Ir ao conteúdo

mSATA+SSD ou 2x HD SSD nova 64Gb.

flsl

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Tenho uma máquina hoje com:

RAID 0 de 2x SSD SATA3 64GB para sistema

+

1xHD Seagate SATA2 de 1TB para dados.

Mas tudo funcionando em SATA 2.

Mas estou montando máquina nova que quero que seja mais rápida. E terei acesso a um HD SEAGATE SATA3 de 1TB.

A placa mãe escolhida, me permite usar aquela tecnologia mSATA pra agilizar o acesso a HDs.

Será que monto a máquina nova com :

mSATA com SSD sata3 de 64Gb + HD SEAGATE SATA3 novo para dados

ou

RAID 0 com os dois SSD 64gb + HD SEAGATE SATA3 para dados

Lembrando que busco acima de tudo velocidade.

Config. nova abaixo:

Processor intel : i5 3570 + RAM MEMORY: 4x8GB=32GB

Ou

Processor intel : i7 3770 + RAM MEMORY: 2x8GB=16GB

( ainda tb não decidi)

1x Gigabyte (Ivy Bridge) | GA-Z77X-D3H

1x HD: SATA 3.0 HDD 1TB 7200RPM

1x GPU: Nvidia GeForce GTX 660 TI 2GB GDDR5 192-bit ZOTAC (no o.c.)

1x DVD Drive: LG

1x Corsair 600W | GS600

1x Coolermaster Elite 334u

1x Windows 7 Home Premium

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Postado

Primeiro de tudo deve ficar claro que a diferença entre um HD SATA 2 e um HD SATA 3 praticamente inexiste. O HD mais rápido em 7300 RPM não chegará acima de 120 MB/s de transferência de dados e isso é abaixo da carga máxima suportada por SATA 2.

Antes de responder sua pergunta é preciso saber qual o modelo do seu ssd. Eu percebo que você está afim de investir para ter o máximo desempenho, então dependendo do modelo de SSD que você usa talvez valha a pena trocá-lo por algum mais recente.

Eu não descato Msata, mas sinceramente não conheço ninguém que use em Desktops, eu mesmo tenho este recurso na minha placa mãe mas optei por um ssd "convencional". O preço costuma ser melhor e o desempenho o mesmo.

Como sempre o Sistema Operacional deve estar todo no ssd, assim como os programas que exigem maior taxa de leitura para assim ter o melhor desempenho.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado

Obrigado pelo retorno. Vamos aos detalhes então.

Ja tenho SSDs. Vou transferir do meu comp atual 2xSSDs Nova sata3 64gb. Nao pretendo investir mais em SSDs.

E ja tenho o hd Sata 3 tb .. S que todos rodam em sata2

Hoje no meu cpu atual. Sempre que vou salvar algo da internet, fica meio lento bem na hora de salvar ahco que por que é a hora que o sistema tenta salvar no hd normal.

E tb to me informando sobre mSATA e chegando a conclusao que com RAID 0 de 2x SSD 64gb eu fico com 128 gb pra sistema programas e jogos.

Mas se fizer mSATA , um ssd fica de"cache" pro outro ssd de 64gb. Mas pra sistema programas e jogos... E ficarei so com 64gb.. então talvez nao me sirva.

Mas agora to bem curioso mesmo assim. Qual sera que é mais rápido pro sistema abrir muitas abas num navegador? 2 SSDs em RAID 0 ou em mSATA?

Postado

Amigo, eu acho que você deve ter se confundido. Se você tem o SSD Corsair Nova ele na verdade tem taxa de transferência SATA II, então mesmo que você comprar uma placa mãe com conexões SATA III ele não terá a velocidade aumentada.

Neste caso, como você quer investir em Msata eu diria para esquecer isso e investir em um SSD da nova geração em SATA III como um OCZ Vertex 4, Samsung 840 ou Plextor M5S, você irá notar um aumento razoável de velocidade, pegue uma versão de 120~128 GB, esqueça RAID para SSD.

Como eu disse o Msata é muito pouco utilizado em Desktop, inclusive eu até hoje não entendi o motivo de terem incluído esta função nas placas mãe de Desktop.

Em geral Msata é utilizado em notbooks devido a falta de espaço, pois só com o Msata é possível ter o SSD e o HD no mesmo notebook.

Sobre utilizar SSD em cachê eu não gosto muito, o desempenho vai ser sempre melhor com o Sistema Operacional direto no SSD utilizando-o como disco primário que utilizando-o como cachê. Espero ter ajudado.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado

Putsss. é verdade ! Me confundi ; o SSD que tenho aqui é o FORCE, que é SATA3 mesmo. Só que hoje roda SATA2 na minha máquina atual.

E se é quase certo que 2 HDs RAID0 SATA3 rodam mais rápido o windows do que um em um no mSATA e o outro na SATA3 normal. É RAID que vou usar.

E falando agora em melhorar acesso e velocidade de salvamento ( que hoje é meio lenta na minha máquina atual.... pois o sistema tá em RAID mas as pastas do windows eu aponto pra um HD normal...

Já soube que essa demora que tenho hoje em dia pode ser por meu windows/sistema já estar meio carregado; com erros no registro de muitos programas de anos de uso que instalei e desinstalei etc...

E ainda; parece que essa minha nova placa-mãe ga-z77x-d3h só tem 2xSATA3; e que mesmo que eu coloque um SSD na mSATA e outro numa SATA3...; não dá pra colocar o HD normal numa SATA3... Pois quando uso a mSATA ela ocupa o lugar de uma SATA3. Então o HD de dados; em todas as situações, fica sempre numa SATA2 do mesmo jeito.

Não dá pra fazer muito melhor a velocidade de acesso a dados também, além de melhorar a velocidade do sistema. A não ser que eu trocasse de placa mãe. Ai me complica no momento.

Acho que vou de RAID0 mesmo.

obrigado putsss e a todos acima tb !!!

Postado

Mas como eu já disse, não faz a menor diferença diferença para um HD mecânico ser plugado em uma porta SATA II ou SATA III. HD's mecânicos são limitados na própria taxa de leitura e escrita e não na transferência de dados.

Dizer que um HD mecânico é SATA III é puro marketing pois ele não é em nada mais rápido que um HD SATA II. HD's mais rápidos atualmente tem taxa de leitura/escrita na casa dos 120 MB/s, ou seja eles não usam nem a capacidade total de taxa de transferência de um SATA II.

Sobre seu atual problema em demorar para salvar arquivos existe a possibilidade do seu HD estar com bad clocks ou algum outro tipo de problemas no disco, ou então simplesmente "windows vencido" mesmo, nada a ver com taxa de transferência.

Eu tenho essa Gigabyte que você irá comprar, é uma excelente placa. Minha dica de configuração: os dois SSD's em RAID0 plugados nas portas SATA III Intel. Os HD's plugados nas portas SATA II intel (caso você tenha mais de 1 HD você pode até fazer RAID com eles usando esta interface, já que são interfaces separadas), driver de dvd/Blu-Ray plugados nas portas SATA III Marvel.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado
Mas como eu já disse, não faz a menor diferença diferença para um HD mecânico ser plugado em uma porta SATA II ou SATA III. HD's mecânicos são limitados na própria taxa de leitura e escrita e não na transferência de dados.

Dizer que um HD mecânico é SATA III é puro marketing pois ele não é em nada mais rápido que um HD SATA II. HD's mais rápidos atualmente tem taxa de leitura/escrita na casa dos 120 MB/s, ou seja eles não usam nem a capacidade total de taxa de transferência de um SATA II.

Sobre seu atual problema em demorar para salvar arquivos existe a possibilidade do seu HD estar com bad clocks ou algum outro tipo de problemas no disco, ou então simplesmente "windows vencido" mesmo, nada a ver com taxa de transferência.

Eu tenho essa Gigabyte que você irá comprar, é uma excelente placa. Minha dica de configuração: os dois SSD's em RAID0 plugados nas portas SATA III Intel. Os HD's plugados nas portas SATA II intel (caso você tenha mais de 1 HD você pode até fazer RAID com eles usando esta interface, já que são interfaces separadas), driver de dvd/Blu-Ray plugados nas portas SATA III Marvel.

Tem que ver isso ae

Putsss

Pois é.. boa coincidência de placa mãe. Por acaso você montou alguma máquina sua na First Place? Ou foi você mesmo que montou tudo ? você tem alguma fórmula de overclock segura pra fazer nisso ?

Sobre lentidão do HD....Windows vencido não é porque uso o original. De fato já vi acontecer isso com xp vencido sim.

Mas você tá me trazendo mais dicas que eu não sabia. Rola diferença a mais, além da diferença de SATA2 e SATA3 ? Tipo , vale a pena colocar o Bluray na SATA marvel ? Qual é a SATA Marvel e que diferença pode vir a fazer ?

Postado

Eu monto meus computadores e dos meus amigos, mas não tenho experiência nenhuma com overclock's.

Eu já vi computadores montados pela First Place, eles fazem um trabalho muito bom na montagem, porém é fato que os preços que eles cobram pra isso é bem alto. Um mesmo computador na First Place e comprando peças separadas terá uma diferença de uns 25~30% no preço.

Eu optei por esta placa muito mais por recursos extras como a construção, grande número de portas USB 3.0, som de qualidade e por frescura mesmo, não pretendia trabalhar com overclock.

Sobre liga na porta Marvell é simplesmente por que é o único objetivo dela estar lá. Portas com controladoras Marvell trazem problemas com SSD's, e você ligar nas SATA II você perderá portas para HD's, estas controladores alternativas são feitas para ligar drivers periféricos mesmo.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado

valeu putss, é verdade. E o risco beneficio pra testar ovrclock eu acho meio ruim tb. Se tivesse alguem com configmmuito parecidamja usando a algum tempo, talvez eu arriscasse pra ver se faz realmente diferenca. Ms sem ter alguem q de uma garantia ou ja tenha experiencia. Eu naomficontestand equipamentomrecem comprado pra correr o risco de esquentar demais e queirmar e já era... valeu pelas dicas todas. Achoq vai ficar parecida com sua maquina,,, posto aqui deposi q termnar... valeu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...