Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
trypion

Arduino - Controlador de temperatura

Recommended Posts

olá eu queria uma ajuda de vocês, estou com o seguinte projeto, pretendo ligar um sensor de temperatura lm035 (tentando conseguir), mas ate agora só arrumei o Sensor de Temperatura (Termistor NTC 10k), em um arduino e ligar em um display pra fazer aparecer a temperatura e dps, ligar em um cooler se a temp passar de 25c ele liga o cooler se ficar a baixo o cooler fica desligado.

agora tenho alguns problemas, nao consigo com o termistor fazer aparecer a temp em celcius no display, e nao faço a minima ideia de como fazer pro cooler desligar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, amigo!

agora tenho alguns problemas, nao consigo com o termistor fazer aparecer a temp em celcius no display,

Qual a dificuldade do display? é a coversão para digital? ou as contas para fazer o mesmo exibir a temperatura em celsius. é a inicialização do display?

e nao faço a minima ideia de como fazer pro cooler desligar.

Assim, não seria quando a temperatura cair abaixo dos 25 voce desliga o cooler? se for isso bastaria comparar o resultado da conversao do termistor comparar com uma referenciae se for menor voce impoe ocomando de desligar atraves da função digitalwrite().

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

cara assim, sou iniciante ainda n sei muitas coisas de programaçao o que sei estou aprendendo sozinho, eu peguei um programa feito para o lm035 e n estou conseguindo arrumar para o termistor, consegui ver hj no termistor que quando aumenta a temperatura a resistência diminui e quando a temperatura abaixa a resistência aumenta.

e me fala um pouquinho mais sobre a funçao digitalwrite(), e tambem ganhei uma dica de fazer uma "chave" para o cooler com o bc547 e um resistor de 2k

Compartilhar este post

Link para o post

UPDATE: beleza consegui fazer o display mostrar a temp correta, usei a seguinte biblioteca para o programa http://api.ning.com/files/6wsS7zFpHL1vhxn8JLydjAuXMK*7Q3*kebK0sFV8WKNXcxFJsuDM9D8J4CQtrDmSGPu86smNj1k0dFeueY7F8WjakZA7gutK/Thermistor.zip

#include <Thermistor.h>

#include <LiquidCrystal.h>

Thermistor temp(0);

LiquidCrystal lcd(12,11,5,4,3,2);

void setup() {

lcd.begin(16,2);

pinMode(0, INPUT);

}

void loop() {

int temperature = temp.getTemp();

lcd.setCursor(0,0);

lcd.print("Temp: ");

lcd.print(temperature);

lcd.write(223);

lcd.print("C");

delay(1000);

}

agora estou com duvida em como fazer o cooler ligar e desligar quando atinge uma certa temperatura se alguem tiver uma ideia pra me colocar no caminho certo eu agradeço

este site me ajudou http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-termistor-ntc-com-arduino

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais