Ir ao conteúdo

Rotação de um cooler com PIC/Ponte H/ Antena

Euz

Posts recomendados

Postado

Bom, pretendo fazer um circuito para executar um cooler e ver qual a velocidade do mesmo e a rotação

Postado

Oi Euz.

Então, para poder inverter a rotação de um cooler de PC você vai ter que alterar seu circuito interno. Sem essa alteração é impossível.

Agora sobre a ponte H eu recomendaria com CI (pode ser o L298), pois dai te pouparia muita solda. Agora se você for soldar mesmo use os TIP31.

O PIC pode ser bem simples. Pois você precisaria de 2 I/O para controlar a Ponte H e mais uma para o receptor RF. O PIC 12F675 é muito legal por ser compacto e versátil.

No controle você vai ter que usar mais um PIC (pode ser o mesmo modelo).

Sobre a transferencia de informações via RF, estude o protocolo Manchester Code e veja se você consegue se adaptar. Se não me engano, pode usar também o protocolo OneWire (não sei se pode, se alguém souber, favor corrigir :D).

Utilize uma fonte de 12v para o cooler e use um conversor DC-DC para abaixar para 5v para o PIC (pode ser o LM7805).

Para o controle use uma pilha de controle mesmo de 12v anexado a um regulador 7805.

Postado

Euz,

Já tive a oportinidade de trabalhar com o PIC16F690 também, mesmo que tenha sido por somente uma vez.

Eu dei uma sugestão, pois achei que você ainda nao tivesse nenhum PIC.

Sobre o ventilador, a modificação é complicada e muito inviável. Tente achar algum motor DC comum e adaptar uma hélice que pode ser feita de papelão ou plástico de pote de sorvete por exemplo. (Lógico que para testes somente uhasuahs).

Postado

Depende da linguagem de programação que você vai usar.

O importante é saber que você precisa de 2 pinos.

Para girar de um lado, você liga um pino.

para inverter, você desliga o que você tinha ligado e liga outro.

É como trabalhar com leds.

Recomendo linguagem c

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!