não possuo tanto conhecimento tecnico assim pra saber fazer os calculos de numero de pa, tamanho, angulo da pa etc....

Uma outra coisa que reparei no WC Iceberg é que "se" o ventilador do radiador não tivesse o centro estão grande daria pra dar um aumento de cerca de 30% na refrigeracao sem precisar fazer absolutamente nada. Esses ventiladores com rolamento central sao muito improdutivos...sei la, tinha que ter algo melhor.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por dragao@05 Jan. 2003,18:27

Sledge, pode ser que sim pois a rotacao da outra é muito maior e não se esqueça que como disse antes, o angulo da pa e o numero delas é determinante.

Sim, mas ele mediu a velocidade do ar, que ai depende das pás, só que para saber o air flow não precisa saber disso.

O que digo é que alguém está informando de forma diferente o air flow.

Primeiro eu tinha achado que a Delta que estava menor, talvez já considerando fixada no dissipador (pegaram a informação de algum fabricante de cooler e não da delta).

Já a Evercool está no limite de incerteza. Se eu exagerei na área, vai cair muito abaixo do especificado por eles.

Sempre acreditando na medição do cara.

O que você falou é importante para lembrar a todos que rotação maior é igual a clock maior de processador, quanto mais melhor, mas não quer dizer que é melhor do que outro de rotação menor.

Postado

fica difícil desacreditar o cara....vai saber...se ele ta com o instrumento na mao e medindo os dois iguais tem que estar certo.... Pelo menos deve-se medir umas 5 vezes pra se ter certeza. quando eu fiz isso no cooler do radiador do iceberg sempre dava a mesma coisa....(agora não lembro com exatidao) porém era exatamente igual ao fluxo de um outro cooler de mesmo tamanho que tenho pra fazer exaustao do meu case. Precisa ver se ele mediu mesmo ou ta comprando o que ta escrito.

Se o cara estiver falando bobagem no minimo pode estar levando algum senao acho que não falaria de graça.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!