Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, é o seguinte, recebi um pendrive da dell para recuperação do meu windows 8. Um pendrive de 8 gb!! Porém queria utilizar ele como um pendrive de armazenamento, só que está protegido contra gravação, já utilizei programas pra tentar desbloquear, mas de nada adiantou, ele está como leitura e não consigo formatar. Alguma sugestão? é um pendrive com sistema operacional então não sei se da pra utilizar ele como armazenamento.....post-761158-0-94759600-1427906314_thumb.

Postado

Baixe o Ubuntu, grave em um DVD, desligue o PC, retire os HDs do PC, ligue e dê boot pelo DVD do Ubuntu, e depois execute esse comando:

fdisk -l

Isso vai listar todos os dispositivos que você tem. Após saber qual é o pendrive (fácil, geralmente vai dizer algo como "/dev/sdb 8 GB"), execute esse comando:

dd if=/zero of=/dev/sdX bs=512

Troque o "sdX" pelo dispositivo correspondente ao pendrive, exemplo: of =/dev/sdb

• 3 meses depois...
Postado

Baixe o Ubuntu, grave em um DVD, desligue o PC, retire os HDs do PC, ligue e dê boot pelo DVD do Ubuntu, e depois execute esse comando:

fdisk -l

Isso vai listar todos os dispositivos que você tem. Após saber qual é o pendrive (fácil, geralmente vai dizer algo como "/dev/sdb 8 GB"), execute esse comando:

dd if=/dev/zero of=/dev/sdX bs=512

Troque o "sdX" pelo dispositivo correspondente ao pendrive, exemplo: of =/dev/sdb

Estou com uma porrada destes pendrives aqui e estou com esse mesmo problema, já tentei via Kubuntu retorna msg: dd:falhou em abrir "/dev/sdb1": Sistema de arquivos somente leitura.

Postado

@weyderfs o procedimento correto não é fazer o DD dentro de uma partição, mas sim no dispositivo todo, como eu disse acima.

@AmarildoJr ainda sem sucesso brother, retornou "Sistemas de arquivos somente para leitura", não possivel mano, tem que haver uma forma de formatar esse pendrive kkkkk

Postado

@AmarildoJr segue:

root@Latitude-D530:~# dd if=/dev/zero of=/dev/sdb1 bs=512
dd: falhou em abrir “/dev/sdb”: Sistema de arquivos somente para leitura
root@Latitude-D530:~#

e também o mesmo erro com:

dd: falhou em abrir “/dev/sdb1”: Sistema de arquivos somente para leitura

Postado

@AmarildoJr segue:

e também o mesmo erro com:

dd: falhou em abrir “/dev/sdb1”: Sistema de arquivos somente para leitura

Você postou 2 comandos, os dois são idênticos e os dois estão errados. Sem falar que o primeiro resultado não pode existir pois é diferente do comando em si. Ou você editou o resultado, por teimosia em fazer em "sdb1" em vez de só "sdb", ou tem algo errado com seu sistema.

Como eu falei ali em cima, não é "/dev/sda1" pois nisso você estará escrevendo a ISO dentro de uma partição, e não é essa a maneira mais fácil de dar boot pelo pendrive, pois se você fizer assim terá que alterar algumas coisas no GRUB/syslinux. Da minha forma basta gravar a imagem e pronto.

Se você olhar lá no meu comentário acima:

dd if=/zero of=/dev/sdX bs=512Troque o "sdX" pelo dispositivo correspondente ao pendrive, exemplo: of=/dev/sdb

Note isso: /dev/sdX

Esse "X" em sdX está ali porque o pendrive pode variar se você tiver mais que um HD. Em nenhum momento eu comentei "/dev/sdX1", por exemplo, que seria o equivalente ao que você está fazendo.

Para corretamente gravar a imagem ISO no pendrive você precisa fazer dessa forma:

dd if=/zero of=/dev/sdb bs=512

EDIT: Lá em cima eu escrevi "if=/dev/zero". Isso não vai escrever a imagem iso no pendrive, mas sim zerar o pendrive. Corrigi isso hoje.

Postado

Você postou 2 comandos, os dois são idênticos e os dois estão errados. Sem falar que o primeiro resultado não pode existir pois é diferente do comando em si. Ou você editou o resultado, por teimosia em fazer em "sdb1" em vez de só "sdb", ou tem algo errado com seu sistema.

Como eu falei ali em cima, não é "/dev/sda1" pois nisso você estará escrevendo a ISO dentro de uma partição, e não é essa a maneira mais fácil de dar boot pelo pendrive, pois se você fizer assim terá que alterar algumas coisas no GRUB/syslinux. Da minha forma basta gravar a imagem e pronto.

Se você olhar lá no meu comentário acima:

dd if=/local-da-imagem-ISO of=/dev/sdX bs=512Troque o "sdX" pelo dispositivo correspondente ao pendrive, exemplo: of=/dev/sdb

Note isso: /dev/sdX

Esse "X" em sdX está ali porque o pendrive pode variar se você tiver mais que um HD. Em nenhum momento eu comentei "/dev/sdX1", por exemplo, que seria o equivalente ao que você está fazendo.

Para corretamente gravar a imagem ISO no pendrive você precisa fazer dessa forma:

dd if=/local-da-imagem-ISO of=/dev/sdb bs=512

EDIT: Lá em cima eu escrevi "if=/dev/zero". Isso não vai escrever a imagem iso no pendrive, mas sim zerar o pendrive. Corrigi isso hoje.

@AmarildoJr desculpe sou iniciante em linux e achei que mostrando sdb e sdb1 poderia ter diferença, tenho conhecimento que para cada dispositivo conectado irá variar o valor.

O dd if=/local-da-imagem-ISO seria para apontar o que será gravado dentro do pendrive?

Postado

@weyderfs, exatamente. Então digamos que no meu caso a imagem iso está dentro da minha pasta de Download, o comando fica assim:

dd if=/home/amarildo/Downloads/imagem.iso of=/dev/sdb bs=512

Note que o "Downloads" tem o D maiúsculo. Isso porque no Linux há essa diferenciação, o que não existe no Windows.

Postado

@AmarildoJr como imaginei mesmo, mas a ideia é original postada é formatar o pendrive para utiliza-lo como pendrive normal.

Criei um arquivo de texto para testar seu comando retornou o mesmo resultado:

root@Latitude-D530:~# dd if=/home/infra/Documentos/teste  of=/dev/sdb bs=512

Postado

Qual marca/modelo do pendrive?

Você consegue montar ele? Digo, se retirar e botar ele no PC, e depois clicar no ícone dele, aparece algo?

Para tirar ele do modo leitura, tente o seguinte:

dofsck -1 -t /dev/sdb1
Postado

@AmarildoJr Fiquei em dúvida veja o resultado que veio do terminal:

oot@Latitude-D530:~# dofsck -l -t /dev/sdb1
Comando 'dofsck' não encontrado, você quis dizer:
 Comando 'dosfsck' do pacote 'dosfstools' (main)
dofsck: comando não encontrado
root@Latitude-D530:~# dosfsck -l -t /dev/sdb1
-t and -w require -a or -r

Como proceder nessa penultima linha: -t and -w require -a or -r ?

Tentei com -a e -r retornou somente leitura

• 2 meses depois...
Postado

Boa tarde,

Conseguir formatar este pendrive da DELL com o este programa (https://www.dropbox.com/s/fzps7chbi4o3noc/UPTool_Ver2092%28Release%29-HH_20141229.zip?dl=0 ).

Procedimentos: 

1 - Faça o Download do Programa e descompacte;

2 - Abra o programa UPTool_Ver2092 como administrador;

3 - Clique em Load SETTING e vá até a pasta do programa e selecione o arquivo DELL.ini e clique em abrir;

4 - Clique no seu pendrive que foi localizado na tela do programa e clique em START, aguarde a formatação acabar, o meu de 8GB demorou quase 1 hora e 20 minutos;

5 - Quando terminar, verifique se apareceu em meu computador o seu dispositivo com o nome USBDEV e veja se consegue escrever nele.

Abraços e espero ter ajudado.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...