Ir ao conteúdo

Substituir TL071 por TL072

ilkyest

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal, boa tarde. Eu possuo um TL072 em casa, que gostaria de usar no circuito

http://www.te1.com.br/2010/12/transforme-suas-caixinhas-do-pc-em-um-sistema-2-1-filtro-p-sub/#axzz37zrqOCbd

é para filtro passa-baixa.

entre ele e o 071, o 072 o 72 é dual... seria apenas questão de "adaptar" as pinagens? O sinal de áudio entrará após um amplificador, usando o 2003, para que os AFs trabalhem em graves;

Tanto o filtro PB quanto o amplificador trabalharão com um travo, de tap central, 12+12 de 3A, julgo que será suficiente para uns 10WRMS

trabalhará em MONO.

Pelo que vi seria desconsiderar o 1 5 e 8 no TL071, e adaptar as conexões do 071 no 072, usando 1out, pino 1, ou 2out, pino 7.. SEria isso?

TEriam algum outro circuito mais simples? alimentação entre 10 e 18V.

• Membro VIP
Postado

buenas..vamos desenhar o "bitcho" agora então!

@aphawk, no caso eu construo usando a pinagem do TL071, mas usando o TL072, certo? usando uma das entradas, uma das saídas e a alimentação, isto? porque se eu entendi bem, o circuito no anexo seria usando dois TL072, fazendo um passa baixo e outro passa alta.

post-391122-0-67283500-1405903644_thumb.

Postado

@ilkyest,

Pode seguir a pinagem do circuito mesmo, na verdade o TL072 já possui internamente os dois operacionais do circuito, então voce vai usar apenas um CI ! Cada um dos operacionais acima representa metade do CI !!!

Procure no Google a pinagem do TL072, e substitua os pinos no circuito acima.

Paulo

Postado

@ilkyest,

Sim, até menor, não tem nenhum problema !

E para ficar ainda melhor, os capacitores de 1 uF use bipolar ou poliéster. Não use eletrolíticos comuns. Se não encontrar por aí, use dois de 0,47 uF em paralelo, ok ? A tensão mínima dos capacitores é de 16 volts.

Paulo

• Membro VIP
Postado

@aphawk, eu quanto aos caps, sim, eu tenho de 1micro, 2,2, 4,7, enfim.. de poliester. o mais crítico é o resistor de 47k, o de 15k e o cap de 1nano, em paralelo a 15k, que não tenho. Se o cap for o 104, de disco, eu devo ter, mas vou ter de medir

os resistores são críticos porque não tenho, vou ter de comprar.

Algum cuidado na filtragem de entrada? porque antes desse filtro virá o circuito com o 2003

este:

http://construyasuvideorockola.com/downloads/tda2003.pdf

a versão mono, de 10W, da página 3

to pensando, agora vendo que o circuito é alimentado por fonte simples, em alimentar em 0-12 ele e 0-12 o filtro

Postado

@ilkyest,

voce pode mudar o capacitor no simulador, e gerar outros valores de resistores, quem sabe chega em algum que voce tenha na mão....

Quanto ao circuito, eu mudaria uma coisa, com os valores que estão lá o ganho do amplificador está igual a 100 .

É muito ganho, eu abaixaria para 20 no máximo pois o circuito de sub já tem um bom ganho. Para isso, troque o resistor de 220 ohms por um de cerca de 47 ohms.

Vai ter de usar uma fonte simétrica, tipo 12 + 12 , senão o circuito do Sub não funciona. Os Tda2003 vão puxar muito da fonte de +12V.

Paulo

• Membro VIP
Postado

tá.. eu tenho um 12+12 de 3A..Na verdade tenho mais que isso...a princípio, puxaria um ramo pro filtro, e outro ramo retificaria em onda completa pro ampli, mas não sei se isso é possível

NOTA: Si su idea es alimentar este amplificador con la red pública, debe hacer o conseguir un transformador que entregue 12 voltios y una corriente mínima de 3 amperios. Luego construye una Fuente simple que se encarga de rectificar la corriente y convertirla de corriente alterna (AC), a corriente directa (DC), como la que produce la batería. Esta corriente DC es la que deberá usar para alimentar el amplificador.

quanto ao ganho, veja no anexo, iria subir mais a corrente ainda!!!!!!

eu tenho 3 trafos de 12-12 por 3A... se precisar mais um trafo, sem dramas

post-391122-0-62224400-1405915190_thumb.

Postado

@ilkyest,

Use dois diodos para gerar a alimentação positiva do 2003, e uma ponte de 4 diodos para gerar o +15 / -15v . Basta um só transformador.

Use dois reguladores 7809 e 7909 para gerar +9 e -9 volts, já está otimo para o Tl072. Ou pode fazer também com dois zeners e dois transistores para regular .

Pode abaixar o resistor sem medo. Só aumenta um pouquinho a corrente quiescente.

Paulo

• Membro VIP
Postado

@aphawk quando tu enjoar, me manda mp e me xinga, por favor.

Eu tenho quase todos meus trafos em 12-0. E tenho  3 que são 12+12 com tap central, então com eles a cabeça não funciona 100%

pro 2003, de ambos extremos, eu sairia com um diodo, usando o central como ground... isso?

Quanto aos reguladores eu tenho só o 7812, vou pegar o 7809/7909 mesmo.  é só seguir o datasheet e ligar eles, correto?

Postado

@ilkyest,

kkkkk num esquenta !!!!!

Isso mesmo !

voce havia dito que você tem de 12 + 12 / 3A, então use apenas ele !

Vai fazer duas retificações, uma com dois diodos nos extremos, que vai servir para alimentar o 2003 .

Outra, com a famosa ponte de 4 diodos, também nos dois extremos, que vai gerar o +15 e 0 -15 V.

Claro, tem de ter filtragem com eletroliticos ! Onde vai o 2003, use pelo menos 2.200 uF / 25 volts.

Para as duas alimentações dos reguladores, use dois de 470 uF / 25 , um para a entrada de cada regulador.

E sim, use o parzinho 7909 e 7809 para ter +9V -9V bem regulados, é só seguir o datasheet.

Paulo

• Membro VIP
Postado

@ilkyest,

kkkkk num esquenta !!!!!

Isso mesmo !

voce havia dito que você tem de 12 + 12 / 3A, então use apenas ele !

Vai fazer duas retificações, uma com dois diodos nos extremos, que vai servir para alimentar o 2003 .

Outra, com a famosa ponte de 4 diodos, também nos dois extremos, que vai gerar o +15 e 0 -15 V.

Claro, tem de ter filtragem com eletroliticos ! Onde vai o 2003, use pelo menos 2.200 uF / 25 volts.

Para as duas alimentações dos reguladores, use dois de 470 uF / 25 , um para a entrada de cada regulador.

E sim, use o parzinho 7909 e 7809 para ter +9V -9V bem regulados, é só seguir o datasheet.

Paulo

vixi... nao entendi....

quem vai ser o negativo no caso do 2003? para por os eletroliticos?

• Membro VIP
Postado

tá.. beleza... a figura está guardada.

Fui hoje na eletrônica, e não tinha 7909 e 7809... aliás, o cara até falou que isso não exisita... (não sei o tem na solda fria e na proesi então).

Ontem desenhando o circuito, por duas vezes, caiu a luz e eu perdi tudo. Esqueci que o Eagle não tem "autosalvar"... então eu tão tapado de ódio que eu apelei pro TL071, já comprei ele.... a empresa não tinha resistor de 1k... pelo amor de deus.... mas esse eu tenho, e vou terminar esses dois projetos aí..

to com a pauta trancada, e meta pessoal é terminar esses dois. Valeu @aphawk mas... já estou tão "p-da-vida" com o que rolou de ontem pra hoje, que acho que seu abrir um circo, o anão é capaz de crescer

Apenas uma pergunta, ainda...@aphawk

Qualquer circuito que eu quiser "fabricar" tensão negativa, ponderando a corrente máxima do 78/79XX eu posso fazer assim?

Postado

@ilkyest,

Calma meu amigo, remar contra a maré é muito mais trabalhoso.... Vamos com calma !

Agora, falar que isso não existe é fogo..... É só digitar no Google e pronto !

Olha, pela corrente que esse circuito vai puxar, pode fazer aquele circuitinho que usa um zener, um transistor, um resistor e um pequeno capacitor eletrolítico em paralelo com o zener , e a saída vai pelo emissor, perfeitamente estabilizada, e que irá resolver tão bem quanto o regulador de tensão !

Veja aqui na figura 3, é para a parte positiva, e a figura 4 é para a negativa.

Pode usar esses transistores tipo BC547 e BC557, qualquer um desses pequenos usados em áudio serve.

http://www.bristolwatch.com/ele/zener_power_supply.htm

Use um zener entre 9V1 e 11V.

Qualquer circuitinho que forneça pelo menos 50 mA já irá servir !

Paulo

• Membro VIP
Postado

sossegado @aphawk.. bom saber que só 50mA vai servir. O trafo, na real, é 12-0, não é com tap central. peguei hoje ele para re-olhar. Eu lembrava que um era sem tap, mas os 3 são, na verdade 12-0. como eu estou com uma caixinha aqui, e já tive olhando, vou usar o 12-0 pro circuito do tda2003 e um outro trafinho de 12+12/500mA pro filtro. tenho diodo sobrando aqui, sem dramas. E se murphy editar uma medida provisória para uma nova lei, tenho ainda mais 2 trafos de 12-0 e um, ainda, de 9+9... murphy, agora vai!!!!

Postado

@ilkyest,

Olha, esse tal de Murphy é o inferno ..... ele é um cara que costuma se intrometer em tudo justo quando a gente não espera kkkkkkk.

Só uma dica sobre esses 2003 : use um mesmo ponto de terra prá tudo !  tipo onde você soldar o negativo que vem da fonte, solde no mesmo ponto o negativo da caixa acústica, o negativo do potenciometro de volume ( se tiver ) , a malha do cabo blindado que vem do circuito do pré de Sub..... senão costuma roncar que é uma beleza..... eu montei um que ficava sempre um ruídinho de zumbido que saia da caixa acustica, sem nenhum sinal na entrada, encheu o saco prá limpar ele....

Paulo

• Membro VIP
Postado

eu vou retificar ele com 20k micros, para garantir, e usar ponte de diodo de 6A. então acho que não terei problemas.

Qual o mais certo @aphawk. É você filtrar por ramos, ou fazer um circuito, e tudo ligar nesse "filtrado...

vamos melhorar.....

trafo, ponte de diodo, capacitor. ramo 1 - 2 capacitores digamos 2200 cada - TDA 2003

ramo 2 - 2 capacitores - equipamento 2

ramo 3 - 2 capacitores - equipamento 3

ou isso não faz diferença?

Ah; conquanto que eu vou usar, neste caso, 2 trafos, eu afasto eles, deixo próximo?

Postado

@ilkyest,

Se o equipamento 2 e 3 também puxam muita corrente, o certo é colocar tudo em um só local, logo após a ponte de diodo.

E usar fio grosso para fazera conexão da fonte aos circuitos do TDA 2003 e 2 e 3 .

Espalhar os capacitores só vai fazer aumentar o risco de oscilações, além de poder fazer que quando um circuito puxe muita corrente possam apareçer loops de corrente entre eles, criando zumbidos nos outros.

Quanto aos trafos, pode deixar eles próximos um do outro.

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!