Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

eu quero saber uma boa IDE para programação em C++, eu tenho o NetBeans IDE 7.3.1, com o compilador e depurador C++, mas não funciona direito, o NetBeans diz que comando "printf" está errado ou não existe, mas eu escrevo o código como ensinam no YouTube. Eu já usei o Dev-C++, mas eu acho ele não funciona direito, acho que é muito antigo já e eu uso o NetBeans IDE 7.3.1 para programação em JavaSE, me ajudem;)

Postado

O bom mesmo, seria não usar nenhuma IDE. Apenas um bom editor de códigos (tipo o Vim ou Emacs) e o compilador (g++ para implementações básicas, por exemplo).

As IDEs serão uma fonte de problemas desnecessários e perda de tempo. Logo logo você vai se encontrar com o projeto parado, e quebrando a cabeça pra tentar fazer com que a IDE simplesmente faça aquilo pra qual foi feita.

Mas como provavelmente você estará presso ao Windows, sem um terminal acessível pra usar o compilador diretamente, então eu recomendaria uma IDE leve. Quanto mais leve e menos funcionalidades, menores as chances de atrapalhar.

Uma sugestão das mais leves seria o Code::Blocks. E uma sugestão mais profissional seria o Eclipse.

Entretanto, o ideal, seria trabalhar no Linux. Onde você possui um terminal e todo um ambiente propicio pra programar. Nesse caso, seria apenas você, seu código, o editor e o compilador. Nada mais.

• Curtir 1
Postado

Boa sorte organizando o código e codando sem uma IDE... Vocês vão precisar. E esse papo de Linux, quem usa Linux em desktop e programa no bloco de notas quer ser o diferentão e aparecer, não foi feito pra isso, é um lixo para o usuário final.

• Curtir 1
Postado
Boa sorte organizando o código e codando sem uma IDE... Vocês vão precisar. E esse papo de Linux, quem usa Linux em desktop e programa no bloco de notas quer ser o diferentão e aparecer, não foi feito pra isso, é um lixo para o usuário final.

^^

Melhor IDE chama-se Visual Studio.

Depois dela tem Netbeans e Eclipse.

Depois vem o amadorismo, a perda de tempo e os erros organizando arquivos de fonte e header.

Linux é pra programador ou servidor, usuário iniciante é um lixo. Eu não uso, nunca precisei e tentei várias vezes e não gostei.

Tenho uma filosofia muito simples, tempo é para ser gasto com objetivo fim e não configurando SO ou catando arquivos em bloco de notas.

Postado

Bom, não vou entrar no mérito de gostos, cada um tem o seu. Mas vou advogar a favor do Linux apenas baseado na minha experiencia mesmo: meu projeto atual tem em torno de 50.000 linhas de códigos (e crescendo em torno de 500 linhas por dia), somos 3 desenvolvedores, eu aqui no Brasil e dois amigos na Espanha.

E é todo feito no Linux, usando Vim pra editar o código. Que por sinal, eu recomendo usar Vim até no Windows porque ele e o Emacs são, de longe, os melhores editores de códigos que existe. Basta algumas boas praticas de programação e você já não precisa de uma IDE.

E bom, não temos problemas do tipo: o compilador da IDE diz que a função printf() não existe. :D Muito pelo contrario, como a relação é muito mais simples, ou serei eu ou será o compilador, sendo que o compilador sempre está certo, os problemas sempre já estão automaticamente localizados: eu. Com a IDE você adiciona muitas outras variáveis aos problemas.

Alem do mais aí temos um terminal a mão, acesso direto ao compilador. Alem do poder de usar shell scripts pra realizar manutenções automatizadas em todo o código de uma só vez, etc.

Enfim, há sim muitas vantagens e poucas desvantagens. Apenas se deve vencer a barreira de toda uma vida no Windows e ir pra um ambiente completamente diferente onde tudo parece mais difícil. Obviamente comigo foi o mesmo quando comecei no Linux. Hoje estranhamente, vivo 90% do tempo no Linux e o restante no Windows (apenas pra jogar) e me sinto estranho no Windows. :D E claro, hoje, o Windows me parece muito mais difícil que o Linux. Nesse tudo está a um click ou um misero comando.

Postado
^^

Melhor IDE chama-se Visual Studio.

Depois dela tem Netbeans e Eclipse.

Depois vem o amadorismo, a perda de tempo e os erros organizando arquivos de fonte e header.

Linux é pra programador ou servidor, usuário iniciante é um lixo. Eu não uso, nunca precisei e tentei várias vezes e não gostei.

Tenho uma filosofia muito simples, tempo é para ser gasto com objetivo fim e não configurando SO ou catando arquivos em bloco de notas.

Visual estudio é um elefante de mil e uma inutilidades, IDE boa é IDE simples, até porque, consumo de RAM e processador alteram a velocidade de compilação. Sem falar que ficar preso a .net é uma *****.

Postado
Visual estudio é um elefante de mil e uma inutilidades, IDE boa é IDE simples, até porque, consumo de RAM e processador alteram a velocidade de compilação. Sem falar que ficar preso a .net é uma *****.

Nossa cara você foi do vinho pra água, só falou bobagem...

1° Estou com ambas as IDE's abertas aqui, e o Netbeans está consumindo O DOBRO da memória.

2° Baseado no seu argumento você acabou de se contradizer, afinal os super simples são os que menos consomem não, logo o Violator tinha razão?

Na moral, separem seus gostos pessoais das opiniões profissionais, senão o fórum desanda.

Postado

As 'inutilidade' são faceis de resolver, não use, é melhor sobrar do que faltar.

A velocidade de compilação é a mesma com e sem o VS aberto.

Você pode usar o Visual Studio e não ficar preso no .net.

Alem do mais aí temos um terminal a mão, acesso direto ao compilador. Alem do poder de usar shell scripts pra realizar manutenções automatizadas em todo o código de uma só vez, etc.

PowerShell é muito superior ao sh.

Postado
PowerShell é muito superior ao sh.

Isso é bom. Vai alem de simplesmente ser poderoso ou não, é uma necessidade. Eu não poderia programar num ambiente sem um terminal e scripts.

Por exemplo, eu e os meus amigos estamos projetando um app, em C++, de computação cientifica na área de mecânica quântica, física atômica/molecular e álgebra linear. Muitas das rotinas são desumanamente grandes. Seria impossível implementá-las a mão e são quase 100% geradas por shell scripts. Códigos gerando códigos.

Eu fico me perguntando o trabalho que seria se tivéssemos que fazer isso no Windows usando uma IDE.

Já no quesito poder, isso é bem relativo. Eu nunca usei o ps, mas o fato é que sh + awk = poder ilimitado (a mais de 30 anos!). Não existe nada que não possa ser feito. :D

Postado
Nossa cara você foi do vinho pra água, só falou bobagem...

1° Estou com ambas as IDE's abertas aqui, e o Netbeans está consumindo O DOBRO da memória.

2° Baseado no seu argumento você acabou de se contradizer, afinal os super simples são os que menos consomem não, logo o Violator tinha razão?

Na moral, separem seus gostos pessoais das opiniões profissionais, senão o fórum desanda.

Sim, eu concordo com v!olador quanto a simplicidade de IDE e uso CodeBlocks, mas como ele já tinha dito isso, não vi necessidade em comentar. E quanto a dar opinião profissional ao invés de pessoal, isso é meio impossível, opinião é opinião, não tem como não ser uma questão de gosto, ainda mais quando se trata de S.O e IDE. Eu já fiz inúmeros testes aqui com velocidade de compilação, tanto que quando eu vou compilar algo muito grande, fecho programas pesados e a diferença é grotesca.

Postado
Eu fico me perguntando o trabalho que seria se tivéssemos que fazer isso no Windows usando uma IDE.

Já no quesito poder, isso é bem relativo. Eu nunca usei o ps, mas o fato é que sh + awk = poder ilimitado (a mais de 30 anos!). Não existe nada que não possa ser feito. :D

Trabalho por que? É possivel fazer scripts no windows, e IDE só ajuda.

Já utilizou SH para ler tabelas de Banco de Dados? Dá pra fazer mas é uma porcaria. Com o PS que é baseado em objetos, fica muito fácil. infelizmente o SH ainda não tem esse suporte.

• 2 anos depois...
Postado

O Netbeans é uma das plataformas de desenvolvimento mais aclamada quando o assunto é Codificação em Java.

Totalmente grátis e de código aberto, essa plataforma pode ser utilizada para desenvolvimento em Java (principalmente), C, C++, PHP, Groovy, Ruby, entre outras.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...