Ir ao conteúdo

Dúvida de qual FAN escolher p/ nova config

Rodolpho E.

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou montando uma nova configuração, e vários itens já estão decididos, são eles:

Processador Intel Core i7-3770 3.5GHz

Placa Mãe Gigabyte GA-B75M-D3H

Memória Ram Kingston 8GB DDR3 HyperX Blue 1600MHz

HD SSD Kingston 120GB SATA III V300 + HDD Seagate 2TB SATA III Barracuda

Fonte Corsair CX-500W 80Plus Bronze

Placa de vídeo Radeon XFX HD7770 Core Edition 1GB DDR5

Gabinete Sentey Optimus GS-6000R

Como vocês podem ver, não pretendo fazer overclock, mas mesmo assim decidi trocar o cooler da CPU, quase decidido por um CoolerMaster Hyper T4, chega até a ser exagerado, mas está bom? Não tenho muita dúvida quanto a isso.

Minha grande dúvida há dias para fechar a configuração é na verdade quanto aos FANs que devo escolher. Já li muito sobre vários, e o que mais me deixa indeciso é que em um mesmo caso, um usuário diz que tal FAN é muito bom, silencioso, boa ventilação, etc. Só que, mais em baixo chega outro usuário e diz que a mesma FAN é horrível, alto nível de ruído, etc.

Então, minha dúvida é, qual seria uma FAN ideal, sem muito ruído, dentro do aceitável, principalmente, mas também com uma ventilação razoável? Irei usar a máquina para jogos e alguns programas de processamento de dados.

Li sobre os Sharks, são bem famosos entre nós usuários, mas já vi relatos que ele chega a vibrar o gabinete, descartei. Já vi muitos Cooler Master, principalmente pelo custo benefício, e alguns Enermax, acabou que fiquei entre alguns, segue eles:

CoolerMaster Sickleflow 120 R4-L2R-20AC-GP

CoolerMaster Xtraflow 120mm R4-XFBS-20PB-R1

Enermax 12cm com LED Azul UCTA12N-BL

Então, o que me falam desses 3? Qual me indicam para eu manter uma refrigeração razoável e que não pareça que o gabinete vai levantar vôo? Principalmente isso, que não faça muito barulho

OBS.: Pretendo colocar um frontal como ventilador, e 1 ou 2 superiores, e o traseiro como exaustores, todos de 120mm. E o gabinete já vem com um de 180mm lateral como ventilador, vou ver a possibilidade de trocar por um de 200mm.

Postado
Pessoal, estou montando uma nova configuração, e vários itens já estão decididos, são eles:

Processador Intel Core i7-3770 3.5GHz

Placa Mãe Gigabyte GA-B75M-D3H

Memória Ram Kingston 8GB DDR3 HyperX Blue 1600MHz

HD SSD Kingston 120GB SATA III V300 + HDD Seagate 2TB SATA III Barracuda

Fonte Corsair CX-500W 80Plus Bronze

Placa de vídeo Radeon XFX HD7770 Core Edition 1GB DDR5

Gabinete Sentey Optimus GS-6000R

Como vocês podem ver, não pretendo fazer overclock, mas mesmo assim decidi trocar o cooler da CPU, quase decidido por um CoolerMaster Hyper T4, chega até a ser exagerado, mas está bom? Não tenho muita dúvida quanto a isso.

Minha grande dúvida há dias para fechar a configuração é na verdade quanto aos FANs que devo escolher. Já li muito sobre vários, e o que mais me deixa indeciso é que em um mesmo caso, um usuário diz que tal FAN é muito bom, silencioso, boa ventilação, etc. Só que, mais em baixo chega outro usuário e diz que a mesma FAN é horrível, alto nível de ruído, etc.

Então, minha dúvida é, qual seria uma FAN ideal, sem muito ruído, dentro do aceitável, principalmente, mas também com uma ventilação razoável? Irei usar a máquina para jogos e alguns programas de processamento de dados.

Li sobre os Sharks, são bem famosos entre nós usuários, mas já vi relatos que ele chega a vibrar o gabinete, descartei. Já vi muitos Cooler Master, principalmente pelo custo benefício, e alguns Enermax, acabou que fiquei entre alguns, segue eles:

Então, o que me falam desses 3? Qual me indicam para eu manter uma refrigeração razoável e que não pareça que o gabinete vai levantar vôo? Principalmente isso, que não faça muito barulho

OBS.: Pretendo colocar um frontal como ventilador, e 1 ou 2 superiores, e o traseiro como exaustores, todos de 120mm. E o gabinete já vem com um de 180mm lateral como ventilador, vou ver a possibilidade de trocar por um de 200mm.

O Hyper T4 é sim uma boa opção de CPU cooler.

Sou usuário das Aerocools Sharks, tenho 2 em meu gabinete, e posso dizer que elas são excelentes. Sobre elas vibrarem o gabinete, provavelmente é fruto de uma instalação mal executada.

Vamos as Fans citadas por você.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-r4-sickleflow-vermelho-r4-l2r-20ar-r1.html

Possui 69 CFM e apenas 19 Dba, se você visa silêncio, e uma ótima opção.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/cooler-master-fan-120mm-xtraflo-r4-xfbs-20pk-r1.html

Possui 82CFM e 36Dba, mesmo valores da Aerocool Shark, sendo assim, pode parecer um pouco ruidosa, não por ser uma fan ruim, pelo contrário, e excelente, a questão é o fluxo de ar gerado por ela que é bem alto.

Possui apenas 37CFM e 17Dba, além de custar o dobro das citadas anteriormente. Possui péssimo custo benefício.

Outra fan que posso lhe recomedar que possui excelente custo benefício, é a Akasa Viper.

Possui 83CFM e apenas 26 Dba. Se comparada a Aerocool Shark ela tem o mesmo desempenho com menor ruído.

https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

Pela quantidade de fans que você pretende adquirir, e pela especificação do gabinete, acredito que você pode instalar 1 na parte frontal injetando ar, e 1 ou 2 nos painéis traseiro e/ou superior como exaustoras.

Os resultados serão excelentes.

Abraço e boa sorte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...