Ir ao conteúdo

Olá galera, gostaria de saber; tem como atualizar a BIOS por arquivo .EXE ?

DaniloDS

Posts recomendados

Postado

bom, eu quero atualizar minha BIOS, a minha placa mãe é uma PCchips A33G, eu não tenho o manual e nem o cd de driver dela, na verdade não tenho nada, então eu fiz o download da atualização da BIOS pelo site da PCchips e veio os seguintes arquivos:

AFUDOS.EXE

AFUWIN.EXE

E080220S.ROM

Ucoredll.dll

Ucoresys.sys

Ucorevxd.vxd

UCOREW64.SYS

Eu queria saber se com esses dois arquivos .EXE eu consigo atualizar a BIOS, sem necessitar passar tudo para um cd. Obrigado pela atenção pessoal.

• Membro VIP
Postado

Pelos arquivos contidos no download, sim, você pode fazer a atualização da BIOS pelo próprio Windows. Porém, você deve observar alguns pontos antes:

1. Você deve estar obrigatoriamente utilizando um dos Sistemas Operacionais abaixo:

Microsoft© Windows© 98

Microsoft© Windows© ME

Microsoft© Windows© 2000 (32bit & 64bit editions)

Microsoft© Windows© NT 4.0

Microsoft© Windows© XP/XP64

Microsoft© Windows© PE

Microsoft© Windows© Vista (32bit & 64bit editions)

2. Você deve criar uma pasta e nela colocar os seguintes arquivos:

AFUWIN.EXE

E080220S.ROM

Ucoredll.dll

Ucoresys.sys

Ucorevxd.vxd

UCOREW64.SYS

3. Deste ponto em diante, basta seguir os passos que o programa de atualização AFUWIN irá exibir na tela.

4. Após terminar o processo de atualização da BIOS. Reinicie o PC, entre na BIOS, selecione LOAD DEFAULT SETTINGS, salve e reinicie.

Qualquer dúvida, utilize o tópico abaixo que contém um tutorial muito bem detalhado postado aqui mesmo no Fórum pelo user Coelho15

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-atualizando-bios/764664

Qualquer novidade/dúvida, volte a postar.

Ate mais....

Obs.: todo processo de atualização de BIOS tem seus riscos. Portanto, tenha realmente certeza de que deseja fazê-lo e assumir os riscos que possam acontecer, em alguns casos, até mesmo inutilizando totalmente a placa-mãe.

Postado
Pelos arquivos contidos no download, sim, você pode fazer a atualização da BIOS pelo próprio Windows. Porém, você deve observar alguns pontos antes:

1. Você deve estar obrigatoriamente utilizando um dos Sistemas Operacionais abaixo:

Microsoft© Windows© 98

Microsoft© Windows© ME

Microsoft© Windows© 2000 (32bit & 64bit editions)

Microsoft© Windows© NT 4.0

Microsoft© Windows© XP/XP64

Microsoft© Windows© PE

Microsoft© Windows© Vista (32bit & 64bit editions)

2. Você deve criar uma pasta e nela colocar os seguintes arquivos:

AFUWIN.EXE

E080220S.ROM

Ucoredll.dll

Ucoresys.sys

Ucorevxd.vxd

UCOREW64.SYS

3. Deste ponto em diante, basta seguir os passos que o programa de atualização AFUWIN irá exibir na tela.

4. Após terminar o processo de atualização da BIOS. Reinicie o PC, entre na BIOS, selecione LOAD DEFAULT SETTINGS, salve e reinicie.

Qualquer dúvida, utilize o tópico abaixo que contém um tutorial muito bem detalhado postado aqui mesmo no Fórum pelo user Coelho15

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-atualizando-bios/764664

Qualquer novidade/dúvida, volte a postar.

Ate mais....

Obs.: todo processo de atualização de BIOS tem seus riscos. Portanto, tenha realmente certeza de que deseja fazê-lo e assumir os riscos que possam acontecer, em alguns casos, até mesmo inutilizando totalmente a placa-mãe.

Entendi, mais no momento eu estou usando o Windows 7 Ultimate, então nesse caso eu terei que formatar para o Windows XP ? E se sim, tem alguma diferença se for 32bits ? valeo!

• Membro VIP
Postado

Segundo o link que postei do Tutorial, o user Coelho15 relata que executando o programa AFUWIN.EXE em modo de compatibilidade no Windows 7, tudo corre perfeitamente bem.

Pessoalmente, nunca pude utilizar e nem fazer testes com este programa, então não posso lhe garantir que realmente funcione. E, não, não faz diferença se o windows for 32 ou 64 bit, já que os programas 64 bit(e o AFUWIN parece ser 64 bit, visto que funciona em ambas segundo sua descrição)são compatíveis com as versões 32 bit do windows.

Para executá-lo em modo de compatibilidade, clique no programa com o botão direito, selecione propriedades, vá na aba Compatibilidade, marque a caixa Executar este programa em modo de compatibilidade e escolha Windows XP SP3 no menu abaixo dela e clique em OK. Agora execute normalmente o programa.

E, mais uma vez. Faça todo procedimento com o máximo de atenção possível e conferindo todos os passos 2 vezes se for necessário antes de confirmá-los. Pois, caso algo saia errado, sua placa-mãe ficará totalmente inutilizada. Portanto, já fique ciente dos riscos.

Postado
Segundo o link que postei do Tutorial, o user Coelho15 relata que executando o programa AFUWIN.EXE em modo de compatibilidade no Windows 7, tudo corre perfeitamente bem.

Pessoalmente, nunca pude utilizar e nem fazer testes com este programa, então não posso lhe garantir que realmente funcione. E, não, não faz diferença se o windows for 32 ou 64 bit, já que os programas 64 bit(e o AFUWIN parece ser 64 bit, visto que funciona em ambas segundo sua descrição)são compatíveis com as versões 32 bit do windows.

Para executá-lo em modo de compatibilidade, clique no programa com o botão direito, selecione propriedades, vá na aba Compatibilidade, marque a caixa Executar este programa em modo de compatibilidade e escolha Windows XP SP3 no menu abaixo dela e clique em OK. Agora execute normalmente o programa.

E, mais uma vez. Faça todo procedimento com o máximo de atenção possível e conferindo todos os passos 2 vezes se for necessário antes de confirmá-los. Pois, caso algo saia errado, sua placa-mãe ficará totalmente inutilizada. Portanto, já fique ciente dos riscos.

Então cara, conseguir atualizar a BIOS, ocorreu tudo certo, valeu mesmo pelas dicas, graças a elas ocorreu tudo bem, obrigado mesmo!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...