Ir ao conteúdo

Fazer Modem ARRIS se relacionar com Roteador TP LINK e Repetidor TP LINK

Juan Maxon

Posts recomendados

Postado

Equipamentos:

- Modem ARRIS (Disponibilizado pela NET)
- Roteador Tp-Link WR841N

- Repetidor Tp-Link Nano TL-WR702N

Galerinha, é o seguinte. Eu não tenho acesso ás configurações do ARRIS (Espero não ser problema).

Como disse, não tenho acesso. Mas posso conectar o roteador a ele via cabo perfeitamente.

Pelo que li nos outros tópicos, o certo é colocar o roteador em modo bridge. Correto?

Que medidas devo adotar?

Estou tendo muitos problemas em configurar IP nos equipamentos. Geralmente aparece um erro (acho que é 508) dizendo que não é possível fazer a alteração de IP porque estão na mesma faixa. 

Informações sobre como configurar LAN, WAN e DNS seriam muito importantes para mim!

Ainda tem o nano repetidor. Que configuração uso no mesmo? Router ou Repeater?

Postado

Veja se no Modem existe uma Opção chamada Primary Network e coloque em Disable

Connect, é o seguinte:

Consegui acessar o modem, o coloquei em modo bridge. Liguei o modem ao roteador que agora é quem faz o roteamento. Por último, tem o repetidor nano da tplink.

Porém, agora o problema é outro: ou o notebook funciona ou o celular. Já tentei configurar DNS, mas nada funciona..

Postado

Uma maneira prática de efetuar esta configuração é a seguinte:

1º) Altere o IP da interface LAN dos equipamentos que serão utilizados como repetidores para uma faixa de IP diferente da configurada no DHCP do seu Modem/Roteador da NET (ARRIS);
Obs. O motivo de configurar a porta lan com um IP fora da faixa do DHCP do modem/roteador é evitar conflitos de IP

2º) Desabilite o DHCP dos equipamentos  que serão utilizados como repetidores.

3º) Conecte o cabo de rede na interface LAN do seu modem/roteador NET (ARRIS) e na interface LAN do seus repetidores.

Obs. Assim seus equipamentos forçosamente trabalharão no modo bridge.

Disponibilizei apenas estas opções pois foi comentada a possibilidade de levar um cabo utp (pelo que entendi) até cada repetidor. Outro fator que é bom lembrar é que se de cada equipamento receber a conexão por cabo utp diminuirá bastante a sua latência.

Postado

Uma maneira prática de efetuar esta configuração é a seguinte:

1º) Altere o IP da interface LAN dos equipamentos que serão utilizados como repetidores para uma faixa de IP diferente da configurada no DHCP do seu Modem/Roteador da NET (ARRIS);

Obs. O motivo de configurar a porta lan com um IP fora da faixa do DHCP do modem/roteador é evitar conflitos de IP

2º) Desabilite o DHCP dos equipamentos  que serão utilizados como repetidores.

3º) Conecte o cabo de rede na interface LAN do seu modem/roteador NET (ARRIS) e na interface LAN do seus repetidores.

Obs. Assim seus equipamentos forçosamente trabalharão no modo bridge.

Disponibilizei apenas estas opções pois foi comentada a possibilidade de levar um cabo utp (pelo que entendi) até cada repetidor. Outro fator que é bom lembrar é que se de cada equipamento receber a conexão por cabo utp diminuirá bastante a sua latência.

Então, oxkardsound.. Eu desabilitei o DHCP do modem e habilitei no Roteador Tplink. No terceiro equipamento, o Repetidor Nano Tplink, o DHCP está desativado.

Modem ARRIS: Bridge - DHCP desativado

+ Ligação via cabo

Roteador TPlink

+ Ligação via sinal wifi

Repetidor Nano - em modo repetidor mesmo, DHCP desativado

Postado

Poderias anexar o print das interfaces do seu roteador tplink e do seu repetidor nano?

Perfeitamente. Logo vou fazer meu horário de almoço e mando os anexos!

Essas interfaces seriam a tela inicial mesmo? No local onde mostra o geral das configurações?

Postado

Você usa o repetidor apenas para aumentar o alcance de sua rede wireless? Em média quantos equipamentos se conectarão ao roteador e ao repetidor?

Sim, estou usando o repetidor pra aumentar o alcance e chegar ao meu quarto.

Bom, contando com os celulares, dá um total de 9 equipamentos..

Postado

Pelo que observei no emulador do seu repetidor no site da TPLink, creio que seria interessante você colocar seu repetidor no modo bridge.

Existe alguma possibilidade de conectar o roteador ao repetidor via cabo utp?

Postado

Pelo que observei no emulador do seu repetidor no site da TPLink, creio que seria interessante você colocar seu repetidor no modo bridge.

Existe alguma possibilidade de conectar o roteador ao repetidor via cabo utp?

Entendi! Então ficaria assim: Modem - bridge, Roteador - route e Repetidor - bridge ?

Infelizmente não há a possibilidade de conectar o roteador ao repetidor via cabo. Seria necessário furar uma parede e passar mais ou menos 10 metros de cabo.

Se fizesse esse trabalho, dispensaria o uso do repetidor visto que o roteador tplink é de boa qualidade, daria conta facilmente..

EDIT

Então, oxkarsound. Cheguei em casa, logo vi que a internet não estava funcionando. Tentei acessar o Roteador, sem sucesso. Acessei o repetidor e o coloquei em modo bridge. Agora a conexão funciona tanto no notebook quanto no celular!

Só me restou uma dúvida: No roteador, o canal está como automático. Já no repetidor, não foi possível. Pois o canal que foi automaticamente selecionado pelo roteador é o de número 1. Então fui obrigado a colocar canal 1 no repetidor.

Caso o roteador venha a mudar de canal, o repetidor vai mudar também automaticamente?

Postado

Desculpe-me não ter explicado corretamente, no emulador do seu repetidor tem o modo de trabalho bridge... Sendo assim assim caso você habilite esta função provavelmente poderá configurá-lo na no menu Wireless\Settings para ele conectar na sua rede e repetir o sinal.

Para ficar mais fácil, recomendo você clicar em Survey, localizar a sua rede e clicar em Connect para evitar possíveis erros no nome da rede e criptografia utilizada.

A questão do cabo que comentei é porque normalmente as conexões wireless são half-duplex, e este é um dos motivos da perda de eficiência dos repetidores.

Postado

Desculpe-me não ter explicado corretamente, no emulador do seu repetidor tem o modo de trabalho bridge... Sendo assim assim caso você habilite esta função provavelmente poderá configurá-lo na no menu Wireless\Settings para ele conectar na sua rede e repetir o sinal.

Para ficar mais fácil, recomendo você clicar em Survey, localizar a sua rede e clicar em Connect para evitar possíveis erros no nome da rede e criptografia utilizada.

A questão do cabo que comentei é porque normalmente as conexões wireless são half-duplex, e este é um dos motivos da perda de eficiência dos repetidores.

Pois então.. Foi exatamente esse o procedimento que realizei! Deu tudo certo..

Me ajudou bastante. Muito obrigado!

Postado

Ótimo, felizmente deu tudo certo.

Cara, surgiu mais um problema..

Parece que o repetidor segura por um dia, passadas 24 horas ele altera alguma coisa que a conexão cai e não volta até eu abrir o painel de configurações tplink e dar novamente um quick setup selecionando como bridge mode, fazendo survey novamente etc..

Postado

Tem atualização recente para o firmware dele, recomendaria verificar se ele já está com a última versão e caso não, atualizá-lo... Uma das correções da última atualização faz referência ao seu problema. 

Bacana! Vou procurar aqui no fórum, e até mesmo no google, e caso não consiga atualizar a firmware entro em contato.

Obrigado pela atenção!

Postado

Clica no link em firmware da mensagem anterior que você já vai ser direcionado para página de download do seu modelo na TP-Link...

Cara.. Estou cada vez mais gostando da marca tplink. Os equipamentos são de fácil configuração, muito bom!

Quanto ao problema citado, vamos esperar para ver. Tomara que pare de cair a conexão!

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...