Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar PC com duas placas de rede e dois gateway


Posts recomendados

Boa tarde.

 

Cenário 1: Tenho uma rede onde 20 computadores estão conectados em 1 Switch, nesse switch está conectado também um modem da net com ip dinâmico de 100 MB.

 

Foi adquirido um segundo modem de 10Mb com ip fixo.

 

Cenário 2: Como faço para apenas um único computador da minha rede continuar no cenário 1 e ao mesmo tempo ter o modem com ip fixo conectado a ele, de forma que ele acesse a internet pelo modem de ip fixo e seja reconhecido pela rede no cenário 1, ou seja esse PC terá duas placas de rede e um gateway em cada placa, como configurar o gateway padrão?

 

Esse computador usa Windows 7 SP1 x64.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Cenário 1: Tenho uma rede onde 20 computadores estão conectados em 1 Switch, nesse switch está conectado também um modem da net com ip dinâmico de 100 MB.

 

Foi adquirido um segundo modem de 10Mb com ip fixo.

 

Cenário 2: Como faço para apenas um único computador da minha rede continuar no cenário 1 e ao mesmo tempo ter o modem com ip fixo conectado a ele, de forma que ele acesse a internet pelo modem de ip fixo e seja reconhecido pela rede no cenário 1, ou seja esse PC terá duas placas de rede e um gateway em cada placa, como configurar o gateway padrão?

 

Esse computador usa Windows 7 SP1 x64.

Não serão 2 gateways, este PC com 2 placas de rede terá como gateway o IP do roteador de IP fixo (na placa que estiver conectada diretamente a ele); na outra placa, você não configurará nenhum gateway, apenas IP, máscara de sub-rede e DNS.

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pela ajuda.

 

O modem de 100mb é o DHCP da rede, portanto, nesse computador se eu tirar o Gateway da placa de rede do modem de 100mb os demais PC´s da rede não o reconhecem na rede, e se eu tirar o Gateway da placa de rede onde está configurado o MODEM com ip fixo, fico sem acessar a internet por esse conexão.

 

Tem como resolver esse problema sem ter que conectar os dois modems em um roteador ou firewall de Hardware ou Linux?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pela ajuda.

 

O modem de 100mb é o DHCP da rede, portanto, nesse computador se eu tirar o Gateway da placa de rede do modem de 100mb os demais PC´s da rede não o reconhecem na rede, e se eu tirar o Gateway da placa de rede onde está configurado o MODEM com ip fixo, fico sem acessar a internet por esse conexão.

 

Tem como resolver esse problema sem ter que conectar os dois modems em um roteador ou firewall de Hardware ou Linux?

O fato de você não colocar o gateway na placa de rede conectada ao modem de 100 Mbps não o fará não ser reconhecido pelos outros PCs; configure IP fixo nesta placa na mesma sub-rede do DHCP que vai funcionar.

Espero ter ajudado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz os testes aqui e sempre que retiro um dos Gateways dá erro, abaixo detalho mais um pouco.

 

Interface 1 - MODEM 100 - IP Dinâmico

Endereço IP:______________192.X.X.189

Máscara de sub-rede: ______255.255.255.0

Gateway Padrão: __________192..X.X.1 (Se eu Retirar o Gateway aparece "rede não identificada", e os pc´s da rede não reconhecem esse computador)

Servidor DNS Preferencial:___172.X.X.X

Servidor DNS alternativo:____172.X.X.X

---------------------------------------------------------------------

Interface 2 - MODEM 10 - IP FIXO

Endereço IP:______________209.X.X.189

Máscara de sub-rede: ______255.255.255.0

Gateway Padrão: __________209..X.X.1 - (Se eu Retirar o Gateway fico sem conexão com a internet)

Servidor DNS Preferencial:___172.X.X.X

Servidor DNS alternativo:____172.X.X.X

 

O esquema da rede está assim: (Não consigo por questões físicas alterar esse cenário)

 

http://www.4shared.com/photo/fsCPrQftba/Exemplo1.html?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá emersonvan.

 

Então eu não posso deixar a configuração a placa  de rede do Modem 1 (dinâmico) como automática, pois há alguns computadores da rede que buscam informações nele, tem pastas compartilhadas essas coisas.

 

Preciso que esse computador fique conectado a rede internet pela interface 1 e acesse a internet pela interface 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá emersonvan.

 

Então eu não posso deixar a configuração a placa  de rede do Modem 1 (dinâmico) como automática, pois há alguns computadores da rede que buscam informações nele, tem pastas compartilhadas essas coisas.

 

Preciso que esse computador fique conectado a rede internet pela interface 1 e acesse a internet pela interface 2.

jefbly, boa tarde.

 

Copie as configurações dinâmicas e adicione as mesmas configurações, porém estaticamente.

Por gentileza nos atualizar com o resultado.

 

Atenciosamente,

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, desde já peço até desculpas, mas realmente já fiz inúmeras configurações e ...

Já tinha feito essa configuração, dai aparece uma mensagem do Windows avisando que não é aconselhável ter dois gateways.

 

Com essa configuração eu resolvo um problema, tenho duas redes no mesmo computador, IPS fixos, mas...

Esse computador sempre acessa a internet pelo modem de 100MB e não pelo de 10MB (IP IP FIxo), alterei as métricas do IPV4 e mesmo assim continua acessando pelo modem de 100MB.

 

Se conseguir fazer com que ele acesse a internet pleo MODEM de 10 MB (IP Fixo) acredito que resolve o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, desde já peço até desculpas, mas realmente já fiz inúmeras configurações e ...

Já tinha feito essa configuração, dai aparece uma mensagem do Windows avisando que não é aconselhável ter dois gateways.

 

Com essa configuração eu resolvo um problema, tenho duas redes no mesmo computador, IPS fixos, mas...

Esse computador sempre acessa a internet pelo modem de 100MB e não pelo de 10MB (IP IP FIxo), alterei as métricas do IPV4 e mesmo assim continua acessando pelo modem de 100MB.

 

Se conseguir fazer com que ele acesse a internet pleo MODEM de 10 MB (IP Fixo) acredito que resolve o problema.

 

 

Você precisa que esse computador específico acesse a LAN por uma interface, e por outra interface acessar somente a internet, correto?

Remova o Gateway padrão da interface de 100MB, deixe com os IPs estáticos.

 

Atenciosamente,

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, dai eu já fiz isso, e ao remover o Gateway padrão da interface de 100 MB aparece "rede não identificada" e com isso todos os computadores da rede não conseguem acessar esse computador.

 

Tem jeito de fazer isso sem ter que conectar esses dois modens em um servidor Linux ou um firewall de hardware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, li a matéria, fiz as configurações e faz uns 5 dias que estou usando as duas conexões com essa configuração.

Agora tem algo de estranho, pois eu faço o teste de velocidade da internet na Copel e Brasil Banda Larga e aparece que o link testado é do MODEM com IP FIXO.

 

Só que quando vou para o site meuip.com.br e o simet os testes apontam para o IP Dinâmico.

 

Tá faltando algum detalhe que deixar passar, o certo seria em todos esses sites apontar para o IP Fixo, eu coloquei a métrica fixa nas duas conexões de rede.

 

Tá dando a entender que ele tá usando as duas agora. O que posso fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!