Ir ao conteúdo

Cuidado ao desconectar cabo de fone/altofalante com pc o ligado

Alcineu

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, a todos.

Estou com uma MB Biostar G31M7TE sem audio. Pelo que parece até agora é o chipset ALC662 Realtek com problema. Já desinstalei/reinstalei drives e nada. A solução foi usar um adaptador USB. Segundo relatos num forum de reparo de placa-mãe, o Forumnow, o que causa isso em pc/notebook é retirar o plug P2 3,5mm com o equipamento ligado. Se faz sentido ou não, ai esta a dica para todos.

sds

Postado

Boa tarde, a todos.

Estou com uma MB Biostar G31M7TE sem audio. Pelo que parece até agora é o chipset ALC662 Realtek com problema. Já desinstalei/reinstalei drives e nada. A solução foi usar um adaptador USB. Segundo relatos num forum de reparo de placa-mãe, o Forumnow, o que causa isso em pc/notebook é retirar o plug P2 3,5mm com o equipamento ligado. Se faz sentido ou não, ai esta a dica para todos.

sds

post-287587-0-33173800-1389580811_thumb.

• 2 semanas depois...
Postado

E ai, caro colega? Realmente, retirar o conector p2 com o computador funcionando tem la seus incovenientes. Hoje em dia todo periferico é um computador dedicado: as saidas nao sao so saidas, elas sao testadas e dao informações ao todo.

é mais fácil perceber isto quando se usa um SO como o LINUX. Tenho varias distros linux, minha placa de som é uma soundblaster live (alem das residentes nas placas mae). Cada distro instala (na hora do boot) um drive diferente. Ate a configucao se altera conforme o que esta ligado a placa de som.

Mas, no seu caso, retirar o plug com tudo ja ajustado pode causar algumas inconsistencias no sistema. Outro é causar pulsos de energia eletrica estatica que podem travar ou a placa de som ou (como consequencia) todo o sistema. Se a placa de som nao tiver protecao ela pode inclusiive ser danificada (devido as centelhinhas de mau contato). Ja queimei uma saida de alta impedancia ligando uma fonte de 12V nos terminais dela (imprevisto, sem protecao).

Obs.: o sistema de busca nao ta funcionando no meu celular.

Postado

Positivo Ronaldo. Esse problema começou, quando a janela de configuração do Realtek HD audio definição ficava abrindo/fechando, informando algo desconectadao, etc, enfim deu Bug, dai o sistema ficou mudo, formatei o PC e nada.

Estava checando o datasheet desse Codec ALC662, ele tem detectores de entradas /saidas, por isso, quando se conecta/desconecta algum dispositivo, o sistema avisa que desconectou/conectou. Como já tinha testado a MB com algumas distros Linux Zorin, Mint, Fedora, e nada de som, cheguei a conclusão que esse Codec ALC662 já era.

sds

Postado

Se sua placa-mãe tem som onboard. você precisa desativa-la no bios. você nao disse qual é sua placa-mãe nem qual é o processador. Pode estar havendo algum conflito de porta de i/o, ou de dma ou de interruptrq. Se os outros SOs tambem estão com problema de ativar a sua placa de som, verifique se ha algo na placa de som (curto-circuitos ou oxidacao). Faca uma avaliacao se ha sugeira no encaixe da placa. Ja testou ela em outro computador?

Postado

Se sua placa-mãe tem som onboard. você precisa desativa-la no bios. você nao disse qual é sua placa-mãe nem qual é o processador. Pode estar havendo algum conflito de porta de i/o, ou de dma ou de interruptrq. Se os outros SOs tambem estão com problema de ativar a sua placa de som, verifique se ha algo na placa de som (curto-circuitos ou oxidacao). Faca uma avaliacao se ha sugeira no encaixe da placa. Ja testou ela em outro computador?

Olá Ronaldo.

Essa MB é uma Biostar G31M7-TE V6.3 com Windows7. Não ha placa de som onboard, é a da própria MB Biostar, é Off Board. La na Bios/setup, configuração do chipset sul, eu achei algo como Azalya/All Disable. Eu testei aqui All Disable, e Realtek HD Audio não aparece mais, em Gerenciador de som, video e jogos, só aparece USB PnP Sound Device, já que estou usando um adaptador de som USB. SDS

Postado

Prezado colega, so agora entendi a real situacao de seu problema! O seu caso ocorre com frequencia. Vide drives para dispositivo de som da Realtec. Pesquise, ha muitos artigos a respeito. Este tipo de dispositivo nem consta nos howtos hardware linux (2005)!

Boa sorte!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...