Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre ssh


ghs.gabriel

Posts recomendados

Ola

 

Tem um maluco que tem que mexer apenas em 1 pasta via ftp e ssh, criei o usuário dele com o comando "useradd -d /home/olas -m -c "Olas Skripter" -s /home/srv-001 olas" para ele mexer apenas na pasta srv-001 mas não estou conseguindo logar com o usuário dele no ssh nem no ftp da acesso negado. Tem que configurar alguma permissão ou algo do tipo?

 

Debian 7 x64

Como é uma VPS, o ssh e o ftp já vieram configurados 100% para mim acessar com o root, mas com esse que criei não deu.

Porta do ftp e ssh é 22

 

 

Desde já agradeço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O parâmetro '-s' não seria o caminho do shell do usuário ?

Eu acho que o teu caso seria melhor adicionar o usuário olas no grupo do srv-001, não achas ? Estando no grupo, tu podes aumentar as permissões desta para para 755. Qual é a tua intenção nesse caso ? Compartilhar o que ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O parâmetro '-s' não seria o caminho do shell do usuário ?

Eu acho que o teu caso seria melhor adicionar o usuário olas no grupo do srv-001, não achas ? Estando no grupo, tu podes aumentar as permissões desta para para 755. Qual é a tua intenção nesse caso ? Compartilhar o que ?

Minha intenção é que um usuário possa editar os arquivos de uma pasta "srv-001". Dentro da pasta srv-001, além dos arquivos tem uma aplicação java que roda (em uma screen). Minha ideia é que ele possa acessar o ftp para fazer upload de arquivos e acessar o ssh para iniciar, parar e dar comandos na aplicação.

 

Sou bem novo no linux (meu primeiro contato) e não entendo ainda de permissões e de grupos, só o básico mesmo como gerenciar pastas arquivos e poucas coisas sobre screen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, o comando que tu utilizaste para criar um usuário parece errado. Acredito que este usuário não irá logar via ssh. O parâmetro '-s' é para determinar qual é o caminho do interpretador de  comandos shell, bash, korn, etc. Terás que remover esse usuário e criá-lo novamente.

Agora, tu estás falando do SFTP ou FTP ? Teu servidor possui autenticação em algum openldap ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o comando que tu utilizaste para criar um usuário parece errado. Acredito que este usuário não irá logar via ssh. O parâmetro '-s' é para determinar qual é o caminho do interpretador de  comandos shell, bash, korn, etc. Terás que remover esse usuário e criá-lo novamente.

Agora, tu estás falando do SFTP ou FTP ? Teu servidor possui autenticação em algum openldap ?

Desculpe minha ignorância, é sftp mesmo.

Achava que o comando -s iria determinar a pasta em que o usuário pode mexer!

Ok, supondo que eu recrie o usuário sem o -s, a principio ele deve conseguir conectar via ssh e sftp! porém tem como eu restringir o acesso dele a apenas uma pasta e suas respectivas subpastas? E tem como fazer ele poder executar e parar aplicações dentro dessa pasta? É possível ele ter acesso apenas a uma screen pré-determinada pelo root? Pois essa screen que estou falando é um console.

Não sei ainda o que é openldap, irei pesquisar quando sair do trabalho!

Obrigado pela ajuda até aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for uma pasta criada para share, eu recomendo que essa pasta seja owner do usuário Olas. O root sempre terá acesso a qualquer pasta do ambiente.

 

Via sudo, tu podes determinar que um usuário tenha poderes administradores temporariamente para determinados comandos ( ou para todos os comandos).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for uma pasta criada para share, eu recomendo que essa pasta seja owner do usuário Olas. O root sempre terá acesso a qualquer pasta do ambiente.

Via sudo, tu podes determinar que um usuário tenha poderes administradores temporariamente para determinados comandos ( ou para todos os comandos).

Entendi, só uma coisa não ficou claro, criando um uruario ele ter acesso a quais pastas via SSH? Só as que eu der owner para ele? Se eu der owner ele cai poder ver apenas essa pasta quando ligar SSH e sftp?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, sobre permissões. O linux está organizado da seguinte forma:

 

1) Usuários;

2) Grupos;

3) Administradores.

 

O único administrador do ambiente é o root. É com ele que tu define permissões para outros usuários ou, até mesmo, configurar o uso do sudo para ganhar permissões de root. 

Quando tu crias um usuário, tu define a sua pasta home e a qual grupo ele pertence. O grupo é um conjunto de usuários do sistema, a qual possuem uma características em comum.

Assim, quando tu crias uma pasta, tu precisas definir quem poderá enxergar ( permissão read ), escrever ( write ) e executar arquivos dentro ( execute ). Logo, ao definir essa pasta, defina a permissão:

 

#cd /share

#ls -ltr 

# ls -ltr
total 36
drwxr--r--  7 root root   4096 Jun 18 04:02 .
drwxr-xr-x 25 root root   4096 Jun  5 07:53 ..
drwxr-x---  2 dsa  etrdir 4096 Dec  3  2014 hsperfdata_dsa
drwxr-xr-x  2 root root   4096 Feb  4 13:10 hsperfdata_root
drwxrwxrwt  2 root root   4096 Dec  3  2014 .ICE-unix
drwx------  2 root root   4096 Jun 16 08:37 vmware-root
drwxrwxrwt  2 root root   4096 Dec  3  2014 .X11-unix
-rwxrwxrwt  2 ednei TI   4096 Dec  3  2014 X11-unix.txt
 
Em negrito e preto, mostra quem é o owner do diretório share. Assim, de acordo com a permissão 744 ( r-read; w-write; x-execute; d-directory), eu só posso listar esse diretório. Por quê ?
 
Significado do 744:
 
7 - É o primeiro octeto, define as permissões do dono do diretório ou arquivo. Este número significa a soma das permissões: Read ( que tem peso 2²) + Write ( peso 2¹) + Execute ( peso 2º). 
4 - É o segundo octeto, define as permissões do grupo owner deste arquivo diretório/arquivo. Qualquer usuário que estiver no grupo do root, poderá somente ler, Read, peso 2² = 4;
4 - É o último octeto, defini a permissão para outros usuários do sistema (others). Para quem não é owner do diretório ou arquivo ou não faz parte do grupo owner, está definido a permissão de leitura.
 
Logo, para teu caso, tu precisas definir que o diretório tenha como owner o usuário olas. 
 
 
Tanto via ssh ou sftp. ele só terá acesso aquilo que for lhe dado permissão e é por isso que usuário precisa ter uma conta no servidor em questão.
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...