Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou aprendendo programação e iniciei com C por causa de um curso online. E um dos exercícios propostos na apostila era criar um programa que resolvesse uma operação matemática:

// Calculo.cpp#include <iostream>	#include <conio.h>using namespace std;int main(){int numero1, numero2, soma, multiplica, subtrai;cout<<"\nInforme um numero inteiro";cin>>"\numero1";cout<<"\nInforme outro numero inteiro";cin<<"\numero2";soma = numero1 + numero2;multiplica = numero1 * numero2;subtrai = soma - multiplica;cout<< "\n Os resultados: soma:" "<<numero1 + numero2", multiplicacao: "<<numero1 * numero2", subtracao: "<<soma - multiplica";getch();return 0;}

Porém ao compilar tem os seguinte erros: 

Pxf14B1.png

O que estou fazendo de errado?

Postado

O problema é que você está transformando os operadores e as somas em strings ao colocar aspas ao redor deles.

Observe a diferença entre isto (correto):

cout << "\n Os resultados: soma: " << numero1 + numero2 << ", multiplicacao: " << numero1 * numero2 << ", subtracao: "<< subtrai;

E isto (errado):

cout << "\n Os resultados: soma:" "<<numero1 + numero2", multiplicacao: "<<numero1 * numero2", subtracao: "<<soma - multiplica";

Observando que as partes em verde indicam as strings, e as partes em preto são comandos a serem interpretados pelo compilador...

Postado

O problema é que você está transformando os operadores e as somas em strings ao colocar aspas ao redor deles.

Observe a diferença entre isto (correto):

cout << "\n Os resultados: soma: " << numero1 + numero2 << ", multiplicacao: " << numero1 * numero2 << ", subtracao: "<< subtrai;

E isto (errado):

cout << "\n Os resultados: soma:" "<<numero1 + numero2", multiplicacao: "<<numero1 * numero2", subtracao: "<<soma - multiplica";

Observando que as partes em verde indicam as strings, e as partes em preto são comandos a serem interpretados pelo compilador...

Ah sim, agora entendi. 

Outra coisa, qual IDE devo usar? Ou o Dev-C++ já está bom?

Muito obrigado.

Postado

Venho pedir ajuda a vocês novamente, e já peço perdão pelo flood.

Fui fazer outro exercício da apostila que é o seguinte: 1. Faça um algoritmo que peça dois valores: uma letra referente ao sexo e número inteiro referente à idade. Imprima uma mensagem avisando se a pessoa poderá ou não se aposentar. Para aposentadoria, os seguintes critérios deverão ser analisados: Aposentadoria para homens somente depois dos 65 anos. Aposentadoria para mulheres somente depois dos 63 anos.

Mas quando vou compilar, aparece um erro:

fIjLjoT.png

Onde estou errando? Tentei fazer o mesmo de um exemplo que vi na apostila. 

----

#include <iostream> #include <conio.h>using namespace std;int main() {  char sexo; int idade; 	cout << "\nPrograma que verifica se pode aposentar ou não";	cout << "\nInforme sua idade";	cin >> idade;	cout << "\nInforme seu sexo pelas letras M ou F";	cin >> sexo		if ((idade >=63) || (sexo == 'F') || (sexo == 'f'))		{					cout << "\nPode aposentar, minha senhora"				}				else						if ((idade >=65) || (sexo == 'M') || (sexo == 'm'))		{				cout << "\nPode aposentar, meu senhor"			}				else			getch();   }
Postado

Aqui... Eu dei uma organizada no seu código:

#include <iostream> #include <conio.h>using namespace std;int main(){	char sexo; int idade; 	cout << "\nPrograma que verifica se pode aposentar ou não";	cout << "\nInforme sua idade";	cin >> idade;	cout << "\nInforme seu sexo pelas letras M ou F";	cin >> sexo		if ((idade >=63) || (sexo == 'F') || (sexo == 'f'))	{		cout << "\nPode aposentar, minha senhora"	}	else if ((idade >=65) || (sexo == 'M') || (sexo == 'm'))	{		cout << "\nPode aposentar, meu senhor"	}	else getch(); }

O problema é que você não colocou ponto-e-vírgula ( ; ) no final de algumas linhas (as linhas 14, 18 e 22 estão sem ; no final). A mensagem de erro até diz que é esperado ter um ; antes do if da linha apontada (= no fim da linha anterior), e que isso causou o erro, em C isso é importante pois indica onde a linha de instruções/comando termina...

Postado

Aqui... Eu dei uma organizada no seu código:

#include <iostream> #include <conio.h>using namespace std;int main(){	char sexo; int idade; 	cout << "\nPrograma que verifica se pode aposentar ou não";	cout << "\nInforme sua idade";	cin >> idade;	cout << "\nInforme seu sexo pelas letras M ou F";	cin >> sexo		if ((idade >=63) || (sexo == 'F') || (sexo == 'f'))	{		cout << "\nPode aposentar, minha senhora"	}	else if ((idade >=65) || (sexo == 'M') || (sexo == 'm'))	{		cout << "\nPode aposentar, meu senhor"	}	else getch(); }

O problema é que você não colocou ponto-e-vírgula ( ; ) no final de algumas linhas (as linhas 14, 18 e 22 estão sem ; no final). A mensagem de erro até diz que é esperado ter um ; antes do if da linha apontada (= no fim da linha anterior), e que isso causou o erro, em C isso é importante pois indica onde a linha de instruções/comando termina...

Obrigado novamente, o programa foi compilado com esse código corrigido. 

Você pode me dar alguma dica para que eu não comenta esses erros básicos?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!