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Dificuldade em acrescentar ponteiro em programa em C.


Danvalen

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Professor passou um programa com seguintes instruções,

1 - fazer uma estrutura

2 - preencher vetores

3 - organizar vetores com bolha

4 - função mostrar

5 - pesquisa binaria

porém não consegui fazer o programa com ponteiro e ja sem ponteiro rodou perfeitamente. Alguem poderia me dar uma ajuda em acrescentar ponteiros nesse programa.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#define MAX 5

//ESTRUTURA
typedef struct
{
char codigo[5];
char descricao[20];
float preco;
}Tipo_Peca;

Tipo_Peca v[MAX]; //declarei o vetor

//PREENCHER VETOR
preencher() { strcpy (v[1].codigo, "ad");
strcpy (v[1].descricao, "Porca ");
v[1].preco = 1.27;

strcpy (v[2].codigo, "as");
strcpy (v[2].descricao, "Abracadeira ");
v[2].preco = 0.27;

strcpy (v[3].codigo, "aa");
strcpy (v[3].descricao, "Arruela ");
v[3].preco = 1.25;

strcpy (v[4].codigo, "am");
strcpy (v[4].descricao, "Prego ");
v[4].preco = 1.27;

strcpy (v[5].codigo, "ac");
strcpy (v[5].descricao, "Parafuso ");
v[5].preco = 1.26; }

//ORDENAR VETORES BOLHA
void bubble () {
int i, j ;
Tipo_Peca x;
for (i = 0; i <= MAX; i++)
{
for(j = i + 1; j <= MAX; j++)
{
if( strcmp(v[i].codigo, v[j].codigo) > 0) //comparei os vetores
{
x = v[i];
v[i] = v[j];
v[j] = x;
}
}
}
}

//FUNÇÃO MOSTRAR
void mostrar () {
int i;
for(i = 1; i < 6 ; i++)
printf ("%4d %s %s %0.2f\n",i, v[i].codigo, v[i].descricao, v[i].preco);
}

//PESQUISA BINARIA
pesqbin () {
int i, aux;
char cod[5], cont;

do { printf("\nInforme o codigo a ser buscado : ");
fflush(stdin); //serve para limpar o buffer do teclado
scanf("%s", cod);
printf("\n");
for(i=1;i<6;i++)
{
if(strcmp(cod, v[i].codigo) == 0)
{
printf("Codigo Encontrado!\n\n");
printf ("Posicao Codigo Descricao Preco\n\n");
printf ("%4d %s %s %0.2f\n",i, v[i].codigo, v[i].descricao, v[i].preco);
printf ("\n");
aux = 1;
}
};
if (aux != 1)
printf("Codigo nao encontrado!\n\n");

printf ("Deseja buscar outro codigo ? (s/n) ");
fflush(stdin); //serve para limpar o buffer do teclado
scanf ("%c", &cont);
aux = 0;
}while (cont == 's');

}



int main (void) {


preencher();
printf ("Posicao Codigo Descricao Preco\n\n");
mostrar() ;
printf ("\n\n");
bubble() ;
printf ("Posicao Codigo Descricao Preco\n\n");
mostrar() ;
printf ("\n\n");
pesqbin ();


getch ();
}

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PARTE 1:

Posições de vetores, em C, começam sempre na posição 0 (zero) até n-1, onde n é o tamanho máximo pré-definido.

Precisa corrigir a função "preencher()":


void preencher(void)
{
v[0] = malloc( sizeof(Tipo_Peca) );
strcpy( v[0]->codigo, "ad");
strcpy( v[0]->descricao, "Porca ");
v[0]->preco = 1.27;

v[1] = malloc( sizeof(Tipo_Peca) );
strcpy( v[1]->codigo, "as");
strcpy( v[1]->descricao, "Abracadeira ");
v[1]->preco = 0.27;

...

E também os "for()":


for (i = 0; i < MAX; i++)
{
for(j = i + 1; j < MAX; j++)


for( i = 0; i < 5; i++ )

PARTE 2:

A diferença entre, usar memória estática e dinâmica, é que, na segunda, será necessário alocar memória. E desalocar também, consequentemente.

Quando um ponteiro precisar chamar um elemento dentro da estrutura de sua referencia, não utilizará o tradicional "." (ponto), mas sim "->".

As modificações são simples.


Tipo_Peca *v[MAX];

...

strcpy( v[0]->codigo, "ad");
strcpy( v[0]->descricao, "Porca ");

...

Desalocar memória:


void liberaMemoria(void)
{
int i = 0;

for( i = 0; i < 5; i++ )
free(v[i]);
}

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