Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

programa em C (struct) para controlar o saldo bancário de 20 clientes. Preciso de ajuda no meu código


Posts recomendados

Não estou conseguindo fazer o seguinte exercício por favor me ajudem. 

 

Construir um programa em C para controlar o saldo bancário de 20 clientes. Os dados importantes são: numero da conta, nome, sexo e saldo. O nome é composto por uma estrutura individual (com os campos nome e sobrenome). Em seguida, o programa deve permitir ler os dados, inclusive o saldo. Calcular e imprimir o saldo médio das mulheres, o saldo médio dos homens, os maiores e menores saldos entre homens e mulheres.

#include <stdio.h>#include <stdlib.h>#define registros 20int main(){		int i, f=0, m=0, j;		typedef struct nomes{		char nome[20];		char sobrenome[20];	}tnom;		typedef struct clientes{		int numeroconta;		char sexo;		tnom n;		float saldohomem;        float saldomulher;	}tcli;		tcli cli[registros];		for (i = 0; i<registros; i++){	   printf("\nInforme o nome do cliente:\n");           scanf("%s", &cli[i].n.nome);           printf("\nInforme o sobrenome do cliente:\n");           scanf("%s", &cli[i].n.sobrenome);           printf("\nInforme o numero da conta:\n");           scanf("%d", &cli[i].numeroconta);	   printf("Informe o sexo do cliente:\n");           scanf("%c ", &cli[i].sexo);          if(cli[i].sexo == 'f' || cli[i].sexo == 'F'){              printf("\nInforme agora o saldo da conta:\n");              scanf("%f", &cli[i].saldomulher);              f++;          }          else if(cli[i].sexo == 'm' || cli[i].sexo == 'M'){             puts("Informe agora o saldo da conta:\n");             scanf("%f", &cli[i].saldohomem);             m++;          }             }	        printf("\nA media de saldo entre as mulheres: %f\n", cli[i].saldomulher/f);        printf("\nA media de saldo entre os homens : %f\n", cli[i].saldohomem/m);   		system("PAUSE");	return 0;}
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hey '!'

Eu queria ajudar mais qual das funções do exercício tu tens maior dúvida.

Hint: na implementação de tipos typedef geralmente e feita no scobo de arquivo forçando o reconhecimento global.

Queria saber se está certo até agora o que fiz e como fazer a parte do maior e menor saldo e da média. E mais uma coisa rodei o código e ele não está entrando no if

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas Akio Fujita Sato

Hey! Você já está bem avançado em seu estudos, eu por exemplo ainda estou lendo matrizes, ponteiros e funções, meio atrasado, porém aprendo por conta própria logo não tenho pressa.

Entretanto, você entrou nos exercícios de struct  e isso é bem além do que sei!

 

Do que sei, você pode se beneficiar das sequentes pontos:

Dividir e conquistar: Procedimentos / Funções -> Você tem um problema divida-o em funções 

Por exemplo a questão abordada aqui poderia ser no mínimo em duas funções

//prototypeCliente Get_Only( void );void Show_List( Cliente vector[ ], int elem, int of_sex);

Das funções acima:

A primeiro, retorna um cliente, e no interior dela estão os campos e as mensagens para obter os dados.

a Segunda, exibe na tela o vector de clientes com x elementos, ignorando uma especificação de sexo.

 

 

Mãos a Obra! ^_^

Para qualquer dúvida tentaremos tantas soluções quantas possíveis!

Só postar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!