Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom comecei a estudar programação e quando estudei a parte for/while não consegui entender, fui fazer um exercicio e estou tendo muita dificuldade.

1.       Faça um programa em linguagem C que pergunte para uma pessoa quantos filhos ela possui, e depois pergunte, para cada um, se é menino ou menina. Ao final, o programa deve informar quantos filhos e quantas filhas o usuário tem. 

Isso foi o que tentei fazer mas não entra na minha cabeça de jeito nenhuma parte de usar for/while.

#include "stdio.h" int main(){ int filhos, menino, menina; printf(" Quantos filhos tens? ");scanf("%d", &filhos);

Agradeço desde ja. Abraço

• Membro VIP
Postado

@Bruno werlang

Essa parte que você fez, não sei se existe oura forma de fazer, mas aprendi o include assim:

#include <stdio.h>

O while você fará abaixo desse scanf, depois que saber a quantidade de filhos. Veja o funcionamento do while.

// conta: variável que vou incrementar a cada vez que executar o while.// total: meu objetivo, ou seja, quando a conta valer o mesmo que o total, o while encerra.conta = 1total = 10while (conta <= total){      //aqui dentro faço as perguntas, cálculos e mostro resultados   conta++; // é aqui onde incremento o valor da variável conta, antes de fechar o while}

Se você pegou a quantidade de filhos, você irá usar essa variável como se fosse o total.

Lá dentro você faz a pergunta se é menino ou menina.

Depois dessa pergunta você precisará usar um if..else.

Se for menino você incrementa a variável menino (soma 1) ou se for menina você incrementa a variável menina (soma 1).

Ao final, já fora do while, você mostra as duas variáveis.

• 2 semanas depois...
Postado

@Bruno werlang

Essa parte que você fez, não sei se existe oura forma de fazer, mas aprendi o include assim:

#include <stdio.h>

O while você fará abaixo desse scanf, depois que saber a quantidade de filhos. Veja o funcionamento do while.

// conta: variável que vou incrementar a cada vez que executar o while.// total: meu objetivo, ou seja, quando a conta valer o mesmo que o total, o while encerra.conta = 1total = 10while (conta <= total){      //aqui dentro faço as perguntas, cálculos e mostro resultados   conta++; // é aqui onde incremento o valor da variável conta, antes de fechar o while}

Se você pegou a quantidade de filhos, você irá usar essa variável como se fosse o total.

Lá dentro você faz a pergunta se é menino ou menina.

Depois dessa pergunta você precisará usar um if..else.

Se for menino você incrementa a variável menino (soma 1) ou se for menina você incrementa a variável menina (soma 1).

Ao final, já fora do while, você mostra as duas variáveis.

Cara tentei e isso foi o máximo que consegui, dps disso travei dnv.

#include "stdio.h"int main(){    int meninos, meninas, contador, filhos;    printf(" Quantos filhos tens?");    scanf("%d", &filhos);     meninos = 0;    meninas = 0;     for (contador=1; contador <=5; contador++){        printf("O filho %d e menino ou menina? (1 para menino, 0 para menina)? ",contador);        scanf("%d",&filhos);        if(filhos==1){            meninos++;        }        else(filhos==1){            meninas++;        }     if((meninos - meninas)>0){        printf("Voce tem %d filhos homens e %d mulheres",meninos, meninas);    }    else  ((meninos - meninas)<0){;        printf("Voce tem %d filhos homens e %d mulheres",meninos, meninas);    }    }}
Postado
#include <stdio.h>

#include<stdlib.h>

#include <locale.h>

int main()

{

setlocale(LC_ALL, "Portuguese");  // Serve para você ultilizar acentos, ou caracteres especiais

int meninos=0, meninas=0, contador, filhos,escolha;

printf(" Quantos filhos tens?");

scanf("%d", &filhos);

for (contador=1; contador<=filhos; contador++){

do

{    

printf("O  %dº filho e menino ou menina? (1 para menino, 0 para menina)? ",contador);

scanf("%d",&escolha);

} while(escolha>1||escolha<0);   //Se o úsuario digitar um numero diferente de 1 ou zero entra em loop até digitar uma valor valido

system("cls");

if(escolha==1){

meninos++;

}

else if(escolha==0){

meninas++;

}

}  

printf("\n");  

printf("Você tem %d filhos homens e %d mulheres",meninos, meninas);

} 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!