Ir ao conteúdo

Computador desligando.

faelzinhow

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Estou com um problema no meu pc que é o seguinte. Quando eu ligo, ele carrega o windows normalmente, consigo fazer logon e até mexo nele por alguns instantes até que do nada ele desliga, só que a Fan do processador continua rodando, o HD continua girando e a Fonte não desliga, a luz da placa mãe também não, mas não aparece mais nada. Poucos segundos depois ele reinicia sem eu ter feito nada, e carrega o windows normalmente e novamente desliga no mesmo processo descrito acima, se eu deixa-lo, sem tocar, ele vai reiniciando e reniciando com cada vez menos tempo com o windows logado.

Achei que fosse a fonte, então comprei uma nova. Corsair CX 650W, uma que segunda muito bem o conjunto que eu tenho. Já fiz os testes com a energia e não tem nada de errado. 

O que eu to pensando é que a placa mãe tá com problema, pois esse problema começou quando eu tava assitindo um filme e no final dele aconteceu o primeiro desligamento. Sendo que ainda não comprei a placa de video of e to usando a da Onboard mesmo, e o filme era Blu-Ray um pouco pesado. 

O restante dos componentes parecem estar OK, pois quando ele liga eu consigo usar normalmente.

Placa mãe: Asus m5a78l-M/BR-USB 3.0

Processador: FX 6300

Fonte: Corsair CX 650W

Memória: Kingston HyperFury 4GB - 1666GHZ

O que me surpreende é que eu fiz essa configuração tem 3 meses. Gostaria de saber se esse poderia ser um problema da placa mãe.

Postado

Pode ser virus cara, ou tambem nos ultimos casos má refrigeração, sugeira etc 

Postado

Pode ser virus cara, ou tambem nos ultimos casos má refrigeração, sugeira etc 

Não acredito que seja sujeira. Tá tudo bem limpo. E quanto ao virus, formatei o HD assim que o problema começou e durante a a formatação aconteceu um desligamento desses, repeti o processo e instalei o windows 8 e voltou a funcionar, mas continua dando os erros descrito acima.

Vá na pasta Windows e procure a pasta Minidump (nela tem arquivos com o registro do momento do problema).

Faça upload e informe o link aqui que irei analisar.

Essa pasta tá no C:/WINDOWS... ? Pois não to conseguindo localiza-la.

Postado

Não tenho essa pasta no C:/WINDOWS.

To usando o HD do pc com problema como secundário em um outro, se eu coloca-lo lá não irá ligar mais ou não terei tempo pra ver até ele desligar de novo

Postado

São duas maquinas. Ai que tá com defeito, eu peguei o HD e coloquei na que está boa como secundario. Consigo ver a pasta Windows mas nela não tem a MiniDump

Postado

Agora entendi...

Se você ainda possui a instalação do Windows nesse Hd secundário procure pela pasta minidump nela.

Caso não tenha, terá que colocar novamente na máquina com defeito e com o Windows instalado e com a opção ativada para gerar (ou talvez até tenha registros na pasta minidump lá)

Postado

Ai tem um problema. O computador não está ligando mais. Eu tentei ligar ele mas ele até liga mas desliga logo em seguida, ai pra eu poder desliga-lo de vez tenho que tirar da tomada, pois se eu ficar pressionando o Power, ele não desliga.

Postado

Pensei que poderia ser algum virus e fiz e o problema continuou.

Se o problema persiste mesmo após uma recém instalação do Windows dificilmente será software.

Começe testando esse HD lá (o primário) e veja se o HD não é o culpado.

Teste fonte, VGA e outros componentes.

Aparentemente tem algum hardware com problemas lá...

Postado

Meu amigo teve problema semelhante com uma M5A78L-M LX/BR, várias pessoas resolveram o problema de tela azul com essa placa mãe desativando o turbo core do FX-6300. Mas nem assim meu amigo conseguiu resolver, então desativamos o AMD C6, acho que é isso mesmo, até agora não deu mais problema. Tenta aí desativando o turbo core.

No seu não aparece tela azul?  Ele só apaga?

Postado

M5A78L-M LX/BR

A placa mãe é tão ruim que nem consegue fazer o processador funcionar direito? :eek:

Faz tempo que não via isso. (PC chips lendárias eram chatas com isso)

Postado

Meu amigo teve problema semelhante com uma M5A78L-M LX/BR, várias pessoas resolveram o problema de tela azul com essa placa mãe desativando o turbo core do FX-6300. Mas nem assim meu amigo conseguiu resolver, então desativamos o AMD C6, acho que é isso mesmo, até agora não deu mais problema. Tenta aí desativando o turbo core.

No seu não aparece tela azul?  Ele só apaga?

Ele apaga direto, não aparece a tela azul. 

Se o problema persiste mesmo após uma recém instalação do Windows dificilmente será software.

Começe testando esse HD lá (o primário) e veja se o HD não é o culpado.

Teste fonte, VGA e outros componentes.

Aparentemente tem algum hardware com problemas lá...

Pois é. Eu pensei que poderia ser a fonte. Tinha uma SevenTeam 550W reais, ai troquei por uma Corsair CX 650W 80Plus, que é mais que o suficiente pra minha configuração sem uma placa de video dedicada e nada. Pensei na memória e troquei coloquei ela em cada um dos 4 slots, a principio o PC voltava a funcionar normalmente, mas depois de um tempo ele desligava de novo.

Postado

A placa mãe é tão ruim que nem consegue fazer o processador funcionar direito? :eek:

Faz tempo que não via isso. (PC chips lendárias eram chatas com isso)

Sim, e teve muita gente com esse mesmo problema, sempre que pesquisava sobre essa placa mãe, via alguém com esse problema. Com a M5A78L-M LX USB3 não teve tantos relatos, mas já vi alguns aqui no fórum, pelo que pesquisei, tem a ver com a regulagem da tensão, mas não sei ao certo o que faz o problema acontecer.

Ele apaga direto, não aparece a tela azul. 

Então, do meu amigo também apagava direto, só falei da tela azul porque no relatório de erros do Windows aparecia que deu BSOD, e esse problema acontecia mais com vídeos. Tenta desativar o turbo core do FX 6300 na bios, se tiver como.

Postado

Tem como desativar o Turbocore pela Bios?

Sim, só procurar na Bios por turbo core e colocar em disabled, então você salva, e relata pra nós se o problema persiste.

Postado

Pois é. Eu pensei que poderia ser a fonte. Tinha uma SevenTeam 550W reais, ai troquei por uma Corsair CX 650W 80Plus, que é mais que o suficiente pra minha configuração sem uma placa de video dedicada e nada. Pensei na memória e troquei coloquei ela em cada um dos 4 slots, a principio o PC voltava a funcionar normalmente, mas depois de um tempo ele desligava de novo.

Se fonte e memória já foram, sobra o HD, e infelizmente a própria MB e por último o processador.

Eu testaria remontar e fazer uma limpeza por desencargo de consciência e ver se ele rodava novamente.

Se ele desligar e o minidump acusar você teria pelo menos um relatório mais preciso.

Sim, e teve muita gente com esse mesmo problema, sempre que pesquisava sobre essa placa mãe, via alguém com esse problema. Com a M5A78L-M LX USB3 não teve tantos relatos, mas já vi alguns aqui no fórum, pelo que pesquisei, tem a ver com a regulagem da tensão, mas não sei ao certo o que faz o problema acontecer.

VISH...

Tem fabricantes que fazem de qq jeito e nem ligam pra nós.

Problema com tensão é sacanagem, não é possível que os caras façam testes e joguem esses trambolhos no mercado.

Eu aprendi a minha lição NUNCA mais compro placa feita no BR.

Tive o pior suporte da vida e joguei dinheiro no lixo. Na hora do pau todos somem e fica um jogando o problema pro outro.

Postado

Cara com certeza é a placa mãe, vê se não tem nenhum capacitor estourado, e tente colocar esse processador da maquina que desliga na sua maquina ''secundaria'' se for compativel claro, pra ter certeza de que é a placa mãe. 

Postado

Sim, só procurar na Bios por turbo core e colocar em disabled, então você salva, e relata pra nós se o problema persiste.

Ele não tá nem ligando mais pra poder entrar na BIOS. Maldita hora que eu comprei essa Asus e ainda foi de ultima hora, pois ia pegar uma Gigabyte. 

Ele não tá nem ligando mais pra poder entrar na BIOS. Maldita hora que eu comprei essa Asus e ainda foi de ultima hora, pois ia pegar uma Gigabyte. 

Cara com certeza é a placa mãe, vê se não tem nenhum capacitor estourado, e tente colocar esse processador da maquina que desliga na sua maquina ''secundaria'' se for compativel claro, pra ter certeza de que é a placa mãe. 

Tenho quase certeza que é a placa mãe também. Como disse, tava assistindo um filme pesado e acho que a placa on board não aguentou e deu algum curto na placa mãe, agora ela não pega por nada. Tentei liga-lo agora para poder entrar na BIOS e nem isso fazia e quando finalmente consegui ele desligou. 

Postado

Tenho quase certeza que é a placa mãe também. Como disse, tava assistindo um filme pesado e acho que a placa on board não aguentou e deu algum curto na placa mãe, agora ela não pega por nada. Tentei liga-lo agora para poder entrar na BIOS e nem isso fazia e quando finalmente consegui ele desligou. 

Então acho que não tem nada a ver do turbo core, até porque começou depois que você viu o filme, dos relatos que eu vi em que o culpado era o turbo core, esse problema de apagar do nada acontecia logo no início do uso da placa mãe, mas o seu começou bem depois, então nem deve ser o turbo core não.

Agora a respeito de ter pego uma Gigabyte, eu comprei uma GA78LMT-USB3 rev 5.0 e não tive esses problemas não. Ela é parecida com essa da Asus, é 4+1 fases, mas possui mosfets de baixo rds (on), e um dissipador na vrm. E também dá pra você colocar USB 3.0 frontal; nessa da Asus, acho que não tem o conector.

Dê uma olhada: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4602#ov

Mas isso é só uma sugestão, tem outras opções também se você quiser comprar outra, e caso não consiga arrumar esse problema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...