Ir ao conteúdo

OverClock de GTX 760

giordano240

Posts recomendados

Postado

Pessoal seguinte tenho uma gtx760 da pny com apenas um fan, irei usar o evga precision ou afterburn, porém preciso de dicas estou prestes a colocar minha segunda Gtx760 em sli, gostaria de saber como devo aumentar o clock da minha vga, qual o máximo que posso aumentar pra minha vga não correr riscos de queimar ou danificar, posso por o fan speed no máximo ou isso faz com que corra riscos de queimar minha vga, como devo aumentar o fan speed? quando eu colocar a segunda vga devo aumentar o clock dela de uma vez pra igualar a primeira ou devo resetar as duas para deixar tudo igual e ir aumentando as duas, pfv ajudem um iniciante, ces Já foram um um dia Também, to pesquisando na net mas queria as dicas de quem já é mais experiente, ajudem pfv mesmo T.T

Postado

Cara vai com calma!

kkkkkkkkkkkkkk

Antes de colocar um overclock logo de cara, teste sua configuração SLI em stock primeiro, pelo o que andei pesquisando SLI de GTX 760 tem um escalonamento muito bom, e certamente você terá uma configuração muito forte para rodar qualquer game tranquilo com suas GTXs 760 no clock padão.

Agora sobre overclock na GTX 760, essa placa, em específico já tem o clock bem alto para a geração do chip GK 104, que fica em 980 MHz para o clock base, e em modo boost fica em torno de 1033 MHz para as placas de referência (como a sua da PNY), para versões overclockadas de fábrica (como a minha da EVGA), podemos encontrar clocks base na faixa de 1050 MHz e clocks boost na faixa de 1150 MHz.

Agora, a relação entre clock e desempenho não é linear, ou seja, um aumento de 10 % no clock da GPU, não lhe trará 10% em ganhos de FPS, essa relação é bem desfavorável, dá uma conferida nesse gráfico:

OC-Performance-vs-Clocks.png

Temos também outro problema, como disse anteriormente, a GTX 760 usa um GK 104 com um clock base já relativamente alto, o que se torna um problema na parte de refrigeração, é comum vermos essas placas trabalharem a 78 ~ 82 ºC ou mais, moramos num país tropical e nosso verão é tenso , ainda mais pra você de Teresina, principalmente se levarmos em conta que por ser um modelo de referência, a sua PNY tem o cooler mais básico de todos que é um fan tipo "blower", e segundo o site da Nvidia, 97ºC é o máximo que o chip suporta: http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-760-br.html#pdpContent=2

(embora existam fontes falando algo entre 90 ~ 92 ºC) Lembre-se que a durabilidade de eletrônicos cai consideravelmente com altas temperaturas, principalmente os capacitores. Portanto, quanto mais altas as temperaturas menor a vida útil do componente. Veja se vale a pena você correr esse risco por causa de 2 ou 3 fps.

Temos também que salientar que em configuração SLI a placa "de cima" fica bem próxima a placa "de baixo" fazendo com que admita um ar pouco mais quente e com menor fluxo devido à proximidade entre as placas, portanto é normal notar um aumento de temperatura num SLI, principalmente desta placa "estrangulada" se comparado a uma placa sozinha, mas o próprio driver da nvidia e o afterburner ou precision já se encarregam de dosar e balançear o uso entre as placas.

Portanto não espere milagres da refrigeração de sua VGA. E nem fique na secura de fazer um overclock logo de cara, teste elas em stock e monitore as temperaturas, se o seu gabinete tiver uma refrigeração frigorífica e você estiver num inverno nordestino arretado, talvez tenha uma margem de segurança para testar um overclockzinho. Mas bicho, nem vai precisar!

ABraços

PC:

Gabinete Cooler Master Elite 372

Fonte Corsair CX 500 W

MB GigaByte B85M-D3H

Processador Core i7 4770 @ 3,4 GHz (Stock)

Memória DDR3 Kingston 2 x 4 GHz @ 1600 MHz 

VGA EVGA Nvidia GTX 760 SC AVX 2GB driver beta 337.50

HD Western Digital SATA III, 1 TB, 64 MB, 7200 rpm

DVD LG SATA

Monitor LG 2241V 21,5 pol Full HD

Pessoal seguinte tenho uma gtx760 da pny com apenas um fan, irei usar o evga precision ou afterburn, porém preciso de dicas estou prestes a colocar minha segunda Gtx760 em sli, gostaria de saber como devo aumentar o clock da minha vga, qual o máximo que posso aumentar pra minha vga não correr riscos de queimar ou danificar, posso por o fan speed no máximo ou isso faz com que corra riscos de queimar minha vga, como devo aumentar o fan speed? quando eu colocar a segunda vga devo aumentar o clock dela de uma vez pra igualar a primeira ou devo resetar as duas para deixar tudo igual e ir aumentando as duas, pfv ajudem um iniciante, ces Já foram um um dia Também, to pesquisando na net mas queria as dicas de quem já é mais experiente, ajudem pfv mesmo T.T

Postado

Cara vai com calma!

kkkkkkkkkkkkkk

Antes de colocar um overclock logo de cara, teste sua configuração SLI em stock primeiro, pelo o que andei pesquisando SLI de GTX 760 tem um escalonamento muito bom, e certamente você terá uma configuração muito forte para rodar qualquer game tranquilo com suas GTXs 760 no clock padão.

Agora sobre overclock na GTX 760, essa placa, em específico já tem o clock bem alto para a geração do chip GK 104, que fica em 980 MHz para o clock base, e em modo boost fica em torno de 1033 MHz para as placas de referência (como a sua da PNY), para versões overclockadas de fábrica (como a minha da EVGA), podemos encontrar clocks base na faixa de 1050 MHz e clocks boost na faixa de 1150 MHz.

Agora, a relação entre clock e desempenho não é linear, ou seja, um aumento de 10 % no clock da GPU, não lhe trará 10% em ganhos de FPS, essa relação é bem desfavorável, dá uma conferida nesse gráfico:

OC-Performance-vs-Clocks.png

Temos também outro problema, como disse anteriormente, a GTX 760 usa um GK 104 com um clock base já relativamente alto, o que se torna um problema na parte de refrigeração, é comum vermos essas placas trabalharem a 78 ~ 82 ºC ou mais, moramos num país tropical e nosso verão é tenso , ainda mais pra você de Teresina, principalmente se levarmos em conta que por ser um modelo de referência, a sua PNY tem o cooler mais básico de todos que é um fan tipo "blower", e segundo o site da Nvidia, 97ºC é o máximo que o chip suporta: http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-760-br.html#pdpContent=2

(embora existam fontes falando algo entre 90 ~ 92 ºC) Lembre-se que a durabilidade de eletrônicos cai consideravelmente com altas temperaturas, principalmente os capacitores. Portanto, quanto mais altas as temperaturas menor a vida útil do componente. Veja se vale a pena você correr esse risco por causa de 2 ou 3 fps.

Temos também que salientar que em configuração SLI a placa "de cima" fica bem próxima a placa "de baixo" fazendo com que admita um ar pouco mais quente e com menor fluxo devido à proximidade entre as placas, portanto é normal notar um aumento de temperatura num SLI, principalmente desta placa "estrangulada" se comparado a uma placa sozinha, mas o próprio driver da nvidia e o afterburner ou precision já se encarregam de dosar e balançear o uso entre as placas.

Portanto não espere milagres da refrigeração de sua VGA. E nem fique na secura de fazer um overclock logo de cara, teste elas em stock e monitore as temperaturas, se o seu gabinete tiver uma refrigeração frigorífica e você estiver num inverno nordestino arretado, talvez tenha uma margem de segurança para testar um overclockzinho. Mas bicho, nem vai precisar!

ABraços

PC:

Fonte Corsair CX 500 W

MB GigaByte B85M-D3H

Memória DDR3 Kingston 2 x 4 GHz @ 1600 MHz

DVD LG SATA

Cara simplesmente completa tua resposta, te agradeço demais demais a atenção, no caso o over que eu faria seria só pra aumentar pouca coisa, iguais essas que vem com over de fabrica, agora se der me tora uma última dúvida, caso eu use o afterburn e coloque os fans pra funcionar a 100% quando a placa chegar a 70 graus, corre risco de queimar algo com os fabs trabalhando praticamente o tempo todo a 100% de velocidade? Ou não existe problema algum?

Postado

Cara simplesmente completa tua resposta, te agradeço demais demais a atenção, no caso o over que eu faria seria só pra aumentar pouca coisa, iguais essas que vem com over de fabrica, agora se der me tora uma última dúvida, caso eu use o afterburn e coloque os fans pra funcionar a 100% quando a placa chegar a 70 graus, corre risco de queimar algo com os fabs trabalhando praticamente o tempo todo a 100% de velocidade? Ou não existe problema algum?

Usar o Afterburn ou o Evga precision (que  é o que eu uso) para monitorar as temperaturas da GPU, fps e uso da placa durante os games, além de mexer nos clocks e tensão é uma belezura.

Pelas minhas experiências aqui com a minha VGA, percebia que em full load (98 ~ 99% da GPU em uso) a temperatura da placa ia para mais de 82 ºC e os fans estavam com a configuração de fábrica configurados para trabalharem no máximo apenas a 90ºC, ou seja havia uma boa margem para mim mexer no gráfico Temperatura x Rotação para fazerem os fans trabalharem a rotações mais elevadas, e talvez reduzir um pouco a temperatura que me assustou de início e configurei para que 82º C fosse a temperatura onde os fans já estariam a 100%.

Se resolveu? Em partes, durante a jogatina pesada a temperatura da placa atinge uns 76 ~ 78 ºC, mas o barulho fica INSUPORTÁVEL já que os fans já estão quase a 100%, detalhe a torre do meu PC fica do lado do monitor a poucos centímetros da minha cabeça, parece que um avião prestes a decolar, e te dá a sensação que você está acabando com o seu PC vendo os fans sofrendo em manter a temperatura da placa.

Não é vantagem você colocar os fans trabalhando a 100% o tempo todo, já que quando você está no windows, youtube, facebook, word e etc, a sua placa fica em "marcha lenta" trabalhando com clocks e voltagens bem baixos, e consequentemente com temperaturas bem baixas (aqui fica em torno de 30ºC), além do que se os fans estivessem a 100%, você teria pouca redução de temperatura (talvez caia para uns 28ºC), e ficaria maluco com o barulho insuportável de um Boeing decolando, logicamente também haveria uma redução da vida útil do fan, devido ao fato de estar o tempo todo no talo, sem necessidade.

Faça a configuração dos fans (pelo precision ou afterburn) escalonados com a temperatura, ou seja, baixas rotações para temperaturas baixas e deixe as rotações altas somente para a hora do "pau", se configurar em 70ºC para o ponto de máxima rotação, talvez a placa fique o tempo todo com o fan no máximo, pois pelo o que vi aqui com a minha, a GTX 760 passa dessa temperatura fácil, então deixei o ponto de máximo a 82ºC, mas lógico varia com os modelos de placa, clima da região, refrigeração do gabinete, faça testes ae aos poucos e vá ajustando com a sua preferência.

Outra coisa que fiz, recomendo e que achei importante, configure os seus jogos, como qualidade, resolução, texturas, e FPS (uso o Riva Tuner), de forma que a sua placa trabalhe com folga, e fique com um uso de 75 ~ 80 %, assim as temperaturas ficam em níveis aceitáveis e o barulho dos fans também.

Exemplo: Querer rodar Crysis 3 no talo, numa GTX 760, os fps iriam ficar em 25 ~ 40, e a placa iria quase explodir, kkkkk, trabalhando sempre a 100%, com um simples ajuste de trava de FPS a 30 e a redução de alguma texturinha ou anti alias já resolve a situação e deixa a placa solta, vai notar melhora nas temperaturas e ruído, sem perda gráfica importante, o jogo vai lhe aparentar estar impressionante. Para jogos não tão pesados trave o FPS a 60 e sempre ative o Vertical Sync.

Abraços

PS: Sobre o over, tente aumentar o clock da GPU (de 980 MHz, vá tentando chegar em 1050 ~ 1100 MHz), talvez aqui consiga uns bons resultados e ganhe alguns FPSs.

Sobre o over nas memórias, cuidado, os chips de memória dessa placa são da Hynix e são configurados a exata frequência que ela opera 6000 MHz, portanto qualquer over aqui é perigoso, o cooler da VGA não toca no chip das memórias e eles ainda são intercalados na PCB (uns virados pra cima e outros para baixo), cuidado para não fritá-las.

PC:

Fonte Corsair CX 500 W

MB GigaByte B85M-D3H

Memória DDR3 Kingston 2 x 4 GHz @ 1600 MHz 

DVD LG SATA

Postado

Cara valeu mesmo pelas informações, minha vga ta configurada pros fans trabalharem a 100% apenas e 80°c, realmente da dó ver os fans trabahando tão loucamente, eu não ia fazer over nas memorias, iria aumentar só o clock mesmo, não sei se vale a pena fazer over na memoria e nem sei o quanto é seguro aumentar de clock.

Agora falando do clock da placa eu vou tentar aumentar a quantidade que você me falou, porém também sei que deve se aumentar aos poucos, porém não sei quão pouco posso aumentar e de quanto em quanto tempo devo aumentar até chegar onde eu quero chegar, outra coisa que voce falou que me deixou curioso foi o vertical sync diminuir a temperatura, realmente tô muito impressionado, irei testar hoje ainda, faz completo sentido, porém tenho que fazer um over no clock bem de leve, porque o jogo que to jogando estou jogando ele em uma média de 59~63 frames em áreas abertas e a 99 em cavernas onde tem poucas sobras e luz, vou testar travar o vertical pra ver se diminui a temperatura.

Mês que vem completo meu sli e acredito não ter mais problema de FPS na maioria dos jogos, porém travarei o Vsync em todos quase xD, o problema do vsync é que quando ele for cair um pouco de fps ele cai logo pra baixo do 60 :/

Postado

Cara valeu mesmo pelas informações, minha vga ta configurada pros fans trabalharem a 100% apenas e 80°c, realmente da dó ver os fans trabahando tão loucamente, eu não ia fazer over nas memorias, iria aumentar só o clock mesmo, não sei se vale a pena fazer over na memoria e nem sei o quanto é seguro aumentar de clock.

Agora falando do clock da placa eu vou tentar aumentar a quantidade que você me falou, porém também sei que deve se aumentar aos poucos, porém não sei quão pouco posso aumentar e de quanto em quanto tempo devo aumentar até chegar onde eu quero chegar, outra coisa que voce falou que me deixou curioso foi o vertical sync diminuir a temperatura, realmente tô muito impressionado, irei testar hoje ainda, faz completo sentido, porém tenho que fazer um over no clock bem de leve, porque o jogo que to jogando estou jogando ele em uma média de 59~63 frames em áreas abertas e a 99 em cavernas onde tem poucas sobras e luz, vou testar travar o vertical pra ver se diminui a temperatura.

Mês que vem completo meu sli e acredito não ter mais problema de FPS na maioria dos jogos, porém travarei o Vsync em todos quase xD, o problema do vsync é que quando ele for cair um pouco de fps ele cai logo pra baixo do 60 :/

Sobre os FPS caírem mais do que o normal com o vsync ligado, também tenho a mesma impressão, a impressão que os FPS não cairiam caso o vsync estivesse desativado. Mas isso ainda vou testar para confirmar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...