Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera,

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas, eu moro no coração do Rio de Janeiro no Bairro do Mundo Novo. O seguinte problema ocorre,  o acesso a rede é muito limitado devido a altura do local, cabos de fibra não chegam aqui estão estamos reféns da rede de telefonia Oi que oferece um serviço precário e extremamente caro, pagamos em 2mb de link 120,00 por exemplo isso porque é tecnologia antiga compartilhando a internet com fio do telefone (PPoE). Andei estudando uma internet melhor para esse local e a Rádio foi a que achei mais viável. Pesquisando na net uma forma de desenvolver esse link via rádio só encontrei algo sobre ser totalmente rádio, utilizando uma antena que captura o sinal rádio principal e o distribui. Minha intenção é: puxar um link por fibra na base do bairro, (300 metros abaixo) e distribuir o sinal usando antenas a partir de uma principal junto ao link, fazer o sinal subir o bairro jogando de antena em antena, usar repetidores pra chegar ao topo com boa qualidade.

A questão é como poderia fazer isso, que materiais eu precisaria, que tipo de antenas? Qual tipo de antena(principal) se usa pra radiar o sinal para a próxima?

A melhor maneria é em forma de estações? Colocar estações de sinal (com antena) e distribuir a internet na área próxima aquela estação com cabos?

Alguém tem alguma ideia, alguem tem exp? O link que eu estava pensando seria da live TIM

PS: Sobre estudo físico do local é tranquilo, será feito, é totalmente possível até porque existe uma rede do governo que passa por antenas, a rede é terrível porque o LINK é muito FRACO (é totalmente rádio, o sinal principal é rádio e não fibra) e não fazem manutenção ou seja não funciona direito.

Postado

Não tem nenhuma operadora que a internet de fibra optica chegue em sua residencia? Pois via radio é muito ruim. E qualquer coisa que passar pela antena cai, tipo se chover fraco a internet já cai, se um passarinho passar pela antena a internet já cai. A GVT, Predialnet, Live TIM e NET não chega em sua residencia?

• Curtir 1
Postado

Não, a ideia é contratar link fibra e distribuir por antenas numa área pequena.

''O seguinte problema ocorre,  o acesso a rede é muito limitado devido a altura do local, cabos de fibra não chegam...''

Postado

Vamos supor que você mora em um prédio de 20 andares, você mora no último andar e o cabo não chega até sua residência, ai você quer colocar repetidores de sinais wireless no prédio para poder chegar em sua residência? É isso?

Postado

Vamos supor que você mora em um prédio de 20 andares, você mora no último andar e o cabo não chega até sua residência, ai você quer colocar repetidores de sinais wireless no prédio para poder chegar em sua residência? É isso?

Não... Imagina que você mora em uma cidade, e em algum ponto dela existe uma montanha, e nessa montanha nenhuma operadora instala fibra optica porque o custo é alto, é trabalhoso. Dai vai um cidadão e pega um link da fibra no pé dessa montanha e sobe esse sinal com equipamento wireless pra pessoas poderem utilizar esse sinal.... Agora vai?

É criar um provedor, com servidor... AP etc etc

mais ou menos o que temos aqui:

http://www.abusar.org.br/prov_pluton.html

Problema é, no caso desse link é algo de nivel alto, seria um rede pra uma pequena cidade mesmo pequena cobre uma area grande comparado com o que eu precisaria fazer, aqui a area é menor mas tem potencial de bom lucro visto que é fácil conseguir uma internet dedicada de alta velocidade o preço não é tão alto. A minha duvida é sobre os equipamentos

Postado

voce precisa criar uma estrutura de provedor de internet, inclusive para poder controlar (autenticar) os usuarios. Para usar rádios as antenas precisam ter visada uma da outra, sem obstaculos. Geralmente se usa antenas setoriais. Pesquise por equipamentos ubiquiti, mikrotik e intelbras, sao muito usados por provedores.

• Curtir 2
Postado

Muito obrigado, pesquisarei e retorno com novidade.

A diferença mesmo da total a rádio é que não vou precisar de uma torre (estrutura) de captar o sinal principal já que vira por cabo até o ponto onde o cabo poderia ir. Meu professor disse que uma rede hibrida é totalmente funcional e dependendo da area que vai atuar a qualidade do sinal é muito boa.

Postado

Olá amigos alguem sabe me dizer se o servidor Thunder Cash e o de Autenticação precisam ficar onde chega o link? Ou o link pode ir direto pra antena e uma vez recebido no AP (AP na antena de recepção principal) ser jogado no roteador e depois no servidor.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...