Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo bom?

Meu projeto consiste em utilizar um acelerometro/giroscopio para ler a rotacao de uma bola de boliche, para isso preciso de montar um dispositivo coloca-lo dentro da bola de boliche. Irei utilizar um arduino pro mini, mpu6050(acel+giro), o modulo hc 05 e uma bateria. Minha grande duvida e' saber se esses componentes irao funcionar, vocês acham que e' possivel ter sucesso nesse projeto? Uma outra duvida e' sobre a taxa de transmissao do hc 05, alguem sabe me dizer qual seria?

Obrigado desde ja'.

Postado

@rsouz,

Se pretende enviar isso tudo em tempo real, melho usar um módulo de alta velocidade.

Afinal, são 6 valores de 16 bits a serem transmitidos, e podem chegar a várias vezes por segundo, nem tenho ideia da velocidade de rotação dessa bola de boliche ....

Mas a parte mais complicada prá mim é embutir isso tudo dentro da bola de boliche, mantendo o centro de gravidade dela, e o peso correto......

Paulo

• Curtir 1
Postado

Tá bem misturado...

Arduino, HC05, MPU6050  ?????

Seja bem vindo ao forum, mas explique melhor.

Obrigado. Eu iria usar o mpu6050 como sensor, o arduino seria o microcontrolador que iria ler esses valores e o hc05 iria enviar os dados coletados para o meu notebook atraves de bluetooth. Todos esses dispositivos seriam colocados dentro da bola de boliche e funcionariam atraves de uma bateria, e de acordo com a rotacao da bola, eu iria pegar todos os dados e jogar no matlab e plotaria um grafico para analise.

@rsouz,

Se pretende enviar isso tudo em tempo real, melho usar um módulo de alta velocidade.

Afinal, são 6 valores de 16 bits a serem transmitidos, e podem chegar a várias vezes por segundo, nem tenho ideia da velocidade de rotação dessa bola de boliche ....

Mas a parte mais complicada prá mim é embutir isso tudo dentro da bola de boliche, mantendo o centro de gravidade dela, e o peso correto......

Paulo

Qual seria um outro modulo de alta velocidade? Pelo que eu vi o hc05 consegue enviar ate 138 mil bits por segundo, o que me daria uma velocidade satisfatoria acredito eu, apesar de ser leigo nesse assunto hahaha

Sobre a parte de embutir isso tudo na bola de boliche  eu tambem acredito que seja a parte mais difícil porém nessa parte irei ter apoio do meu professor que sugeriu o projeto

Postado

@rsouz,

A velocidade de comunicação serial apenas mostra o máximo que voce consegue obter em situação ideal.

Mas um módulo desse, girando algumas vezes por segundo, transmitindo em alta velocidade, vai ter perdas de sinal em vários instantes, e é nessa hora que voce vai perceber que seria melhor mandar os dados a 2400 bps pois não haveriam perdas de dados, com consequentes delays com Retry .

Já imaginou qual seria o tipo de antena mais eficiente para um transmissor que fica mudando de posição a todo instante ?

Nada te impede de começar com ele, afinal da maneira que eu imagino a bola de boliche sendo lançada, rodando e girando, qualquer módulo vai ter dificuldades, sendo muito importante o tipo de antena que irá transmitir o sinal. Creio que seria muito bom uma de polarização circular, do tipo usada em 5.8 Gzh, pois teria um tamanho pequeno e um bom rendimento na comunicação devido ao seu formato tridimensional.

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!