Ir ao conteúdo

Troca de tomada/Dúvidas + Fotos

DanttIsYourDaddy

Posts recomendados

Postado

Olá,

Recentemente estava com problema de tomada derretendo, porém graças ao pessoal do CdH descobri que era problema de corrente da tomada, ela não aguentava o secador, tanto que o secador de cabelo funcionava, mas a tomada derretia, segue a foto da tomada derretida que vou trocar: 4PPnwFO.jpg

Agora que já comprei uma tomada de 20A, creio que o problema não vai ocorrer mais, segue algumas fotos da tomada que comprei:

BJllORN.jpg

J1nF8Zk.jpg

Bom, agora estou com dúvidas, eu preciso saber qual fio é o fase e qual é o neutro quando for instalar essa nova tomada, aqui em casa não tem terra (estou querendo comprar um barra de cobre e eu mesmo aterrar, mas isso é outra história)

Outra dúvida, essa tomada de 20A posso instalar tanto em uma tomada 220v quanto em uma 110v?

Obrigado!:D

Postado

Nesta mesma posição q esta a tomada na fig 2 a fase vai no pino da direita e o negativo da esquerda e o do centro é o terra, caso você não tenha fio terra deixe-o sem nada. Para saber qual é o fio fase, você tem q ter uma chave-teste a qual você acha em qq lugar e deve custar em torno de R$ 5,00 (cinco reais), é tipo uma chavezinha de fenda com led no cabo, quando você encostar no fio fase ele acenderá.

Postado

O Karlo ja disse tudo.

Só acrescentando caso você queira fazer o aterramento, aqui vai umas dicas para facilitar sua vida:

Se a parede que dessa tomada fizer divisa com um local que possa ser colocada a haste terra, faça um furo dentro da própria caixinha da tomada atravessando a parede para o outro lado, então passe o fio terra por esse furo e ligue na haste terra.

Na hora de fincar a haste terra no solo faça um buraco na terra do tamanho e profundidade de um copo desses americanos, então encha esse buraco de água e espere secar. Depois encha-o novamente pela metade e fique a haste terra no buraco.

NÃO DÊ MARRETADAS NELA, puxe um pouco para cima e para baixo novamente sem tira-la de seu furo. Vá fazendo esse movimento para cima e para baixo e colocando água. Caso encontre algo duro, bata com a marreta ou martelo até passar e continue pra cima e pra baixo.

Conselho: é muito mais fácil do que parece, mais fácil que bater com a marreta, e não estraga a cabeça da haste.

Postado
(estou querendo comprar um barra de cobre e eu mesmo aterrar, mas isso é outra história

Por favor, não faça isso. Não estou querendo ser chato e muito menos desrespeitoso com você. Não me interprete mal, mas pelo nível da dúvida do seu tópico inicial e este (dúvidas simples), você é um iniciante e me parece não ter muito conhecimento de eletricidade. Dessa forma, aconselho a chamar um profissional da área.

Aterramento é coisa séria. Se for para fazer meia boca, que não faça.

Outra coisa, pela foto 1, a da tomada derretida, tive a impressão de o cabo ter derretido também. Parece que ele está meio preto. Seria interessante verificar o cabo também para ver se o mesmo está bem dimensionado. ou então o cabo irá continuar derretendo.

Falou

Postado

Rlx cara, não vou aterrar nada, primeiro por que eu não sei.

Caso fora realmente fazer tal procedimento irei chamar meu Tio, este sim é eletricista com CREA e etc.

Como eu disse....isso é outra história, que não vou discutir aqui....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...