Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Soma de divisões fatoriais


Bruno Henrique Scarl

Posts recomendados

Preciso fazer uma função que receba por parâmetro um número inteiro e positivo N e retorne o valor de S.

 

A formula é S = 1 + 1/1!  +1/2! + 1/3!  +. . .+ 1/N! 

 

Cheguei a isso com algumas ajudas, mas ainda não dá certo:

#include <conio.h>#include <stdio.h>#include <stdlib.h>#include <locale.h>#include <math.h>float valorn (int num){  float soma=0, fat = 1;  for(int i=1;i<=num;i++)  {  	for(int j=i; j>0; j--)	{		fat=fat*j; 	}    soma = soma + (1/fat);  }  return soma;}main(){        setlocale(LC_ALL,"Portuguese");  int num;   printf("\nDigite um número N positivo e inteiro: "); scanf("%i",&num); printf("O valor de S é: %f",valorn(num)); getch(); }
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Henrique Scarl

 

 

Com apenas um laço de repetição daria para você calcular o fatorial e acumular o resultado das divisões. Basta a cada iteração acumular os valores:

soma = soma + (1.0 / fat);

Para N = 5, você teria a variável fat com os seguintes denominadores:

 

1+ 1/1 + 1/2 + 1/6 + 1/24 + 1/120

 

 

Logo, recomendo fazer um loop de 1 até N.

 

 

 

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Henrique Scarl

 

 

Com apenas um laço de repetição daria para você calcular o fatorial e acumular o resultado das divisões. Basta a cada iteração acumular os valores:

soma = soma + (1.0 / fat);
Para N = 5, você teria a variável fat com os seguintes denominadores:

 

1+ 1/1 + 1/2 + 1/6 + 1/24 + 1/120

 

 

Logo, recomendo fazer um loop de 1 até N.

 

 

 

LNW

 

Eu já havia feito isso, porém não deu certo, ou eu não entendi. Poderia me dar um exemplo mais concreto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retira o segundo "for" (trocando j por i na fórmula de fat)...

E "soma" tem que começar em 1 se S = 1 + 1/1! +1/2! + 1/3! + ... + 1/N!.

"soma" só começa em 0 se S = 1/1! + 1/2! + 1/3! + ... + 1/N! = 1 + 1/2! + 1/3! + ... + 1/N!

  float soma=1.0, fat = 1.0;  for(int i=1;i<=num;i++)  {      fat=fat*i;     soma = soma + (1.0/fat);  }
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Henrique Scarl

 

 

Veja aí..

float valorn (int num){    float soma = 1, fat = 1;    int i;    for(i = 1; i <= num; i++)    {        fat = fat * i;        soma = soma + (1 / fat);    }    return soma;}
LNW

Caraca, você é um, gênio! Mesmo. Muito obrigado. (Tenho prova hoje e o professor disse que poderia cair isso, mas quem disse que eu entendia).

 

Enfim, muito obrigado mesmo pela ajuda. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!